x

Colégio Benjamin Constant promoveu 1º Encontro de Danças Folclóricas Alemãs

Parte das comemorações de 115 anos do colégio, evento reuniu grupos de diferentes estados do País.

São Paulo - SP (DINO) 06/06/2016

“A proposta é não só mostrarmos o talento de nossos grupos como também preservarmos as tradições da cultura alemã. É uma oportunidade única de levarmos a rica cultura para alunos, pais e professores”, explica Magda von Galen, diretora do Colégio.

O Colégio Benjamin Constant realizou, no dia 4 de junho, em suas instalações, o 1º Encontro de Danças Folclóricas Alemãs. Parte das comemorações dos 115 anos da escola, o evento reuniu não só os grupos do colégio, o Tanzfreunde e o Grupo Infanto-juvenil, como também grupos de outros localidades de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

As apresentações começaram às 15 horas com os grupos da escola e se estenderam até as 19 horas, quando teve início o Baile típico com Banda Bavária. No período das 12h às 22h vendeu-se comidas típicas alemãs. “A proposta do evento é não só mostrarmos o talento de nossos grupos como também preservarmos as tradições da cultura alemã. É também uma oportunidade única de levarmos a rica cultura alemã para alunos, pais e professores”, explica Magda von Galen, diretora do Colégio Benjamin Constant.

O grupo de danças alemãs Tanzfreunde costuma empolgar o público dos locais em que se apresenta com seu talento e graciosidade. Sua preocupação é cultivar e manter a tradição alemã, em que a dança tem como finalidade unir as pessoas, mantendo ritmo, passos e técnicas, sempre respeitando seus limites físicos. Integrantes de 6 a 74 anos participam da equipe, cada um com seu tempo e ritmo, porém mantendo as figuras da dança.

Já o Grupo Infanto-juvenil do Colégio Benjamin é composto por alunos de 6 a 13 anos. Ele se apresenta em várias instituições, como clubes, hospitais, escolas da rede públicas e privadas. A proposta do grupo também é cultivar e manter a tradição alemã.

Confira abaixo os nomes dos grupos que participaram do evento:

Grupos São Paulo:
* Tirol Schuhplatter
* Gold und Silber
* Edelweiss
* Tanzfreunde e CBC
Grupos Rio de Janeiro:
* Blumenberg Volkstanz - Petrópolis RJ
* Bauerngruppe Danças folclóricas alemãs de Petrópolis - Petrópolis RJ
Grupo Rio Grande do Sul:
* Grupo de Danças Böhmerland - Nova Petrópolis – RS
Grupos Paraná:
* Grupo Folclórico Rotkappen - Rolândia - PR
* Grupo de Danças Folclóricas Juvenil da Fundação Cultural Suábio-Brasileira – (Entre RJ –PR)
Programação

14h – Concentração dos grupos (alunos);
15h – Abertura do evento, desfile e apresentações dos grupos infantis;
16h – Apresentações dos grupos convidados;
19h às 22h – Baile típico com Banda Bavária;
A festa conta com danças, apresentações musicais, comidas e bebidas típicas de diversas partes do Brasil.

Local do evento: Colégio Benjamim Constant - Rua Eça de Queiroz, 75, São Paulo – SP.

Histórico do Colégio Benjamin Constant

Há 115 anos mantendo a tradição alemã, e tendo a língua alemã como a 1ª língua estrangeira a ser ensinada, o que é o seu grande diferencial, o Colégio Benjamin Constant forma o aluno, buscando o desenvolvimento de todas as suas habilidades, para ser capaz de interagir com o mundo e a sociedade de forma crítica e consciente.

Destacando-se como um dos principais colégios de São Paulo, o Colégio Benjamin Constant, tem, também, a preocupação em desenvolver ações para preservar, resgatar e perenizar hábitos da cultura alemã.

Na busca constante pela excelência educacional, na valorização das relações família e escola, no respeito às diferenças e no compromisso com a sustentabilidade, contando com uma filosofia educacional baseada na abordagem humanística, o Colégio tem como missão promover ao educando uma formação multicultural, através da aquisição dos diferentes saberes, utilizando-os para intervir no mundo que o cerca, e como visão, consolidar a educação no Colégio Benjamin Constant como referência de escola que vai além de tendências e rompe fronteiras.

Desde 1992 participa do Programa de Escolas Associadas à UNESCO, cujo objetivo fundamental é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz, formando crianças e jovens com os “princípios da tolerância e o respeito aos direitos humanos, à democracia e à fraternidade, que conduzem à paz e à compreensão internacional”.
Informações de contato

Marialda Reginato

Email

11 5572-8266 e 99971-0481