Cinco podcasts informativos para estar sempre por dentro

Por DINO 24 de março de 2022
Cinco podcasts informativos para estar sempre por dentro

Em alta, os podcasts estão atraindo a atenção do público brasileiro como forma de se manter informado. Listamos neste artigo cinco podcasts de notícia para ajudar quem quer fazer da atualização um hábito

A rotina e o dia a dia de muitos brasileiros são corridos. A maioria não tem tempo para ler jornais e revistas, muito menos para assistir ao noticiário na televisão. Por isso, muitos estão recorrendo ao formato de podcasts.

O Brasil liderou o ranking de países com maior crescimento na produção de podcasts em 2020, o que mostra que esse formato de mídia tem tido boa aceitação do público brasileiro. O isolamento social foi responsável por trazer ainda mais ouvintes para o conteúdo dos streamings de áudio: 57% dos consumidores de podcast entrevistados em uma pesquisa do IBOPE para a CMI Globo, publicada em outubro de 2020, disseram ter adquirido o hábito na pandemia.

A variedade de conteúdo e formatos é grande, indo desde as longas análises, até aos programas com episódios de poucos minutos. Seja de longa ou curta duração, ambos podem ser ouvidos paralelamente às atividades do dia a dia.  Pensando em ajudar quem tem pouco tempo a escolher os podcasts que caibam melhor na rotina, separamos, neste artigo, 5 programas , com durações e enfoques diferentes: desde os mais curtos e objetivos até os de análises mais profundas. 

Café da Manhã

Este é um podcast produzido pelo jornal Folha de S.Paulo, com um episódio novo por dia, de segunda a sexta. Está sempre disponível logo cedinho, para combinar com o nome. Cada episódio dura de 20 a 30 minutos. O programa é apresentado por dois jornalistas, que sempre trazem uma notícia ou tema da atualidade, que é analisado e explorado a fundo. É ideal para quem costuma se sentir confuso com a quantidade de informações circulando sobre um mesmo assunto e gosta de um bom resumo sobre os assuntos quentes do momento. 

Os últimos minutos de cada episódio sempre trazem um “o que mais você precisa saber hoje”, com um apanhado das principais notícias do último dia para garantir que você comece o dia bem informado.

Petit Journal

Este é para quem gosta de política internacional e economia, mas tem pressa ou pouco tempo. Em poucos minutos, os professores Daniel Sousa e Tanguy Baghdadi comentam algum fato atual relacionado às relações internacionais. Os apresentadores usam sua experiência de docentes da área para tratar os assuntos de forma bem direta e didática, tornando este o podcast ideal para quem achava que política e economia são bichos de sete cabeças.

Durma com Essa

Como o nome já indica, os episódios do podcast do Nexo Jornal saem sempre no final do dia. A proposta do Durma com Essa é trazer “o fato mais instigante do dia”, comentado e analisado. Os episódios têm de 15 a 20 minutos, geralmente, e saem de segunda a quinta. É o conteúdo certo para quem quer estar sempre preparado e munido de informações para as discussões mais polêmicas. Para formar sua própria opinião, é preciso estar bem informado a respeito do assunto, e fazer isso no trânsito a caminho de casa, por exemplo, é uma ótima forma de otimizar o uso do tempo.  

Resumão Diário

Esse é para quem realmente tem pouco tempo. Os episódios do Resumão Diário, produzidos pelo portal G1, têm só cinco minutos cada e trazem as principais notícias do Brasil e também do mundo. A apresentadora elenca os principais fatos acontecendo aqui e lá fora de maneira bem objetiva, sem análises. Os episódios saem de segunda a sexta em várias plataformas de streaming de áudio diferentes. É a opção mais tradicional da lista, para quem tem a intenção somente de não perder nenhum acontecimento recente importante.

Braincast

Para fechar a seleção, trouxemos um podcast jornalístico em um formato um pouco diferente. O Braincast tem episódios mais longos, entre uma e duas horas, que saem sempre aos sábados. Não é exatamente um podcast de notícias, mas traz sempre algum assunto que é tendência no momento dentro de áreas variadas como cultura, tecnologia, redes sociais e negócios. Teve episódio explicando o metaverso, por exemplo, assunto muito falado, mas que poucos realmente entendem. Também teve sobre os populares jogos diários de adivinhar palavras, que viraram febre nas redes sociais. Este é o podcast certo para quem quer aproveitar o final de semana para aprender algo novo.

Conclusão

O formato de podcasts se popularizou bastante, não sem motivo. Mesmo dentro de rotinas que tornam difícil manter-se atualizado, o consumo de notícias e informação de uma forma geral se torna possível com conteúdos que podem ser ouvidos em qualquer momento do dia e em qualquer lugar. 

Com a grande variedade de podcasts disponíveis para os brasileiros hoje, está bem mais fácil encontrar aquele que se encaixa na rotina corrida. A possibilidade de escolher entre conteúdos mais objetivos ou mais aprofundados permite que o formato agrade tanto quem prefere o formato tradicional de notícias, quanto quem busca análises mais opinativas.

Blog