Como otimizar release com SEO

Por Jaqueline Sobreira 10 de junho de 2022
Como otimizar release com SEO

O release é uma ferramenta utilizada para visibilidade. Mas, é possível otimizar release com SEO para alcançar resultados melhores. O SEO, por sua vez, tem o mesmo objetivo: tornar uma página mais visível. Por isso, muitos profissionais uniram as estratégias de um para obter-se um bom material.  

Antigamente, assessores de imprensa disparavam releases a diversos jornalistas. A ideia era de quanto mais, mais exposição do assunto. No entanto, na era digital, a estratégia passou por uma certa remodelação. Hoje, bons releases possuem estratégias para que possam ser bem vistos tanto por jornalistas quanto pelo Google. 

Por isso, o Dino reuniu algumas dicas de SEO para usar em seu release e torná-lo ainda mais atrativo. 

Os primeiros passos para otimizar release com SEO

É preciso usar as principais diretrizes para a produção. Mesmo pensando em otimizar, a estrutura é a mesma. O bom gancho é o alinhado de um texto de qualidade. 

Primeiramente, pode-se pensar em uma palavra-chave. Ela deve ter ligação com o assunto em que se fala. O Google usa as palavras-chaves para indexação das páginas dentro do buscador. 

Uma das principais ferramentas de SEO é a definição de palavras-chave. Então esse primeiro passo ajuda na ideia central do texto e também na otimização. Essa mesma palavra precisa ser repetida algumas vezes ao longo do texto. 

É preciso ressaltar que esta repetição precisa deixar a leitura fluída. Não adianta apenas repeti-la no meio do texto. Para otimizar release com SEO, coloque a palavra escolhida em lugares estratégicos. 

Use ferramentas como aliadas 

Caso você tenha alguma dúvida em definir qual será a palavra-chave, use algumas ferramentas. A primeira é o bom e velho google: você pode digitar algumas palavras e ver a quantidade e qualidade dos conteúdos produzidos. 

Existem outros modos que também podem otimizar o tempo do assessor de imprensa. O ubersuggest é uma ferramenta em português. Na opção gratuita, o usuário consegue verificar a quantidade de conteúdos com a palavra; dificuldade e principais títulos usados. 

O Google Trends pode dar bons insights para a criação de novos releases. Já o SemRush possui as versões paga e gratuita, mas é possível utilizá-lo para uma rápida consulta. 

Densidade e dificuldade de texto na hora de otimizar release com SEO

Entre as práticas de SEO, está a do texto conter frases curtas e poucos parágrafos por intertítulo. 

Entretanto, uma pesquisa realizada pelo Comunique-se, mostra que os assessores preferem por materiais mais densos. Isso porque, um release maior contém mais informações e diversos ganchos para o assunto. 

Outro aspecto importante é a dificuldade do texto. Evite termos complexos e que poucas pessoas entendam. Isso não significa que o release será pobre. Muito pelo contrário, é possível usar uma linguagem formal e acessível. 

Otimizar releases para SEO: Hiperlinks

Os hiperlinks são aquelas palavras grifadas (geralmente em azul) em um texto. Após clicar em cima da palavra, o leitor é direcionado para outra matéria que complemente o assunto. Incluir eles em um texto torna a leitura mais completa, além de melhorar a indexação no Google. 

Mas vale ressaltar que a qualidade dos hiperlinks também é avaliada. Afinal, eles precisam complementar a leitura. É recomendável que sejam usados links de dentro do domínio do site e de outros domínios também. 

Para conseguir bons backlinks, é possível contar com serviços estratégicos. 

Como o Dino ajuda a otimizar releases com SEO

O Dino é uma newswire. Dentro das soluções, é possível ter bons backlinks para usá-los como hiperlinks. 

Com uma ampla parceria entre blogs e portais noticiosos, nossos clientes conseguem ter hiperlinks de qualidade para otimizar releases com SEO. Quando o Google avalia que a url hiperlinkada possui um grande volume de tráfego e tem notoriedade, ele entende que aquele é um bom link. 

Outro aspecto é que quando um leitor clica em um hiperlink dentro do texto e é direcionado para portais noticiosos, ele reconhece aquela empresa como uma autoridade. Assim, os backlinks impactam diversas partes de uma estratégia: leitores e mecanismos de busca.  

Concluindo:

É possível otimizar releases com SEO facilmente. Mas, para isso, as regras de uma boa estrutura devem ser seguidas. Ao acrescentar algumas das estratégias citadas neste artigo, o conteúdo pode alcançar ainda mais pessoas. Se você também deseja possuir bons backlinks para seu release, clique aqui.

Se quer saber como usar o SEO em notícias, temos um artigo voltado para o assunto.

Blog
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]