SEO – a importância das palavras-chave para a divulgação online

Por DINO 28 de julho de 2017
SEO – a importância das palavras-chave para a divulgação online

SEO é, sem dúvida, um ponto de extrema importância para quem produz conteúdo e deseja boa colocação na internet; é um conjunto de ferramentas, técnicas, recursos e dicas que devem ser aplicadas ou seguidas para que um site tenha um melhor posicionamento nos buscadores.

A divulgação de conteúdo na web com o trabalho das assessorias de imprensa deve, nos próximos anos, sofrer diversas mudanças nos modelos e métodos aplicados para tal fim. A produção de conteúdo já é modelo de muitas empresas como estratégia de marketing para reputação da marca, e o SEO (otimização de sites – conteúdos para mecanismos de buscas) é uma necessidade para quem atua produzindo textos para web.

O DINO – Divulgador de Notícias – disponibiliza uma plataforma que traz inovação e facilita o processo de comunicação entre assessor de imprensa e jornalista de redação. Como? Com divulgação garantida de notícias sem a necessidade de negociar pauta com os veículos jornalísticos. O DINO vem com uma plataforma não para abandonar o modelo tradicional da divulgação de notícias, pelo contrário, é para apresentar um novo modelo de comunicação.

Com a plataforma, você também tem a chance de investir em marketing de conteúdo e estratégia de SEO em seus textos, pois levando em conta que garantimos a publicação em até 30 parceiros, você terá esta média de publicações na internet para trabalhar. Vamos apresentar algumas dicas para você usar SEO em seus textos produzidos e publicados com a plataforma do DINO.

Palavras-chave
Existe um modelo cronológico a seguir para inserir estas estratégias de SEO em seu conteúdo. Em 2013, o Hitwise, que é uma ferramenta de inteligência para marketing digital da Serasa Experian, apurou que buscas por uma única palavra correspondem a 38,91%; já quem utilizou os buscadores para procurar conteúdos com duas palavras foram 21,10%, e três palavras 16,86%.

Resultados como estes provam que as pessoas estão cada vez mais objetivas ao utilizar estas quantidades de expressões para encontrar um conteúdo; sempre mais rápidas e sem perder tempo.

Neste contexto, você nota a importância de ter em seu conteúdo palavras qualitativas e mais procuradas na internet, o que dentro de SEO é intitulado palavras- chave. São elas as responsáveis por levar seu conteúdo à primeira página dos buscadores e, se o trabalho for bem executado, aos primeiros resultados desta mesma preciosa primeira página.

Google Trends
Exite uma ferramenta online e gratuita que permite avaliar e considerar a expressão que não só vai ter impacto nas buscas, mas que adeque ao seu conteúdo, como o Google Trends.

Ele funciona como um “termômetro” para você definir pautas e palavras-chave interessantes que são mais pesquisadas na internet. Com ele, você consegue mensurar para então potencializar o SEO de sua publicação. A ferramenta traz resultados pesquisados há anos e das últimas 24 horas, com apresentação de gráficos, rankings, regiões etc. Nem sempre o que você vai escrever estará no topo das pesquisas, mas alguma expressão buscada com frequência servirá ao seu conteúdo.

Planner do Google
O Planejador de palavras-chave é uma ferramenta gratuita dentro do Google AdWords, e funciona como uma oficina para criar novas campanhas da Rede de Pesquisa ou expandir as que já existem. Nele é possível pesquisar ideias de palavras-chave e de grupos de anúncios, receber o histórico de estatísticas, ver o possível desempenho de uma lista de palavras-chave e até mesmo criar uma nova multiplicando várias listas de palavras-chave.

Vale lembrar e entender a diferença do Google Trends, mencionada no capítulo anterior. O Planejador do Google permite uma análise maior e mais precisa das palavras-chave. Para ter acesso a ele é preciso uma conta no Google AdWords.

Inserção das palavras- chave no conteúdo
Após análise e seleção das palavras-chave adequadas ao seu conteúdo, você vai começar a aplicá-las tanto no texto inteiro como no título e resumo também. Veja como:

Título
É essencial, então cuidado! Opte pela palavra-chave mais adequada para não apenas valorizar o texto na busca, mas para impactar o título e chamar atenção do leitor, pois o título é que todos leem de imediato.
Pense: imagine um conteúdo relevante e de interesse do público, mas cujo título está ruim, sem palavras que remetam diretamente ao tema abordado. É o mesmo que desperdiçar informações do texto, pois o leitor não vai nem chegar a ele, caso o título não esteja agradável, impactante e objetivo.

Texto
Quando falamos de palavras-chave, de sua importância para rankear seu conteúdo no topo dos melhores e principais buscadores, logo pensamos: então vou encher meu texto de palavras-chave pertinentes ao assunto do texto. Assim meu texto será o primeiro de todos. Não. Não é verdade. O correto é você, como mencionamos acima, utilizá-las no título, no resumo/linha fina e quando chegar ao texto continue a colocá-las partindo do geral para o particular, ou seja, como um funil – de mais para menos. Esta técnica permitirá melhor rankear seu texto.

Resumo
Geralmente os buscadores apresentam um trecho do resumo ou linha fina do seu conteúdo. Então aproveite para valorizá-lo com um segunda e ótima palavra-chave.

SEO