SEO em notícias: tudo que você precisa saber

Por Gabriel Andrade 19 de maio de 2022
SEO em notícias: tudo que você precisa saber

Para conquistar as primeiras posições em mecanismos de busca, como o Google, é preciso aplicar SEO em notícias. Veja o passo a passo

O SEO é uma estratégia de marketing utilizada para colocar conteúdos em evidência nos mecanismos de busca. E quando se fala de SEO em notícia, podemos considerar que ambos possuem objetivos sinérgicos.

Conquistar uma publicação na imprensa é uma tática para gerar visibilidade e, consequentemente, autoridade de marca, imagem e reputação. E com o SEO não é diferente. Afinal de contas, a prática segue a mesma linha de raciocínio: deixar o conteúdo visível, gerar tráfego e fortalecer a marca.

Na hora de redigir o material, pensando no digital, é interessante seguir boas práticas de SEO para que a notícia esteja no topo de sites como o Google e ganhe mais audiência. Para isso, é preciso seguir alguns passos que serão passados neste artigo. E lembrando:  é fundamental que a pauta seja de interesse público — ou seja, que contenha um fato noticioso.

Defina a palavra-chave da sua notícia

As palavras-chave são, de forma resumida, termos ou frases que definem o foco principal do material. Tendo a pauta em mãos e pensando em redigir o conteúdo com boas práticas de SEO, é importante buscar as palavras-chave que estejam relacionadas ao assunto do texto. 

São por meio delas que a notícia será encontrada nos mecanismos de busca, como o Google. Segundo o site NeilPatel, é preciso seguir os seguintes passos na hora de decidir qual palavra-chave utilizar:

  1. Volume de busca;
  2. Dificuldade de ranqueamento da palavra-chave;
  3. Persona;
  4. CPC;
  5. Concorrência;
  6. Intenção de compra da palavra-chave;
  7. Head tail x Long tail.

As palavras-chave podem estar relacionadas ao nome da marca ou dos clientes, produtos e serviços e termos técnicos do mercado de atuação. Também existem sites que podem ajudar a definir; MOZ, SemRush, Long Tail Pro, Keywoordtool.io, Ubersuggest e Google Trends são alguns exemplos. Você pode optar por usar mais de uma palavra-chave na sua notícia se fizer sentido.

O título da notícia no SEO

Para alcançar bons resultados por meio do SEO, é crucial pensar num bom título. Obrigatoriamente a palavra-chave escolhida deve estar title tag do material. Ele precisa chamar atenção e de certa forma resumir o conteúdo que será abordado no texto.

Quando se trata de SEO, os títulos são fundamentais para impulsionar a audiência. Afinal, é o primeiro contato que o leitor tem com o material. O SemRush listou algumas dicas para auxiliar na hora de definir títulos:

  • Opte por um título simples;
  • Use palavras-chave nos títulos;
  • Escreva títulos exclusivos, sem duplicatas;
  • Opte por criar títulos com 55 a 60 caracteres;
  • Use o nome da sua empresa ou marca com sabedoria; 
  • Descreva o conteúdo da sua página da melhor maneira possível;
  • Use palavras como “melhor”, “resenha” e “completo” – para convencer os usuários a clicar;
  • Use palavras como “como”, “por que”, “o que” e onde”  – ajude as pessoas a entender o que eles encontrarão na página. 

Linha fina e SEO

A linha fina, também conhecida como “olho”, é, basicamente, o complemento do título. É um espaço de destaque no texto e é uma forma de resumir o que será abordado no conteúdo. E pensando em SEO, é preciso que nessa parte também contenha a palavra-chave, que deve ser usada de forma sutil e de acordo com o assunto da notícia.

Primeiro parágrafo da notícia

Outra parte do texto que necessita da presença da palavra-chave para um bom ranqueamento é o primeiro parágrafo. Para que ele (e também o resto do texto) seja de fácil compreensão, utilize frases curtas. Também é interessante que ele tenha, no máximo, 7 linhas. Se houver o uso de mais de uma palavra-chave, é interessante também inserir as variações.

Tamanho do texto

O tamanho da notícia é um tema que divide opiniões quando o assunto é SEO. De toda forma, há uma regra básica: o texto precisa ter, no mínimo, 300 palavras. A Inc.Magazine classifica da seguinte forma: 500 palavras não geram riqueza em detalhes; 600 a 800 explicam bem sem tomar tempo; e mais de 1.000 geram profundidade. 

Mas vale lembrar que não é necessário se apegar tanto a isso. O texto deve ter o tamanho que ele merece. O importante é entregar ao longo do conteúdo o que foi “prometido” no título e na linha fina.

Intertítulos na notícia

Outra prática utilizada em textos otimizados para SEO é o uso de intertítulos. É uma forma de tornar a leitura mais dinâmica. Por isso, utilize ao menos um intertítulo ao decorrer da sua notícia e coloque a palavra-chave nele.

Palavra-chave ao longo do texto

Além de estar presente nas partes do conteúdo citadas anteriormente, a palavra-chave precisa de certa densidade no texto. No entanto, não existe uma regra com relação a quantidade de vezes. A maioria das ferramentas fala em torno de 1% das palavras-chave em relação ao conteúdo total. 

A distribuição ao longo do material deve ser feita de forma sutil e pertinente. Não é recomendado repetir a palavra-chave no texto inteiro e de forma sem nexo. É importante trabalhar variações do termo, pois o Google compreende a linguagem variável – o que contribui expressivamente na experiência do usuário.

Existem ferramentas para calcular a densidade da palavra-chave no conteúdo:

Yoast; 

Live Keyword Analysis; 

SEO Web Page Analyzer;

Keyword Density Analyzer.

Uso de hiperlinks

O uso de hiperlinks é outra boa prática de SEO fundamental para um bom ranqueamento. Em uma notícia (e em qualquer texto na internet), é imprescindível indicar e citar fontes. Por exemplo, durante este artigo, na parte de “tamanho do texto”, foi utilizado um hiperlink — que é a fonte da informação que foi passada.

Segundo a Rock Content, especialista no assunto, os fatores que afetam o “peso” dos links externos no SEO em notícia são:

  • Autoridade do site: um link de um site de destaque pode valer mais do que diversos links de domínios menores;
  • Quantidade de links: o número de links externos é importante, mas seu valor é relativo tendo em vista o item anterior; 
  • Coerência do conteúdo: links entre sites com temáticas muito diferentes não são considerados. Quando essa prática é frequente, os domínios podem ser penalizados por possível prática de black hat;
  • Texto âncora: o texto clicável dos links também deve ser coerente com o seu destino, pois pode influenciar o entendimento do Google sobre ele;
  • Spam: links em comentários e serviços de cadastro automático são irrelevantes e também podem configurar prática de spam.

Uso de materiais multimídia

Agora que já temos toda a estrutura textual de uma notícia otimizada para SEO, é hora de seguir o último — mas não menos importante — passo: inserir arquivos multimídia que complementam a notícia, como vídeos, fotos ou até mesmo um episódio de um podcast.

Conclusão

Quando se quer conquistar espaço nos meios digitais, é preciso sempre pensar na otimização dos materiais para que sejam encontrados com facilidade nos mecanismos de busca. E com a notícia não é diferente. Por isso, quando se atua na internet, SEO e notícia devem caminhar lado a lado.

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