O que é e como usar link building em 2022

Por Jaqueline Sobreira 1 de julho de 2022
O que é e como usar link building em 2022

Usar link building é uma das principais estratégias de SEO para indexação de sites em mecanismos de busca. Saiba como utilizar essa tática de maneira correta em 2022

Usar link building em 2022 pode ser uma ótima estratégia para otimização de SEO. Entretanto, atualmente, os mecanismos de busca focam na qualidade dos links – e não mais na quantidade. 

Por isso, o Dino, especialista no fornecimento de backlinks e link building de qualidade, montou esse artigo descomplicado sobre a importância do uso. 

O que é link building

Antes de entender como usar link building em 2022, é preciso entender o que é a estratégia. 

O link building é uma tática direcionada para que a empresa tenha uma rede de sites que levam o internauta para uma mesma página. Geralmente, esta página é de um link externo. Ou seja, de fora do site em que se navega. 

Por exemplo: você está em um portal de notícias, e uma das matérias tem um hiperlink que leva ao site do Dino. Em um blog, em um dos textos, você encontra outro hiperlink que também leva ao site do Dino. 

Essa é uma rede de link buildings. Quando esses sites levam os usuários para bons sites, o mecanismo de busca dá “pontos” – tanto para o site de início, quanto para o de destino. 

Contudo, estes hiperlinks devem ter correlação com o assunto do texto. De nada adianta um texto com milhares de links externos que não agreguem à leitura. E o Google avalia tudo isso!

É por isso que, atualmente, a quantidade não é mais um fator importante. A experiência do usuário deve ser pensada antes mesmo dos famosos algoritmos. 

Por que usar link building em 2022 como estratégia de comunicação?

Como falamos anteriormente, o link building é uma das principais ferramentas do SEO. Por isso, para conseguir aparecer organicamente nas primeiras páginas do Google, ele precisa fazer parte da estratégia de comunicação. 

Antigamente, a quantidade de link buildings era avaliada pelo buscador. É por isso que sites antigos utilizam milhares de hiperlinks em seus textos. Todavia, sabemos que o algoritmo do Google muda quase diariamente. 

Em uma das atualizações mais interessantes (e não tão recentes), o algoritmo determinou que a qualidade dos links seria o fator principal a ser avaliado. Assim, o número  não seria o pilar principal. 

Experiência do usuário VS algoritmo

Essa mudança nas diretrizes do buscador também levou em consideração a experiência do leitor. Muitos clicavam em hiperlinks que não agregavam em nada à leitura. 

Inclusive, um estudo realizado pela Agência Conversion mostra que 33,6% dos brasileiros confiam mais em resultados orgânicos do que em anúncios pagos. Ou seja, investir em boas estratégias de SEO garante autoridade de marca e a confiança dos brasileiros. 

É por isso que a qualidade da rede de link building precisa ser um dos critérios. Busque parceiros confiáveis, com amplo alcance de tráfego e com responsabilidade diante da publicação. 

Como começar a usar link building em 2022?

Ao mesmo tempo que o uso link building em 2022 precisa de estratégia, buscar uma rede de parceiros confiáveis também necessita de critérios. 

De nada adianta melhorar diversos critérios de SEO em seu site, mas não avaliar a qualidade do site dos parceiros de link building. Por isso, muitos consideram a criação de uma rede de parceiros a parte mais árdua do SEO. 

Isso acontece porque é um trabalho que depende de outras pessoas, e não apenas da sua empresa. Uma forma de manter a qualidade e conseguir tempo hábil nas demandas do cotidiano é por meio do Dino.

Como o Dino pode ajudar em como usar link building? 

O Dino possui uma ampla rede de parceiros. Dentre eles estão blogs de ampla relevância e nichos, além de portais noticiosos. Antes de se tornarem parceiros, a agência Dino realiza diversos testes criteriosos. 

Esses critérios precisam atender exigências de tráfego, compromisso com conteúdos postados, estratégias de SEO, qualidade de links, entre outros. Por isso, o Dino consegue auxiliar diversas empresas e marcas a obterem bons links buildings com a qualidade necessária. 

Se você deseja entender com mais profundidade como o Dino consegue auxiliar em sua estratégia de link bulding, clique no link

Qual a quantidade de links ter na página?

Atualmente, o Google não dá um número de links para um texto ou página. Mas a regra continua sendo a mesma: a qualidade deve sobrepor-se à quantidade. 

Caso você possua diversos hiperlinks em sua página, mas todos possuam uma boa qualidade, o buscador entenderá que o seu site tem ampla relevância. Sendo assim, a indexação ficará mais fácil. 

Fatores que influenciam na qualidade do link building

Além da qualidade, fator fundamental do link building, existem outros aspectos avaliados pelo Google. São eles: 

  • A qualidade da URL e se ela é vista como amigável é algo a ser determinável também. Caso tenha dúvidas sobre URL, converse com um desenvolvedor; 
  • Idade do domínio do link building do seu parceiro; 
  • Quantidade de tráfego do parceiro.
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