Por DINO 17 de junho de 2021
10 tipos de posts que geram mais seguidores

Ter um conteúdo diversificado é a chave para conseguir mais seguidores. Mesmo dentro de um nicho, as pessoas tendem a ter gostos diferentes. Apostar em vários formatos é ideal para entender o que mais funciona para o seu público.

É comum entrar em contas comerciais e se deparar somente com postagens de produtos e promoções. A verdade é que dificilmente esse tipo de abordagem funcionará para alcançar um público maior, além de que, pode diminuir a chance de reter os seguidores já conquistados.

Por isso, separamos 10 sugestões de postagens para as redes sociais que tornam qualquer perfil mais atrativo e, consequentemente, geram mais seguidores.

1. Assuntos em alta

Todo mundo que acessa a internet diariamente tem contato com uma enorme carga de informações. Dentre elas, algumas se destacam, e trazê-las para o seu conteúdo lhe fará ganhar mais seguidores.

As redes sociais tendem a agrupar postagens que tratam do mesmo assunto. O Instagram, por exemplo, realiza essa tarefa através das hashtags e da aba explorar. Uma pessoa que esteja consumindo um conteúdo sobre influenciadores, por exemplo, pode se deparar com o seu, ainda que o nicho não seja o mesmo. Lembre-se de utilizar termos que remetam ao assunto na legenda, além das hashtags.

2. Perguntas

Algumas postagens já carregam consigo uma carga de engajamento natural. Lançar uma pergunta, seja através de uma imagem ou de enquetes nos stories irá atrair a atenção das pessoas.

Uma boa ideia é postar uma imagem com alguma pergunta e as alternativas de respostas. Na legenda, explique que o gabarito será postado nos stories posteriormente. Isso despertará a curiosidade do leitor e o manterá atento no perfil. Inclusive, caso não te siga, passará a seguir para não perder o resultado.

3. Bastidores

A curiosidade natural das pessoas faz com que mostrar como algo funciona seja uma ótima forma de gerar conteúdo. Independentemente do seu segmento, todos que produzem conteúdo para as redes sociais têm uma forma de trabalhar.

Mostrar a rotina, os colaboradores (se tiver), como funciona o processo de produção de conteúdo e outras particularidades do negócio será muito bem-vindo por quem te acompanha. A sensação de pertencimento dos seguidores já conquistados fará com que a vontade de compartilhar o conteúdo aumente.

4. Carrosséis

Conteúdos muito densos acabam resultando em textos longos. Dificilmente um usuário que ainda não conhece o seu trabalho vai parar por minutos a fim de consumi-lo. Por isso, uma boa dica é tentar resumir ao máximo e encaixar as informações em imagens.

Atualmente, todas as redes sociais permitem acrescentar mais de uma imagem na mesma postagem. A quantidade pode variar, mas fica em torno de 4 a 10. Distribuir o seu texto ao longo delas tornará o conteúdo mais atrativo.

Esse formato de postagem é mais dinâmico, afinal, o leitor terá que mudar as imagens enquanto lê. O ato, por mais simples que seja, é capaz de prender a atenção, gerando um interesse em conhecer mais do perfil.

5. Humor

Utilizar do humor é sempre uma boa pedida. Conseguir despertar emoções no público é algo que torna o conteúdo mais valioso. Isso se aplica principalmente no caso de piadas que, se bem-feitas, arrancam um sorriso de quem lê e o faz querer consumir mais.

Entretanto, é muito importante tomar cuidado ao seguir essa abordagem. O humor, quando não pensado com cautela, pode ofender grupos de pessoas e afetar a imagem da sua marca. Por isso, tenha certeza de que não está ofendendo ou desmerecendo ninguém ao utilizar uma piada em uma postagem.

6. Depoimentos de clientes

Essa é uma boa forma de promover um negócio sem ser repetitivo. As pessoas tendem a basear a decisão de compra em experiências de quem já passou pelo processo, por isso, compartilhar o feedback de clientes é tão valioso.

Para um novo seguidor, a palavra de alguém semelhante a ele (outro seguidor) terá mais valor do que a do dono do perfil vendendo o produto. Peça para que as pessoas satisfeitas com o seu conteúdo/serviço deixem um depoimento, seja em texto ou, melhor ainda, em vídeo.

Essa série de postagens pode até ganhar um lugar de destaque no perfil para que todos os novos usuários que cheguem à conta sejam convencidos de segui-la.

7. Dicas

Oferecer soluções simples para problemas cotidianos significa entregar um conteúdo de valor para quem te acompanha. Uma vez que o usuário enxerga o perfil como algo que traz benefícios além do entretenimento, a decisão de segui-lo se torna mais provável.

Para colocar esse modelo em prática é necessário conhecer a persona do negócio. Somente assim será possível entender quais dicas serão úteis, afinal, de nada adianta tentar ajudar alguém que não precisa da sua ajuda.

Esse tipo de postagem costuma gerar um engajamento que vai além de curtidas. Se as dicas forem valiosas para o usuário, ele terá a iniciativa de curtir, salvar o conteúdo para não o perder e, quem sabe, compartilhar com algum amigo que se interesse pelo mesmo assunto.

8. Vídeos

Humanizar a marca tornou-se tendência nos últimos tempos. Se o perfil é voltado para negócios, apenas postagens padronizadas com artes prontas e fotos de produtos não é o suficiente para torná-lo atrativo

Entender o usuário como um ser humano é o primeiro passo para assimilar a proposta de humanização. A pessoa que você deseja atrair tem sentimentos e, para conquistá-la, é necessário gerar empatia através do conteúdo. É mais fácil ter empatia por alguém se comunicando em um vídeo do que simplesmente por artes gráficas.

Não se preocupe com superproduções. No caso de redes sociais, quanto mais pessoal, melhor. O ideal é conhecer o seu público e entender qual o tom correto para ser utilizado na fala. Hoje em dia, existem diversas possibilidades: stories, reels, vídeos no feed. Basta testar e analisar qual das opções melhor se adequa ao perfil.

9. Citações

As citações podem inspirar e gerar ótimos insights. Compartilhar frases que julgam interessantes é um hábito de usuários das redes sociais. Se a sua postagem for compartilhada nos stories de algum usuário que tenha gostado, a chance de atrair seguidores dele é alta.

Aqui é válido inserir trechos de livros, falas de profissionais que são referências no nicho ou frases de algum discurso importante. Basta encontrar uma imagem que seja condizente com o tema abordado e pronto.

É possível ir além do superficial e fazer uma análise da citação, seja através da legenda ou até mesmo em um vídeo. Não esquecendo de dar os devidos créditos, a criatividade é sempre bem-vinda.

10. Gráficos

Montar gráficos é ótimo para apresentar dados de forma prática. Muitas vezes as métricas a serem levantadas são originadas de um longo trabalho. Por isso, expor apenas os resultados do levantamento é o ideal para primeiro atrair o usuário e depois aprofundar o assunto.

Geralmente, os conteúdos que se transformam em gráficos costumam ser relevantes, por isso a atratividade de seguidores é maior. Fazer com que o novo seguidor se interesse pelo conteúdo é o mais importante, por isso aposte em cores que diferenciam as informações apresentadas.

Conclusão

Incluindo essas sugestões no calendário editorial das redes sociais o conteúdo produzido atrairá novos seguidores. Isso ocorre porque um perfil maçante e repetitivo tem menor potencial de engajamento, fazendo com que as postagens não sejam entregues da melhor forma possível. Com uma conta diversificada, as chances de ser descoberto por mais pessoas que integram a comunidade do seu nicho irão aumentar consideravelmente.

Conteúdo Empreendedorismo Marketing