Construcap recebe prêmio ENR Global Awards 2015 da construção civil

Empreendimento em Goiana (PE), realizado para Fiat, foi o vencedor do prêmio realizado pela revista americana Engeneering News Record

São Paulo (DINO) 29/03/2016
Após 26 meses de trabalho, o empreendimento da Construcap para fábrica da Fiat em Goiana (PE) é coroado com um dos prêmios mais cobiçados do mercado de construção mundial: o ENR Global Awards 2015. O prêmio é concedido anualmente pela revista Engineering News Record, que possui longa tradição no setor, e é considerado o Oscar da construção civil. A exigência para que o empreendimento seja coroado é bastante criteriosa. Avaliam-se desde dificuldade da construção, logística, inovação, prazos e execução.

A construção do empreendimento em Goiana foi resultado de esforços conjuntos entre a brasileira Construcap, líder do Consórcio, e a construtora americana Walbridge. O cliente – grupo FIAT/Chrysler – comprovou a qualidade da parceria, elogiando a excelência no cumprimento de prazos e na execução da obra.

Os números da obra chamam atenção: são 3,6 milhões de metros quadrados (área de implantação total), sendo que a área construída foi de 747.000 metros quadrados (incluindo toda a construção, acessos e infra estrutura), em uma localização remota, que ofereceu diversos desafios de logística e fornecimento de materiais devido ao local distante dos fornecedores que o empreendimento foi construído. Como referência, a área do empreendimento equivale a aproximadamente 800 campos de futebol.

O assistente da vice-presidência de engenharia da Walbridge, John Linenberg, comenta algumas dificuldades marcantes que o planejamento minucioso da obra teve que superar. “Estávamos no interior do Brasil, a cidade mais próxima ficava a duas horas de viagem. Nosso fornecedor de aço estava há dois mil quilômetros de distância e precisávamos estar constantemente acompanhando esse processo de logística para manter a continuidade da obra e cumprir os prazos. Foi preciso um planejamento minucioso para que a obra acontecesse”.

Tanto para realização dessa obra, como também para outros empreendimentos, a Construcap idealizou dois programas de capacitação na empresa. Um é direcionado diretamente ao canteiro de obras: na execução dos projetos. Já o outro projeto de capacitação possui foco nos serviços técnicos realizados no escritório central da empresa. Engenheiros e projetistas aprendem o que há de mais moderno no mercado e as tendências tecnológicas da engenharia.

Outra curiosidade que envolve a realização da fábrica da Fiat em Goiana foram as diferentes nacionalidades que trabalharam em conjunto para realização do projeto. Conforme John Linenberg, a língua foi um desafio a ser superado, já que os trabalhadores falavam italiano, português e inglês. “No início tivemos que elaborar uma forma para poder lidar com essa parte da comunicação, mas depois se transformou em mais um desafio superado. Algo que engrandece o trabalho conjunto do consórcio”, explica.

Saiba mais sobre a Construcap:
Criada em 1944 – inicialmente com o nome Cia. Construtora Pereira de Sousa, a Construcap está entre as dez maiores construtoras do Brasil, atuando nos segmentos industrial, comércio, predial, rodoviário, metroviário, energia, infraestrutura e saneamento. Possui os certificados ISO 9001, OHSAS 18001 e ISSO 14001.

O sucesso da construtora está alicerçado na preocupação com o bom atendimento dos clientes e a responsabilidade social da empresa. Diversas ações são realizadas visando o bem-estar comum e o respeito ao meio ambiente, como projetos de reciclagem, capacitação gratuita para comunidades próximas às obras e parcerias com cooperativas.

A Construcap também está sempre atenta às novas soluções que o mercado oferece, investindo em capacitação da sua equipe e trazendo novas tecnologias para suas obras.

Assessoria Construcap