Revisão de texto: dicas e ferramentas para otimizar o processo

Por DINO 24 de fevereiro de 2022
Revisão de texto: dicas e ferramentas para otimizar o processo

A revisão de texto é uma das mais importantes etapas da produção de conteúdo. Veja neste artigo dicas e ferramentas que vão te auxiliar com esta demanda

A revisão de texto é a última — mas não menos importante —  etapa de uma produção textual. É a lapidação do conteúdo, com a correção de erros e reestruturação do material, visando a melhor qualidade possível. 

E se engana quem pensa que o cuidado com a gramática, o tom de voz e a ortografia são os únicos requisitos para uma boa revisão. É preciso ter a percepção de partes que podem ser melhoradas ou até mesmo apagadas do material. Por conta dos detalhes minuciosos, é necessário ter muita concentração quando for desempenhar essa função. Por isso, foco e organização são fundamentais na vida de um revisor.

O ideal é que a revisão seja feita por outra pessoa, não pelo redator. Porém, em muitos casos, não é isso que acontece. Um dado da pesquisa A Anatomia de um Blog Post mostra que sete em cada dez redatores brasileiros são os responsáveis por revisar os textos que eles próprios produzem. Portanto, a maioria não conta com o auxílio de alguém para fazer o papel de revisor.

E para auxiliar redatores que lapidam o próprio conteúdo — ou até mesmo revisores de fato —, separamos, neste artigo, dicas e ferramentas que vão ajudar a ganhar tempo e melhorar a qualidade da revisão. 

 

Leia o conteúdo em voz alta

Ler o texto em voz alta, apesar de ser uma técnica simples, é muito eficaz. A prática auxilia na percepção de erros que podem passar despercebidos perante aos olhos. A explicação da eficácia da técnica é simples: é muito mais fácil perceber um erro de escrita se a leitura for feita em voz alta. Pode parecer algo ultrapassado, mas a percepção do erro é praticamente instantânea.

 

Entenda a demanda da pauta

A pauta é o guia para a produção de um conteúdo. Ela serve para o redator como um “norte” para produzir o texto — e também para o revisor, para checar se o objetivo foi alcançado. Mesmo que o redator revise o próprio conteúdo, é importante analisar se todos os pontos levantados na pauta foram abordados no material.

Por isso a revisão não deve estar limitada somente a erros ortográficos, mas também ao objetivo central do conteúdo.

 

Coesão e coerência: indispensáveis na revisão de texto

Outro papel fundamental de um revisor é checar se a leitura do texto está fluída. Por isso, é necessário verificar se a mensagem do redator foi transmitida da maneira mais simples e eficaz possível. Se necessário, a estrutura do texto deve ser alterada para tornar a leitura a mais agradável e compreensível.

Um texto sem coerência pode acabar interrompendo a leitura, já que a mensagem pode estar sendo passada de maneira confusa. Com isso, o leitor pode acabar desistindo de chegar até o fim. Já a coesão é fundamental para checar se as ideias colocadas no texto estejam organizadas e com sentido perante a pauta e ao conteúdo num geral.

 

Atenção aos homônimos e parônimos

A língua portuguesa é uma das mais complexas e possui mais de 400 mil palavras. Entre elas, algumas possuem grafia e pronúncia parecidas ou até mesmo iguais, mas os significados são distintos.

No caso das palavras homônimas, têm a mesma pronúncia e em muitos casos a escrita é igual. Por exemplo:

Acento: símbolo gráfico;

Assento: lugar onde se senta.

Já no caso das parônimas, são palavras que não são iguais, mas parecidas. Elas também possuem significados diferentes. Exemplo:

Emergir: mostra-se;

Imergir: mergulhar.

Portanto, muita atenção com essas palavras. Elas podem acabar confundindo e passando despercebidas durante o processo de revisão.

Extra: 3 ferramentas para utilizar na revisão de texto

Agora que você já conhece algumas dicas para otimizar o seu processo de revisão de texto, confira, a seguir, três ferramentas que vão te ajudar a melhorar ainda mais na função.

 

1. Sinônimos

Um velho conhecido dos revisores e redatores é o site Sinônimos. Ele nada mais é do que um dicionário de sinônimos, que te ajuda a mesclar o uso de palavras repetidas, tornando a leitura do texto mais fácil e fluida.

O site também disponibiliza dicionário de palavras, antônimos, além de trazer conteúdos sobre conjugação de verbo e dúvidas gerais de português.

 

2. Dicio

Assim como o item anterior, o Dicio é um dicionário, mas tem seus pontos positivos em relação ao anterior. Além de trazer o significado de todas as palavras em português do Brasil, o Dicio também fornece um dicionário em inglês. E se engana quem pensa que precisará dessa ferramenta só quando for traduzir algum conteúdo. Afinal, é corriqueiro que haja palavras estrangeiras em conteúdos em português. Por isso, na dúvida, consulte o Dicio.

 

3. Recurso de áudio do Word

A terceira ferramenta é um dos editores de texto mais usados no mundo, o Microsoft Word. Seguindo a primeira dica dada aqui no texto, sobre ler em voz alta, o Word pode facilitar ainda mais. Isso porque o software conta com o recurso “Ler em Voz Alta”. 

Basta ativá-lo para que uma voz automática do Word — parecida com a de serviços como Google, Waze e afins — dite o texto. À medida que a leitura é feita, um cursor do Word acompanha a leitura. A eficiência da revisão aumenta significativamente.

 

Conclusão

Na hora de revisar os seus textos, tenha muita atenção. As ferramentas e dicas podem te auxiliar e otimizar o processo, mas estar focado é algo imprescindível nessa função. Portanto, use e abuse das dicas que trouxemos e esteja sempre muito atento na hora de lapidar os seus conteúdos.

Blog Conteúdo