WCIT comemora edição em Brasília e já tem destino para 2017: Taiwan

Maior Congresso Mundial de TI foi marcado por muita troca de conhecimentos sobre questões voltadas aos desafios e oportunidades da Era Digital

São Paulo (DINO) 07/10/2016

"Quem esteve em Brasília durante esses três dias teve acesso aos principais pensamentos que irão nortear a evolução da TIC no mundo nos próximos anos, conheceu mais da história da tecnologia e fez muitos e bons negócios”, avaliou Arildo Constantino.

“A Internet ainda é capaz de evoluir. Ainda há espaço para novas capacidades e aplicações”. A afirmação do matemático Vint Cerf, Cocriador da tecnologia essencial para o funcionamento da Internet, esteve entre as inúmeras declarações de destaque de personalidades presentes na 20ª edição do WCIT, Maior Congresso Mundial de TI, em Brasília (DF). Em 2017, o Congresso será promovido em Taiwan.

O evento, realizado pela primeira vez na América do Sul, entre os dias 03 e 05 de outubro, foi marcado por muita troca de conhecimentos sobre questões voltadas ao tema central “Promessas da Era Digital: Desafios e oportunidades”.

Profissionais de 82 países participaram de painéis, debates e rodadas de negócios. Para o presidente da Assespro-SP e Diretor da Planwork, Arildo Constantino, o Congresso representou uma oportunidade única para quem está em sintonia com a evolução do mercado de TI. “Foi um evento de altíssimo nível. Quem esteve em Brasília durante esses três dias teve acesso aos principais pensamentos que irão nortear a evolução da TIC no mundo nos próximos anos, conheceu mais da história da tecnologia e fez muitos e bons negócios”.

A acessibilidade na Era Digital, Cybersegurança global, comércio digital, o espaço das mulheres no mercado de TI e os desafios do serviço público em relação às parcerias privadas para oferecer acesso às tecnologias aos cidadãos integraram os diferentes debates do encontro.

"Antigamente você não fazia ideia de quem comprava seus produtos. Hoje, mantém uma relação com seus consumidores", ressaltou o executivo de TI Joe Weinman, em sua palestra sobre Cloud Computing.

Em diferentes momentos, foi mencionada a importância de plataformas financeiras eficientes para empoderar microempreendedores. O assunto foi destacado por Kati Suominen, fundadora e CEO da Nextrade Group, e por Hanne Melin, diretora de Políticas Globais do Ebay na Europa, que frisou: “A tecnologia e a internet são as principais ferramentas para o crescimento dos micro e pequenos empreendedores no mundo”.

Ainda durante o WCIT, empreendedores de diferentes países puderam apresentar soluções digitais inovadoras e seus projetos foram apresentados e premiados na competição “WITSA Emerging Digital Solutions (WEDS)”.

Bianca Notário