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CPFL Energia ganha eficiência com FlashSystem rodando em Power

No novo ambiente, o sistema de faturamento passou de oito para cinco horas, houve melhora na performance do call center e redução nos gastos com telefonia

São Paulo-SP (DINO) 16/11/2015

O tempo de execução do ciclo de faturamento noturno foi reduziu em 37,5 %, passando de oito horas para cinco horas

No setor de energia e utilitários, calcular faturas para um grande número de clientes é um requisito fundamental do negócio e um desafio que nunca acaba. Na CPFL Energia, 80 % das receitas vêm de aproximadamente 28 mil grandes clientes industriais, conectados a um sistema inteligente na qual o consumo é medido automaticamente.

Contudo, o faturamento mensal para os oito milhões de clientes domésticos da empresa é determinado a partir de leituras manuais e tratado em 22 lotes separados durante a noite, cada um cobrindo até 400 mil contas de clientes.

À medida que o número de clientes aumentava, o desempenho de E/S de armazenamento ficou insuficiente e significou que os trabalhos em lotes noturnos, eventualmente, ficassem sobrecarregados e isso impactaria os usuários da CPFL no dia seguinte.

Esse pequeno problema ameaçava tornar-se um grande problema quando a matriz do grupo CPFL Energia decidiu consolidar as atividades de outra empresa do grupo no seu sistema de faturamento, baseado no SAP CCS e executado na plataforma IBM Power Systems.

“Estava claro que adicionar 2 milhões de clientes colocaria o sistema existente em uma situação inaceitável, deixando todo o processo de faturamento em risco. Nós precisávamos de uma solução que se ajustasse à nossa realidade e imediatamente potencializasse o nosso desempenho de E/S do armazenamento”, afirma Márcio Felix, Gerente de TI da CPFL Energia.

Por meio do Business Partner IBM Qualitat IT, com o apoio do distribuidor Ação Informática, o provedor de energia implementou um IBM FlashSystem 840 rodando em uma IBM Power 795 como armazenamento de camada zero,
espelhando 10% das tabelas mais acessadas no banco de dados Oracle, que suportam a aplicação de faturamento SAP CCS.

Dessa forma, o tempo de execução do ciclo de faturamento noturno reduziu de oito horas para cinco — uma redução de 37,5 %. Além de liberar capacidade para receber os 2 milhões de clientes adicionais, melhorar a performance de resposta do call center e reduzir os gastos com telefonia 0800.

“Em vez de seguir o caminho de otimizar nossa lógica de faturamento, para a qual era difícil prever o custo, cronograma e resultado, escolhemos o IBM FlashSystem que nos possibilitou imediatamente um melhor desempenho que precisávamos por um investimento moderado”, diz Felix.

Após analisar outros fornecedores do mercado de armazenamento, a empresa de energia calculou que o IBM FlashSystem ofereceria de quatro a cinco vezes menos latência e dobraria as IOPS (operações de Entrada/Saída por segundo) do melhor concorrente seguinte, além de exigir menos espaço em seu datacenter.

“O IBM FlashSystem ofereceu a melhor relação de custo e desempenho que as outras duas opções. E a alocação de menos espaço físico também foi um fator importante, pois temos espaço muito limitado no nosso datacenter. O FlashSystem 840 oferece mais de 1 milhão de IOPS em apenas 2U de espaço em rack, além de ser altamente eficiente no consumo de energia. Por todos esses motivos foi muito fácil implementar na nossa realidade”, explica o gerente de TI.

Após executar uma prova de conceito bem-sucedida com IBM Systems Group Lab Services, a CPFL Energia implementou um IBM FlashSystem 840 com capacidade de 24 TB. Os sistemas de armazenamento anteriores da empresa permanecem em vigor, com o FlashSystem 840 configurado para agir como uma camada zero através da funcionalidade de espelhamento do IBM AIX Logical Volume Manager.

O FlashSystem efetivamente acelerou o acesso aos 10% das tabelas mais usadas no banco de dados Oracle, suportando a solução SAP específica para a indústria de Utilities (Customer Care and Services), o que inclui um módulo de cobrança e faturamento.

A CPFL Energia, há 102 anos no setor elétrico, atua na distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.119 MW no final do primeiro trimestre de 2015. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

Já a Qualität IT foi fundada em 2006, somos uma empresa especializada na comercialização de soluções de Tecnologia da Informação com alto valor agregado, prestação de serviços e capacitação de recursos. Possui parcerias com empresas do mercado nacional e internacional como IBM, Lenovo, Tmaxsoft, Veeam, entre outras.

Com destaque para IBM, a Qualität IT se diferencia por ser um Parceiro Premier, Power e Storage Specialty. Tais qualificações reconhecem e recompensam os parceiros de negócios IBM que fazem investimentos significativos em habilidades e certificações, possuem referências de clientes e têm diferenciação no mercado através da venda e implantação, com sucesso, em soluções IBM.
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