x

Belo Horizonte sediará final nacional de concurso de oratória em inglês

Vencedor ganhará viagem cultural de uma semana para Londres com seu professor.

Belo Horizonte/MG (DINO) 3/30/2015

O alto nível da competição, a juventude e capacidade dos candidatos e o brilhantismo de seus discursos são as características marcantes das finais e semi-finais da Public Speaking Competition

Representada pela Cultura Inglesa, a English Speaking Union (ESU), órgão filantrópico presente em 54 países, realizará em Belo Horizonte a final nacional do Public Speaking Competition, um concurso mundial de oratória em inglês, onde candidatos entre 16 e 20 anos terão cinco minutos para discorrer sobre um tema pré-definido. No júri estarão representantes renomados do cenário da educação e da língua estrangeira, como a Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais no período de 2011 a 2014, Ana Lúcia Gazzola e a professora de literatura e linguística, Ana Lucia Marques Pitanguy. O evento será no dia 09 de abril, no Museu Inimá de Paula, às 14h30 (Rua da Bahia, 1.201, Centro).

O tema deste ano é “Culture is not a Luxury, But a Necessity” e o candidato é avaliado por três jurados e pela platéia. São avaliados elementos como: habilidade de falar em público, habilidades verbal e não-verbal, competência linguística, conteúdo, credibilidade, estrutura, interação com o público, capacidade de discorrer sobre o tema, capacidade de expressar claramente suas ideias e sentimentos, potencial de comunicação, persuasão e outros. “O alto nível da competição, a juventude e capacidade dos candidatos e o brilhantismo de seus discursos são as características marcantes das finais e semi-finais da Public Speaking Competition”, conta a coordenadora do evento, Tatiana Laucas.

O ganhador da final nacional seguirá para Londres dia 10 de maio, acompanhado de seu professor. Além da participação da final mundial, no dia 15 de maio, com candidatos de todo o mundo, o representante brasileiro participará de uma semana de eventos culturais organizada pelo ESU.

Sobre a ESU
Fundado na Inglaterra em 1918, o ESU é uma associação de voluntários que visa promover um crescente entendimento entre os povos do mundo através da língua inglesa. Desenvolve programas culturais, intercâmbios educacionais, além de realizar eventos e competições. A instituição chegou ao Brasil em 1998, pela então presidente da Cultura Inglesa, Sandra Laucas, e hoje está presente em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Informações de contato