Táticas infalíveis para divulgar uma loja online e atrair clientes

Por DINO 15 de julho de 2020
Táticas infalíveis para divulgar uma loja online e atrair clientes

A loja virtual, como o nome já diz, é um local digital onde se pode realizar compras, e normalmente tem cobertura de entrega nacional, o que significa um mar de possibilidades comerciais. Porém a concorrência para atingir o público-alvo é alta. Segundo um estudo realizado pela BigData Corp e PayPal, em 2019 havia cerca de 930 mil sites de comércio eletrônico no Brasil, que faturaram R$1,9 bilhões no mesmo ano, de acordo com a matéria publicada pela InfoMoney.

Então, como destacar-se neste mercado, atrair clientes e consequentemente crescer o faturamento? É sobre isso que falaremos neste post.

Como divulgar uma loja online

Antes de definir os canais de divulgação e ações, é preciso entender os desafios aos quais as lojas virtuais enfrentam diariamente:

1. Ser encontrada: com a grande concorrência, é cada vez mais difícil que o lead encontre a sua loja quando pesquisa pelo seu produto;
  2. Construir credibilidade: mesmo que o lead encontre sua loja, quais garantias ele tem de que é um ambiente confiável?;
  3. Oferecer boa usabilidade: ok, o lead encontrou sua loja e, após pesquisas na internet, concluiu que é uma empresa confiável, mas os filtros de pesquisa não funcionam ou na hora de concluir o pedido ocorre um bug que impede a compra.

Agora que temos em mente as maiores dificuldades, trabalharemos na resolução. Alguns dos pilares mais importantes para uma loja online são o SEO e a programação do site. É preciso investir em uma equipe capaz de manter tudo funcionando corretamente.

Feito isso, o passo seguinte é criar um blog e produzir conteúdos relacionados aos seus produtos. Vale fazer resenhas, contar a história do produto, explorar as questões que ele resolve, dar as melhores dicas de uso e etc. Assim, você terá um canal próprio para contribuir com o SEO e gerar tráfego de qualidade.

Com um blog bem estruturado e com uma produção de conteúdo consistente, a próxima ação é adicionar CTAs (chamadas para ação) para conquistar leads e assim ver sua base de contatos crescer, inclusive para usá-la em campanhas futuras.

Exemplos de CTAs:

• Caixa de inscrição para a newsletter;
  • Banner de oferta da loja;
  • Banner institucional da loja;
  • Pop up de rolagem;
  • Pop up de saída.

Usando as redes sociais a favor das vendas

O Brasil se destaca no volume de usuários ativos em redes sociais, e, segundo o estudo da PagBrasil, em 2020 são 140 milhões de usuários ativos no país. Logo, toda loja virtual deveria estar presente ao menos em uma rede social.

Para escolher qual a rede social ideal, faça uma breve análise do seu público e compare com os estudos de público divulgados pelas próprias empresas de mídia.

O Facebook por exemplo, tem investido no recurso de grupos, e certamente já existem comunidades voltadas aos temas/produtos da sua loja. Então faça parte destas comunidades, como exercício de pesquisa comportamental e até mesmo para divulgar os conteúdos do seu blog.

No Instagram já é possível criar uma loja dentro da rede social e efetuar o checkout sem sair da plataforma, o que pode ser interessante.

Já o YouTube é muito utilizado para publicação de resenhas de produto.

Além das publicações orgânicas (gratuitas), os anúncios patrocinados são muito válidos nas redes sociais.

Expondo sua vitrine virtual no Google Shopping

O Shopping é um recurso do Google que funciona como uma espécie de vitrine virtual, onde os produtos são adicionados através do próprio feed da loja, ou seja, ao clicar nele, o lead é direcionado para a compra na loja.

A grande vantagem é a visibilidade que o Google oferece ao exibir os produtos para o lead.

E no caso de o produto ser patrocinado, ele aparecerá nos resultados de pesquisa independentemente de a loja ter um bom ranqueamento nos resultados da busca. Conforme o exemplo a seguir:

Marketplaces

Como já foi falado, a maior dificuldade de uma loja virtual (especialmente de pequeno porte ou iniciante) é ser encontrada. Os marketplaces auxiliam nessa questão, a exemplo do Mercado Livre, onde qualquer comerciante pode criar uma loja e divulgar seus produtos.

Essa ação traz diversas vantagens, pois ao associar a loja a uma plataforma já conhecida e respeitada, isso contribui para o SEO. Além de poder usufruir de uma infraestrutura tecnológica pronta para uso e integrada ao sistema logístico de envio pelos Correios.

A única desvantagem é que é cobrada uma comissão por cada venda, então deve analisar se isso fará sentido para o seu caso.

Divulgador de Notícias

Tanto para construir credibilidade online quanto para reforçar o SEO a longo prazo, através de backlinks em portais de grande relevância, incluir um divulgador de notícias na estratégia é totalmente válido.

Essa ação complementa a estratégia de assessoria de imprensa e marketing digital através da publicação de notícias corporativas em grandes veículos como Terra, IG e Metrópoles.

Reclame Aqui

Para uma loja online, reputação é tudo. Por isso vale a pena criar uma conta no Reclame Aqui, manter o cadastro atualizado e acompanhar as avaliações recebidas, preocupando-se em resolver prontamente qualquer infortúnio.

Conclusão

O sucesso de uma loja online depende de diversos fatores e a divulgação é um deles. Recursos como redes sociais, anúncios e divulgadores de notícias contribuem para que a loja seja encontrada e, assim, conquiste novos clientes.

O DINO é um divulgador de notícias online com publicação de conteúdos corporativos em grandes portais como Terra, IG, Metrópoles e Mundo do Marketing. Clique e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Empreendedorismo Marketing