Jornalismo literário: o encontro entre reportagem e ficção

Por BRUNO A RODRIGUES 2 de junho de 2022
Jornalismo literário: o encontro entre reportagem e ficção

O jornalismo literário é um estilo de texto que é utilizado para a produção de reportagens aprofundadas e com mais liberdade temática e de linguagem. Nesse texto, explicamos as diferenças em relação ao jornalismo tradicional e trazemos algumas dicas de livros do gênero.

De acordo com o Observatório da Imprensa, o jornalismo literário é a intersecção da realidade (jornalismo) com a ficção (literatura). Basicamente, o jornalismo literário busca informar os acontecimentos utilizando uma estrutura narrativa própria da ficção.

Para ficar ainda mais claro, o jornalismo literário une o texto jornalístico à literatura, pensando em trazer ao leitor reportagens mais detalhadas, que muitas vezes viram livros e são adaptadas para o cinema e televisão. Essa relação fica clara através do registro de fatos objetivos (o material do jornalismo) usando uma linguagem mais subjetiva e dando mais espaço para a expressão do repórter e da individualidade dos personagens entrevistados, como acontece no texto literário.

O jornalismo literário proporciona aos escritores e leitores uma liberdade temática, fazendo com que as pessoas compreendam, de forma mais profunda, os fatos relatados. Devido à fusão entre o estilo objetivo jornalístico e o estilo subjetivo literário, há a possibilidade de abordar também emoções, opiniões e questões pessoais dos envolvidos nas histórias, o que geralmente não acontece no jornalismo diário ou tradicional.

Agora que você já está familiarizado com o jornalismo literário, separamos cinco livros de reportagens que foram escritos neste estilo, materializando a união do jornalismo com a literatura. 

  1. Ela disse: Os bastidores da reportagem que impulsionou o #MeToo

Esse livro conta a história de mulheres que foram assediadas pelo produtor de Hollywood Harvey Weinstein (responsável por construir carreiras de atrizes como Jennifer Lawrence). 

As escritoras Jodi Kantor e Megan Twohey descrevem com detalhes os casos, com depoimentos de diversas vítimas e refletem sobre o futuro do movimento feminista.

A obra pode ser encontrada em livrarias físicas e em plataformas de e-commerce, como por exemplo no site da Amazon

  1. O super-homem vai ao supermercado

O título provocativo já indica que este livro não traz reportagens tradicionais. Norman Mailer é um autor clássico do jornalismo literário e apresenta, neste livro, algumas reportagens suas fruto de coberturas de convenções presidenciais dos Estados Unidos. O destaque da obra é o estilo irônico e profundamente crítico de Mailer, que usa a liberdade narrativa do jornalismo literário para se aprofundar nas histórias dos candidatos de uma maneira jamais vista nas coberturas feitas nos jornais diários: Mailer considerava quase tudo um registro jornalístico relevante, desde as roupas escolhidas pelos candidatos até o comportamento dos jornalistas presentes.

Disponível em diversos e-commerces e livrarias.

  1. O jornalista e o assassino: Uma questão de ética 

Este livro conta a história de um médico, Jeffrey MacDonald, que foi condenado pelo assassinato da sua esposa e duas filhas. Na época, MacDonald moveu um processo inaudito contra um jornalista que havia escrito um livro sobre ele, com base no julgamento e em entrevistas realizadas na prisão. 

Janet Malcom, jornalista, trouxe a este livro pautas polêmicas sobre a ética do jornalismo e a liberdade de imprensa. É possível encontrá-lo também na Amazon

  1. A Alma Encantadora das Ruas

João do Rio é um representante do jornalismo literário brasileiro. Neste livro de crônicas, que aliás é um gênero de texto característico do jornalismo nacional, o autor faz um registro profundo e detalhado do Rio de Janeiro que se modernizava. 

As histórias exploram questões sociais e a vida cotidiana de diversos personagens da cidade, construindo relatos honestos e verdadeiros, mas que não deixam de serem emocionantes e tocantes, devido aos recursos estilísticos típicos da literatura utilizados pelo jornalista.

  1. Honra Teu Pai

Joseph “Joe Bananas” Bonanno, chefe de uma máfia americana, foi sequestrado em 1964 e deixa seu filho, Salvatore “Bill” Bonanno, sozinho na chefia da própria família. O livro traz, de forma detalhada, a visão de dentro da máfia, com acesso a todos os passos do clã Bonanno. 

Protagonizando uma das maiores guerras entre mafiosos, a família Bonanno tem sua história marcada pelo poder e pela queda. 

Conclusão 

O jornalismo literário quebra o paradigma da divisão entre jornalismo e ficção. Neste conteúdo, explicamos as diferenças e semelhanças entre esse gênero de escrita e o jornalismo tradicional. Para perceber essa ligação de fato e ficção e se envolver nesse estilo de escrita, os livros aqui mencionados poderão te ajudar. 

Após realizar a leitura, não esqueça de voltar aqui e nos contar o que achou.

Blog