Por que é tão importante ocupar os cinco primeiros lugares do Google?

Por DINO 18 de julho de 2019
Por que é tão importante ocupar os cinco primeiros lugares do Google?

Os primeiros resultados das buscas orgânicas do Google são disputados por quem produz conteúdo porque eles geram o maior volume de tráfego para os sites.

Nada menos que 72,9% dos cliques dos usuários que fazem uma busca vão para um dos cinco primeiros resultados que aparecem organicamente nas SERP — nome dado à página que exibe esses resultados.

O site Advanced Web Ranking faz a coleta e a classificação dos dados das SERP continuamente. Os resultados de maio de 2019, em âmbito global, estão apresentados no gráfico abaixo. A linha azul diz respeito a buscas feitas a partir de desktops e a vermelha, de dispositivos móveis.

Os dados dos dez primeiros colocados que formaram a linha azul (desktops) são:

1. 34,05%
  2. 16,86%
  3. 10,28%
  4. 6,83%
  5. 4,88%
  6. 3,61%
  7. 2,73%
  8. 2,14%
  9. 1,72%
  10. 1,46%

Os dez primeiros colocados são justamente os que aparecem na primeira página de resultados de buscas do Google. Eles totalizam 84,5%. Isto significa que apenas 15,5% das pessoas clicam num resultado que esteja na segunda página ou numa página posterior.

Há uma diferença em relação aos dois primeiros resultados do mobile em comparação com o desktop, como mostra o gráfico. Nos dispositivos móveis, o primeiro colocado recebe 28,06% dos cliques (contra 34,05% dos desktops) e o segundo, 15,75% (contra 16,86%). Do terceiro lugar em diante, os resultados são praticamente iguais.

Pagos não se misturam

Tanto para desktop quanto para mobile, o gráfico explica por que tantas empresas se esforçam para fazer um trabalho consistente de SEO, em que mais de 200 fatores pesam para ranqueamento orgânico.

É importante observar a existência de uma diferença entre ranqueamento orgânico e ranqueamento pago. O orgânico diz respeito a resultados de buscas que não foram pagas para aparecer no Google. Portanto, estão fora dessa análise todo tipo de links pagos, que naturalmente recebem muito menos cliques, justamente por figurarem como “anúncios”.

Takeaways

Os cinco primeiros resultados de buscas orgânicas no Google recebem mais de 70% dos cliques de usuários. E isso explica por que as empresas investem tempo e energia em SEO.

SEO