As redes sociais revelaram para o meio corporativo que é imprescindível estar conectado e presente para qualquer empresa que deseja se comunicar com seu público-alvo, já que, segundo estudo divulgado pela eMarketer, no segundo semestre de 2016, o número de usuários brasileiros ativos nas redes sociais chegou a 93,2 milhões que já ultrapassa 45% de toda população do país.
Entretanto, diferente do uso pessoal, as empresas que desejam incluir as redes sociais em sua estratégia de comunicação precisam de um planejamento detalhado para alcançar seus objetivos, pois apesar de serem canais indispensáveis, não é tão fácil obter resultados “concretos” de uma hora para outra.
Pois bem, nós do DINO reunimos neste post tudo que você precisa para fazer um planejamento de Social Media completo em 10 etapas.
1) Quais canais minha empresa precisa estar presente?
Segundo a Amanda Bozza, Social Planner do Grupo Comunique-se, um dos erros mais cometidos em um planejamento de social media corporativo está justamente nesta etapa, ela comenta: “Uma coisa que ainda é bastante presente nos planejamentos de social media é a inserção de uma marca em todas as redes que existem, e, geralmente, isso vem do próprio cliente, mas é necessário um estudo de presença. Inclusive a primeira coisa que eu penso é: essa marca precisa estar nas redes sociais? Sempre vale esse questionamento.”, explica.
Ou seja, é preciso primeiro entender em quais mídias seu cliente está presente para definir sua estratégia. Se seu negócio é B2B, provavelmente você deveria focar seu plano de comunicação no LinkedIn pois é uma rede social voltada para o meio corporativo.
Você pode identificar isso com mais facilidade trabalhando pesquisas por e-mail marketing e criando personas.
2) Definir seus objetivos
Nesta etapa é necessário entender o que se quer conseguir com as postagens e conteúdos gerados.
Alguns exemplos de objetivos claros e bem estabelecidos:
De acordo com Amanda, quem quer alcançar bons resultados com um planejamento de Social Media corporativo deve se atentar a esta etapa, comenta a planner: “A coisa mais importante em um planejamento é saber o que se quer com as mídias sociais: venda, tráfego no site, posicionamento de marca. O sucesso em social media depende da definição bem clara das métricas de sucesso. Não adianta fazer um esforço, sem saber o que ele vai resultar para uma marca e como vamos medi-lo.”
3) Definir conceito da marca
Nesta etapa é necessário entender: que papel as redes sociais cumprirão na minha estratégia de marca?
Por exemplo: “As mídias sociais da minha marca servirão para estreitar o relacionamento entre produto e cliente, com engajamento e interação, e paralelamente fazer com que meu público-alvo consuma conteúdo relevante sobre seu cotidiano e tornando minha marca referência no segmento de atuação da empresa.”
4) Diagnóstico
Você que trabalha com Marketing certamente já está familiarizado com uma análise SWOT e vai tirar este passo de letra. Porém, para os que não estão, análise SWOT é basicamente um diagnóstico baseado no ambiente interno (Forças e Fraquezas) e no ambiente externo (mercado que sua empresa está inserida).
SWOT é a sigla dos termos:
Nesta etapa você deve fazer uma análise identificando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças com base em suas mídias sociais e de seus concorrentes. Por exemplo, no diagnóstico de Social Media identificamos algumas oportunidades:
E é nesse momento que você deve discernir como distribuir suas ações, objetivos e conceito, levando em consideração todo seu diagnóstico.
5) Mapeamento de público
Nessa fase do planejamento, você deve mapear e conhecer profundamente o público de sua página, para o Facebook por exemplo, você pode usar a ferramenta Audience Insights que vai te fornecer dados demográficos de toda base de sua fanpage como: Idade, Gênero, Nível Educacional, Cidade, etc.
6) Criação de Persona
Após conhecer mais a fundo o público que já curte sua página – e com base em sua experiência de vendas – é hora de criar uma persona. Essa etapa já é padrão na maioria das estratégias de Marketing Digital e não tem nenhum segredo.
Você deve apenas fazer uma média com todos os dados demográficos estudados e criar uma personagem “fictícia” para direcionar com mais precisão suas ações e conteúdos, aqui está um exemplo:
7) Editorias de conteúdo
Agora é a hora de você definir com base em todos os passos anteriores, quais serão os conteúdos e ações que serão ativados em sua rede social. Por exemplo:
8) Régua de comunicação
Após escolher quais conteúdos serão oferecidos, é o momento de decidir como eles serão distribuídos. Mas como assim? Aqui está um exemplo simples de uma régua de comunicação:
Lembrando que a régua de comunicação deve ser pensada com base em todas as etapas anteriores, não adianta priorizar 35% de conteúdo que seu público não consome.
9) KPI’s
KPI é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de Desempenho. Ou seja, esta etapa é responsável por indicar o desempenho de seu planejamento – se ele está realmente cumprindo os objetivos que você estabeleceu.
Os KPI’s devem ser divididos em dois meios de mensuração:
Aqui está um exemplo:
QUANTITATIVOS:
QUALITATIVOS:
Ou seja, esses serão os parâmetros que indicarão se seu planejamento está funcionando.
10) Plano de relacionamento
Por fim, basta você definir um plano de relacionamento com os clientes e visitantes de sua página. Mas como assim? Veja o exemplo:
Pronto! Seu planejamento de Social Media está concluído. Agora basta ficar atento aos resultados e mensurá-los pelo menos uma vez por mês com base no que foi definido como KPI.
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