Revisão de texto: dicas e ferramentas para otimizar o processo

Por DINO 24 de fevereiro de 2022
Revisão de texto: dicas e ferramentas para otimizar o processo

A revisão de texto é uma das mais importantes etapas da produção de conteúdo. Veja neste artigo dicas e ferramentas que vão te auxiliar com esta demanda

A revisão de texto é a última — mas não menos importante —  etapa de uma produção textual. É a lapidação do conteúdo, com a correção de erros e reestruturação do material, visando a melhor qualidade possível. 

E se engana quem pensa que o cuidado com a gramática, o tom de voz e a ortografia são os únicos requisitos para uma boa revisão. É preciso ter a percepção de partes que podem ser melhoradas ou até mesmo apagadas do material. Por conta dos detalhes minuciosos, é necessário ter muita concentração quando for desempenhar essa função. Por isso, foco e organização são fundamentais na vida de um revisor.

O ideal é que a revisão seja feita por outra pessoa, não pelo redator. Porém, em muitos casos, não é isso que acontece. Um dado da pesquisa A Anatomia de um Blog Post mostra que sete em cada dez redatores brasileiros são os responsáveis por revisar os textos que eles próprios produzem. Portanto, a maioria não conta com o auxílio de alguém para fazer o papel de revisor.

E para auxiliar redatores que lapidam o próprio conteúdo — ou até mesmo revisores de fato —, separamos, neste artigo, dicas e ferramentas que vão ajudar a ganhar tempo e melhorar a qualidade da revisão. 

 

Leia o conteúdo em voz alta

Ler o texto em voz alta, apesar de ser uma técnica simples, é muito eficaz. A prática auxilia na percepção de erros que podem passar despercebidos perante aos olhos. A explicação da eficácia da técnica é simples: é muito mais fácil perceber um erro de escrita se a leitura for feita em voz alta. Pode parecer algo ultrapassado, mas a percepção do erro é praticamente instantânea.

 

Entenda a demanda da pauta

A pauta é o guia para a produção de um conteúdo. Ela serve para o redator como um “norte” para produzir o texto — e também para o revisor, para checar se o objetivo foi alcançado. Mesmo que o redator revise o próprio conteúdo, é importante analisar se todos os pontos levantados na pauta foram abordados no material.

Por isso a revisão não deve estar limitada somente a erros ortográficos, mas também ao objetivo central do conteúdo.

 

Coesão e coerência: indispensáveis na revisão de texto

Outro papel fundamental de um revisor é checar se a leitura do texto está fluída. Por isso, é necessário verificar se a mensagem do redator foi transmitida da maneira mais simples e eficaz possível. Se necessário, a estrutura do texto deve ser alterada para tornar a leitura a mais agradável e compreensível.

Um texto sem coerência pode acabar interrompendo a leitura, já que a mensagem pode estar sendo passada de maneira confusa. Com isso, o leitor pode acabar desistindo de chegar até o fim. Já a coesão é fundamental para checar se as ideias colocadas no texto estejam organizadas e com sentido perante a pauta e ao conteúdo num geral.

 

Atenção aos homônimos e parônimos

A língua portuguesa é uma das mais complexas e possui mais de 400 mil palavras. Entre elas, algumas possuem grafia e pronúncia parecidas ou até mesmo iguais, mas os significados são distintos.

No caso das palavras homônimas, têm a mesma pronúncia e em muitos casos a escrita é igual. Por exemplo:

Acento: símbolo gráfico;

Assento: lugar onde se senta.

Já no caso das parônimas, são palavras que não são iguais, mas parecidas. Elas também possuem significados diferentes. Exemplo:

Emergir: mostra-se;

Imergir: mergulhar.

Portanto, muita atenção com essas palavras. Elas podem acabar confundindo e passando despercebidas durante o processo de revisão.

Extra: 3 ferramentas para utilizar na revisão de texto

Agora que você já conhece algumas dicas para otimizar o seu processo de revisão de texto, confira, a seguir, três ferramentas que vão te ajudar a melhorar ainda mais na função.

 

1. Sinônimos

Um velho conhecido dos revisores e redatores é o site Sinônimos. Ele nada mais é do que um dicionário de sinônimos, que te ajuda a mesclar o uso de palavras repetidas, tornando a leitura do texto mais fácil e fluida.

O site também disponibiliza dicionário de palavras, antônimos, além de trazer conteúdos sobre conjugação de verbo e dúvidas gerais de português.

 

2. Dicio

Assim como o item anterior, o Dicio é um dicionário, mas tem seus pontos positivos em relação ao anterior. Além de trazer o significado de todas as palavras em português do Brasil, o Dicio também fornece um dicionário em inglês. E se engana quem pensa que precisará dessa ferramenta só quando for traduzir algum conteúdo. Afinal, é corriqueiro que haja palavras estrangeiras em conteúdos em português. Por isso, na dúvida, consulte o Dicio.

 

3. Recurso de áudio do Word

A terceira ferramenta é um dos editores de texto mais usados no mundo, o Microsoft Word. Seguindo a primeira dica dada aqui no texto, sobre ler em voz alta, o Word pode facilitar ainda mais. Isso porque o software conta com o recurso “Ler em Voz Alta”. 

Basta ativá-lo para que uma voz automática do Word — parecida com a de serviços como Google, Waze e afins — dite o texto. À medida que a leitura é feita, um cursor do Word acompanha a leitura. A eficiência da revisão aumenta significativamente.

 

Conclusão

Na hora de revisar os seus textos, tenha muita atenção. As ferramentas e dicas podem te auxiliar e otimizar o processo, mas estar focado é algo imprescindível nessa função. Portanto, use e abuse das dicas que trouxemos e esteja sempre muito atento na hora de lapidar os seus conteúdos.

Blog Conteúdo
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]