Shopping Contagem adota últimas tendências em arquitetura

A criação de áreas de estar que valorizem o conforto dos clientes, integração com o entorno e inclusão de serviços diversificados estão entre as principais tendências mundiais na construção de shopping centers. Com previsão de inauguração em novembro de 2013, o Shopping Contagem acompanha algumas destas tendências, com alternativas modernas de circulação, acessibilidade, iluminação, climatização, integração dos ambientes e visibilidade externa e interna. O projeto é assinado pelo arquiteto Paulo Baruki, que possui uma experiência de 16 anos na área de shoppings centers e é autor de cerca de 35 projetos de arquitetura de grande porte em todo o país.

Contagem, Minas Gerais (DINO) 26/03/2013

Buscamos a criação de circulações didáticas, fluidas e com identidade própria. A proposta é promover a integração de todos os espaços da forma mais simples possível.

Conforto
Item indispensável quando o assunto é shopping, o conforto também ganhou destaque no novo mall. Para garantir a comodidade dos clientes, o Shopping Contagem contará com mobiliário moderno e muito confortável, e climatização nas áreas de lazer e alimentação. “A área de lazer e a Praça de Alimentação ficarão nos últimos pavimentos do shopping. Serão espaços climatizados de grande porte e com visibilidade para o exterior. O terraço panorâmico dos restaurantes também funcionará como um grande boulevard, ligando o átrio da praça central de eventos ao átrio dos cinemas, área de lazer e academia de ginástica”, comenta Baruki.

Experiência agradável e segura
O projeto arquitetônico do Shopping Contagem também está voltado para facilitar a circulação de pessoas no mall, com a integração de espaços de forma direta para garantir ao consumidor uma experiência agradável e segura. “Buscamos a criação de circulações didáticas, fluidas e com identidade própria, integrando os grandes espaços das galerias às praças de eventos e alimentação. A proposta é promover a integração de todos os espaços da forma mais simples possível”.
Iluminação natural
No Shopping Contagem, a iluminação natural será utilizada de forma racional. As áreas de envidraçamento foram posicionadas para iluminar o mall, garantindo assim a luz natural. Segundo Baruki, este posicionamento permite o aproveitamento da luz, sem, no entanto, acrescentar carga térmica ou trazer insolação nociva para as vitrines das lojas.
Identidade contemporânea
O traçado arquitetônico do Shopping Contagem, de acordo com Baruki, foi feito com a intenção de criar uma identidade única e contemporânea. Para propiciar experiências espaciais inovadoras, linhas orgânicas e geométricas foram harmonizadas.
Mas o grande diferencial do projeto, afirma o arquiteto, é a exploração da visibilidade da paisagem externa a partir do interior do mall. “Os terraços abertos e climatizados, e as extremidades dos três grandes átrios internos foram concebidos de forma a explorar essa visibilidade para as grandes áreas verdes do entorno, transportando para dentro do shopping a era pós-industrial vivida hoje em Contagem.”
Essa integração com o paisagismo do entorno pode ser traduzida também pelo grafismo em forma de folhas, presente na fachada do shopping.
Shopping Contagem
Com previsão de inauguração em novembro de 2013, o Shopping Contagem está sendo construído no bairro Cabral e tem como empreendedores a BRMALLS, Grupo BMG e a LOG Commercial Properties, do grupo MRV Engenharia.
Ficha técnica
Empreendedores: BRMalls, Grupo BMG e LOG Commercial Properties
Área Brutal Locável (ABL) - 35 mil m²
Empregos gerados durante a obra: 1.500
Empregos diretos e indiretos após a inauguração: 2.000
Localização: a 8 minutos da Lagoa da Pampulha e a 18 minutos do centro de Contagem.
Número de lojas: 220 lojas satélites, 7 âncoras e 4 megalojas
Alimentação: 20 operações
Estacionamento: 2.300 vagas
Lazer: Games eletrônicos e 6 salas de cinema stadium
Sobre Paulo Baruki
Com 16 anos de experiência no setor de shopping centers, o arquiteto Paulo Baruki é responsável pela criação de aproximadamente 35 projetos de arquitetura de grande porte em várias regiões do país.

Baruki já liderou processos de pesquisas de novas tecnologias e conceitos internacionais e sua direta aplicabilidade em diversos empreendimentos de ponta na região Sudeste e Sul do Brasil.
Em Minas Gerais, o arquiteto foi responsável pelo projeto do Shopping Sete Lagoas e pela revitalização do Shopping Del Rey.

Fernanda Pereira

Parole Comunicação