Publicidade e notícias corporativas: entenda a diferença

Por Renan Costa 18 de janeiro de 2022
Publicidade e notícias corporativas: entenda a diferença

A informação está cada vez mais acessível através dos meios digitais e sabemos da importância de usar a ferramenta certa para estabelecer um bom plano de comunicação.

É preciso pensar de uma forma estratégica para alcançar os objetivos e usufruir desses meios para obter melhores resultados. 

Com certeza você já pensou em conteúdos publicitários para promover sua empresa. Porém, você sabe o que é uma notícia corporativa? Neste blogpost vou te explicar quais são as diferenças entre publicidade e notícia corporativa, te ajudando a escolher a melhor opção para o seu negócio.

Afinal, qual a diferença entre publicidade e notícia corporativa?

A diferença está em seu objetivo e forma de comunicação. Enquanto na publicidade contamos com uma linguagem persuasiva, na notícia relatamos fatos, sem a necessidade de convencer o leitor sobre algo. 

Dessa forma, a promoção em uma notícia corporativa ocorre de uma maneira natural. Ao relatar as novidades, conquistas e posicionamentos da sua empresa, o interesse poderá surgir no leitor, sem que haja necessidade de aplicar técnicas persuasivas ao longo do texto. 

Isto não significa que uma estratégia seja melhor do que a outra, apenas cumprem papéis e objetivos diferentes.

O que é publicidade?

A publicidade tem o objetivo de tornar algo público para as pessoas, com o objetivo de despertar o desejo de compra nos consumidores, muitas vezes de uma forma apelativa e comercial, estimulando as relações comerciais.

É uma estratégia de marketing desenvolvida para promover um produto, marca ou pessoa, atingir o público alvo e o interesse de compra. 

Falar que a publicidade serve somente para despertar o desejo de compra do público é algo limitado, afinal, se ela está tão ativa no nosso dia a dia, também faz parte das nossas vidas. Por esse motivo, os publicitários estão cada vez mais atentos às tendências e aos comportamentos dos consumidores.

O que é notícia corporativa?

A notícia corporativa tem o objetivo de informar a sociedade sobre fatos em um formato jornalístico e de interesse público com fonte e dados que os comprovem. Sendo sempre imparcial, com o texto é informativo, não opinativo.

É dessa forma que divulgamos no DINO conteúdos verdadeiros, ajudando empresas, marcas e pessoas a ganhar mais credibilidade e visibilidade através de grandes meios de comunicação. Assim, conseguimos um melhor engajamento e tráfego orgânico, fortalecendo a sua marca ou empresa por meio da notícia sobre a sua área de atuação.

Agora que entendemos melhor sobre a notícia corporativa e qual o objetivo dela, precisamos saber sobre a publicidade e qual o impacto que ela tem.

Qual é a melhor estratégia?

Ambos têm a sua relevância para objetivos diferentes.

A publicidade precisa ser desenvolvida por uma equipe criativa e bem preparada para que consiga destacar-se em meio a concorrência. Caso seja bem feita, traz ótimos resultados.

Hoje, por conta do excesso de publicidade, grande parte da população acaba perdendo o interesse em consumi-las. Por isso, algumas empresas optam pelas  notícias corporativas.

Através da veiculação de notícias corporativas é possível informar os leitores de maneira mais completa, ao contrário da publicidade que necessita ser sucinta. Essa estratégia enriquece a população com conteúdos de interesse público e menciona a empresa, marca ou pessoa de uma forma que agregue ao texto veiculado. 

O DINO auxilia exatamente dessa forma, agregando a sua estratégia de marketing e entregando notícias relevantes, verdadeiras e de interesse ao leitor.

DINO

Utilizar um divulgador de notícias como aliado em sua estratégia pode ser uma ótima opção. A exemplo da DINO – maior Agência de Notícias Corporativas do Brasil – onde é possível publicar conteúdo noticioso de marcas e figuras públicas em sites de grande relevância no país.

Conclusão

Após entender melhor sobre esses dois formatos de comunicação, é preciso fazer uma análise sobre onde você está e onde gostaria de chegar, para compreender qual é a melhor estratégia para alcançar o seu objetivo. Vale lembrar que as estratégias não se excluem e podem, inclusive, se complementarem.

 

Assessoria de Imprensa Empreendedorismo Jornalismo Marketing
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]