Como estruturar a comunicação para redes sociais?

Por Jaqueline Sobreira 11 de maio de 2022
Como estruturar a comunicação para redes sociais?

Anteriormente, explicamos a importância da humanização de marca. E um dos pilares para humanização é a comunicação para redes sociais. Você tem um padrão de escrita dentro da sua marca, mesmo que ela seja pequena?

Unificar a comunicação para redes sociais é imprescindível para que o seu seguidor entenda com quem está falando. Inclusive, é por meio da linguagem que é possível passar seriedade, empatia e outros atributos importantes para uma empresa.

Neste artigo, vamos falar sobre como estruturar uma boa linguagem online e qual a importância desse projeto.

Como iniciar a comunicação para redes sociais?

Antes de iniciar um manual de marca, é preciso estruturar o objetivo de posicionamento da empresa. Primeiramente, responda às seguintes perguntas: qual o objetivo da minha marca? O que a empresa quer passar nas redes sociais? Como meus clientes se comunicam? Como os colaboradores conversam com os clientes?

Com base nessas informações, o segundo passo é definir as prioridades. Essa definição ajuda com que a empresa não foque em várias vertentes de uma vez só, mas sim, consiga seguir um passo a passo estruturado.

Se o seu objetivo é aumentar o tráfego, a linguagem das suas redes sociais e do site precisam ser claras e objetivas.

Para conquistar seguidores interessados nas redes, é preciso ter uma estratégia de posts consistentes, investindo tanto no orgânico quanto no tráfego pago.

Agora, se o objetivo principal é aumentar vendas, você precisa ter todas as informações online disponíveis, fáceis e acessíveis. Ou seja, é necessário investir em anúncios, na comunicação do site e ter um bom planejamento de publicação nas redes sociais.

Veja que, para todos os objetivos, a comunicação é o pilar fundamental para iniciar.

Dentro do estudo é necessário avaliar quais redes sociais fazem sentido o negócio ter uma conta. Algumas são imprescindíveis, como o instagram.

Comunicação para redes sociais: ouça seus colaboradores

Para entender corretamente as dores do seu público, vale conversar com colaboradores que têm comunicação frequente com os clientes. É válido participar de reuniões com a equipe comercial e customer success.

Nessas reuniões, avalie quais são as dores e dúvidas frequentes dos clientes. Pense como as suas redes sociais podem ajudá-los. Você pode usar a estratégia do storytelling.

Análise também se, ao se comunicar com clientes, o time comercial e do CS usam expressões informais, despojadas ou o tom da conversa é mais sério e formal.. Às vezes, essa percepção pode ser um bom guia para criar um tom de voz ou alinhar o que precisa ser feito.

Desde já, lembre que cada departamento tem suas peculiaridades na fala. O departamento financeiro será mais firme ao tratar de contratos. Já o departamento de comunicação usará alguns artifícios para gerar maior aproximação com o lead. O importante é que os pilares comunicacionais sejam os mesmos.

Aplicando as estratégias de comunicação para redes sociais

Depois de definir todos os pontos e colocá-los em um material acessível, é hora de aplicar. Ao montar posts, escrever e-mails marketing ou estruturar o texto do seu site, esteja alinhado. Não é necessário ter tudo engessado, mas sim alinhado!

Um exemplo prático é criar editoriais de posts que você faria nas redes sociais. Elas podem conter: central de dúvidas, posts institucionais, dicas e tudo aquilo que faz sentido para o negócio e para o cliente.

A constância também é uma ação importante. Não é necessário postar todos os dias ou enviar emails-marketing diariamente. Mas tenha uma frequência nesses envios para que o cliente sinta-se cada vez mais próximo de você. Ritual é o caminho.

A padronização da comunicação nas redes sociais da sua empresa deve ser mais uma das ferramentas para atingir o público certo e humanizar a marca. Sabemos que, com a era digital, a experiência do usuário tornou-se um diferencial entre os concorrentes.

E uma das formas de sempre conquistar os objetivos é por meio da comunicação. Por isso, você pode até mesmo criar um ritual de análise comunicacional uma vez por ano, atualizando-o sempre que necessário.

Blog Marketing