Ferramenta gratuita ajuda a mensurar trabalho de SEO

Por DINO 22 de julho de 2015
Ferramenta gratuita ajuda a mensurar trabalho de SEO

Extensão para Chrome, Safari, Firefox e Opera analisa sites e revela dados muito importantes para SEO como, por exemplo, “PageRank” e quantidade de “Backlinks”

SEOquakelogolarge

O que há no “backstage” dos sites? Quais são as informações que revelam seu funcionamento? E mais: há como descobrir se todo o trabalho de SEO baseado no bom uso de palavras-chave está, de fato, contribuindo para um melhor posicionamento das páginas na web? Pois bem, há sim. Tudo isso pode ser revelado por meio da extensão “SEOquake“, disponível gratuitamente para Chrome, Firefox , Safari e Opera.

A ferramenta tem como principal função analisar números relativos a SEO e apresentá-los para o usuário, permitindo, também, que ele faça comparações entre portais. Após sua instalação, uma barra (ou ícone) aparece no navegador e então é possível dar início às avaliações.

dino divulgador de notícias

O processo é simples, basta visitar a página desejada, acionar a ferramenta e então aguardar os resultados. Entre os itens informados, destacamos os mais relevantes quando se trata do uso de key words e compartilhamento de conteúdo:

PR (PageRank)

Base para o surgimento do algoritmo do Google, o PageRank é uma das variáveis que o site de busca utiliza para classificar o posicionamento das páginas no resultado das pesquisas.

A pontuação varia de 0 a 10 e funciona como um sistema de “votos”, no qual a recomendação do link de uma página feita por outra renderá mais um “ponto” – o que melhora o “rank” e, consequentemente, a posição na lista do Google.

PR Domain

Trata-se do PageRank do domínio da página. Quando você acessa uma página que está “dentro” de um site, o PR indicará o rank da página em questão enquanto o PR Domain, o rank do domínio no geral.

I (Index)

Aponta o número de páginas indexadas pelo Google, Yahoo, MSN, Yandex e Bing.

Links (Backlinks)

O mais importante dos itens, pois é fruto da troca de links entre páginas distintas como intuito de expandir o conteúdo e a discussão sobre o mesmo. Isso gera melhores resultados de busca em sites de pesquisa, uma vez que os algoritmos compreendem que há relevância no material referenciado. Basicamente, um backlink é gerado quando o conteúdo do seu site é “citado” em outro portal por meio de um link que remeta à postagem original.

Além desses indicadores, a ferramenta também apresenta tabelas com as palavras-chave mais utilizadas no site e sua frequência de uso (repetição). A densidade ideal, de acordo com profissionais de SEO, deve ficar entre 3 e 5%. Para fazer o download do SEOquake clique aqui.

Vídeo tutorial (em inglês)

Quer saber tudo sobre SEO e como nós podemos turbinar sua estratégia? Baixe grátis o ebook “DINO & SEO”!

SEO
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]