As tendências das redes sociais em 2022

Por Jaqueline Sobreira 11 de março de 2022
As tendências das redes sociais em 2022

Saiba quais são as principais tendências nas redes sociais em 2022 e como usá-las para melhorar o engajamento e as vendas do seu negócio

 

Montar uma estratégia de comunicação demanda tempo. Mas, para conseguir atingir as metas, é preciso estar de olho nas novidades. Principalmente nas tendências das redes sociais em 2022. 

Analisar o cenário atual, tanto da economia quanto do comportamento das pessoas online, pode ajudar a dar um norte. Porém, é importante lembrar da seguinte questão: não adianta seguir tendências se elas não conversarem com o seu público-alvo. 

É relevante usar o que está bombando nas redes como um veículo de estratégia que leva a sua mensagem de modo inovador. Lembre-se de que nada adianta usar o mais moderno, sem que o conteúdo tenha relação com o produto ou serviço da empresa

 

Tendência 1: social commerce como ferramenta nas redes sociais em 2022

O mercado pode explorar muito o social commerce nas redes sociais em 2022. A proposta da novidade é ampliar e vender dentro das redes sociais. Ou seja, o usuário irá conseguir comprar através de um único clique via WhatsApp, Instagram e Facebook. 

Essa tecnologia também é conhecida como social shopping. A criação dessa ferramenta aconteceu depois de especialistas perceberem que as vendas online cresceram consideravelmente na pandemia. Em 2020, o valor de vendas online superou mais de 475 milhões de dólares

Atualmente, o instagram já conta com a dinâmica de vitrine, que pode ser configurada rapidamente pelo usuário.

 

Tendência 2: Metaverso

Sem sombra de dúvidas, essa é uma das novidades mais comentadas. O metaverso vem para mudar toda a ideia de lugar e espaço através da tecnologia 3D. 

Muito se fala da Meta, dona do facebook e instagram, que promete ser uma das maiores empresas no mercado do metaverso. Ainda há muito teste sobre a tecnologia, mas a promessa é que a forma de comunicação seja mudada. 

Isso tudo graças a um ambiente virtual onde os usuários terão avatares e poderão ter experiências únicas como reuniões de negócios, shows e festivais.  

 

Tendência 3: vídeos curtos dentro redes sociais em 2022

O tiktok ditou uma tendência no mundo virtual: os vídeos curtos. Com isso, o Instagram criou o famoso reels. A verdade é que os vídeos, sobretudo os rápidos, ganharam espaço no gosto do público, principalmente do brasileiro. 

E essa tendência permanece nas redes sociais em 2022. A forma rápida, fácil e criativa de informar vai continuar sendo bem vista pelos usuários. É possível que venham otimização de tempo, como por exemplo o Tiktok, que aumentou o limite de tempo para 10 minutos

Esse tipo de conteúdo, além de ajudar na humanização de marca, também requer maior tempo para criação. No entanto, o investimento é bem visto pelo algoritmo das redes, que cada vez mais alavanca organicamente o formato. 

 

Tendência 4: Slow content nas redes sociais em 2022

O slow content é uma tendência das redes sociais em 2022. É um movimento que ganhou força depois de especialistas em marketing de conteúdo perceberem a rapidez da informação.

Cada vez mais, o usuário é bombardeado com milhares de informações por hora. Com isso, os usuários cada vez mais foram tendo transtorno de ansiedade. Sobretudo, uma coisa ficou para trás: a qualidade de conteúdo. 

Para frear a má qualidade e diminuir o avanço das fake news, o slow content prega o conteúdo longo para quem realmente está interessado. Por isso, o importante não são os números de acessos ou quantidade de visualizações, mas a qualidade da informação que foi repassada. 

Para o slow content, é preciso ter em mente alguns pilares: 

– Nem todos os conteúdos entram no slow content

– Nem todo usuário tem interesse em conteúdos longos; 

– Requer maior tempo para a produção;

– O conteúdo não tem fim em si. É um capítulo de uma grande história. 

Com isso, a rede social da marca ganha autoridade, responsabilidade e é vista pelo usuário como fonte de informação. Sem dúvida, é importante lembrar que o slow content não é apenas para uma rede social, mas sim uma tendência para todas as redes sociais em 2022. 

 

Tendência 5: User-Generated Content (Conteúdo gerado por usuário)

O objetivo de toda marca ou empresa é aproximar-se do público. Com a pandemia e o isolamento social, as pessoas passaram a ficar mais tempo nas redes sociais. Isso mudou a forma de relacionamento entre consumidores e marcas. 

Com isso, vem uma nova tendência de redes sociais em 2022: conteúdos gerados por usuários. Mesmo ainda não sendo usado, a propensão é que os usuários, lovers da marca ou apenas clientes comecem a produzir conteúdo espontaneamente para as empresas. O propósito é, além de ajudar o conteúdo, aparecer nas redes sociais para conquistar novos seguidores e se sentir “parte” de uma comunidade. 

 

Concluindo…

É importante lembrar que quando usamos a palavra “tendências” queremos dizer que há uma grande propensão e investimento financeiro de que aquela tecnologia bombe no âmbito online. Sabemos que as redes sociais em 2022 podem mudar muito.  Isso porque o comportamento do usuário dita o que pode funcionar ou não. 

Independentemente disso, é importante ressaltar que de nada vale investir em tendências se elas não fizerem sentido e não tiverem um conteúdo que tenha relação com o público-alvo do negócio. 

As tendências devem ser o veículo da mensagem e não a mensagem em si. 

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