Newswire

Newswire é um tipo de serviço que consiste em transmitir notícias para a mídia. Inicialmente, no século retrasado, consistia em enviar notícias em tempo real para jornais e emissoras de rádio e televisão. Ao longo do tempo, evoluiu para outras modalidades, especialmente depois da popularização da internet. Hoje, é amplamente usado por agências de comunicação e por empresas que desejam ter seus conteúdos publicados por veículos de comunicação.

A própria composição do nome, em inglês, conduz ao seu significado.
“Wire” significa telegrama e “news”, notícia.
Portanto, newswire remete a um telegrama que chegava às redações trazendo uma informação.

O dicionário informal americano Your Dictionary define newswire, em seu conceito moderno, da seguinte maneira: “Um serviço que eletronicamente provê informação atualizada à mídia sobre notícias de última hora e eventos. Diversos jornalistas são contratados para cobrir temas em nome de empresas de newswire, que não entregam notícias para o público, mas para empresas de mídia.”

História do Newswire

A origem do newswire tem total relação com agências que distribuem notícias. Tanto que a versão em língua inglesa da Wikipédia define newswire como sinônimo de agência de notícias, “que reúne reportagens e as vende a jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão”.

Essa associação se dá porque a história do newswire começa mais ou menos junto com as agências de notícias, que se aproveitam da criação do telégrafo comercial para começar a distribuir mensagens para redações.

Linha do tempo

1837

Os primeiros telégrafos comerciais chegam ao mercado, permitindo o compartilhamento de mensagens a longa distância por meio dos fios de cobre.

1846

Como consequência do advento dos telégrafos, surgem as agências de notícias. A primeira delas é a Associated Press (AP), fundada em Nova York.

1851

Nasce a primeira grande concorrente da Associated Press, a Reuters, fundada em Londres.

1906

Ivy Lee, considerada a fundadora das relações públicas modernas, emitiu o primeiro release de imprensa do mundo. Foi enviado em nome da Pennsylvania Railroad, fornecendo informações sobre os destroços de um trem que se acidentou em Atlantic City, nos Estados Unidos.

1954

A PR Newswire é fundada em Nova York, já carregando o nome dessa atividade.

1961

a Business Wire é fundada. O surgimento de notícias comerciais torna mais fácil a tarefa de distribuição de informações para as empresas.

1990

A internet comercial é introduzida ao mundo, permitindo que o serviço de newswire se amplie.

1994

Serviços baseados em distribuição online de release, como a canadense Marketwired, começam a surgir no mundo todo.

1998

A Globe Newswire é mais um serviço de newswire a surgir, entre muitos já existentes. Seu diferencial é que ele é lançado pela Nasdaq, o que mostra a relevância que o serviço já tinha adquirido no mercado àquela altura.

2012

No Brasil, o DINO foi fundado em 2012 e é hoje o principal player de newswire do país, garantindo a publicação de notícias em diversos sites parceiros.

Contato

Fale com um especialista e saiba como podemos ajudar sua empresa

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]