Personas: você sabe qual é a “cara” do seu público-alvo?

Por DINO 10 de fevereiro de 2017
Personas: você sabe qual é a “cara” do seu público-alvo?

Quem trabalha com Comunicação, Marketing ou Publicidade, em algum momento pode ter ouvido o termo “Buyer Persona”. Este termo tende a ser mais comum no Marketing Digital, pois é o primeiro passo passo para alinhar as temáticas e pautas dos conteúdos numa estratégia de Content Marketing, por exemplo.

Buyer Personas são representações fictícias dos seus clientes “ideais” que, de certo modo, resumem todo seu público-alvo, com base nos dados demográficos, características, comportamento, motivações, principais desafios e seus objetivos.

A criação de personas é fundamental para compreender quem compra seu produto, ou “adere” a sua marca e por quê, assim na hora de se comunicar com seu público, suas estratégias podem ser muito mais efetivas.

O primeiro passo para começar a criar suas personas é: pesquisa. Se você possui uma base de clientes consolidada, é por aí que você deve começar. Enviar um e-mail marketing com uma pesquisa é um bom caminho e é importante não descartar os clientes insatisfeitos – eles podem lhe mostrar o caminho para melhorar e aprimorar seu produto. Outro meio que pode te ajudar na construção de uma persona é uma análise do NPS de sua empresa.

 
dino divulgador de notícias

Mas você deve estar se perguntando, “O que eu preciso perguntar na minha pesquisa?”. As principais questões que devem serem feitas são:

  • NOME DA PERSONA;
  • SEXO;
  • IDADE;
  • CARGO/OCUPAÇÃO;
  • EMPRESA;
  • EDUCAÇÃO;
  • PRINCIPAIS OBJETIVOS;
  • PRINCIPAIS PROBLEMAS/DESAFIOS;
  • COMO MINHA EMPRESA PODE AJUDÁ-LA;
  • PRINCIPAIS TAREFAS;
  • QUEM INFLUENCIA SUAS DECISÕES;
  • QUE TIPO DE INFORMAÇÃO ELA CONSOME E EM QUAIS VEÍCULOS;

Depois de fazer sua pesquisa, é a hora de apurar os resultados e fazer uma média com base nos principais pontos em comuns entre todos seus clientes. Depois disso é só personificar ficticiamente os resultados.

Com sua persona criada, você sabe com quem está dialogando, pode alinhar e direcionar seus conteúdos, expectativas do produto e tomadas de decisões com base no perfil projetado.

Entretanto, é importante ressaltar que persona não é a mesma coisa que público-alvo. A grande diferença entre os termos é que público-alvo é a prospecção de seus compradores de forma generalizada, por exemplo: Homens e Mulheres, de 25 a 43 anos, solteiros, graduação em ensino superior, pertencentes a classe B.

Enquanto personas são representações personificadas e mais detalhadas, por exemplo: João tem 28 anos, é Assessor de Imprensa formado em Relações Públicas e quer expandir seus conhecimentos em Marketing Digital para oferecer a seus clientes soluções mais efetivas, sua principal dificuldade é a falta de tempo devido a grande quantidade de clientes em sua carteira e busca ferramentas que podem tornar seu dia a dia mais prático.

E aí, você já sabe quem compra seu produto e o que ele espera da sua empresa? Se a resposta for não, você já sabe como criar a buyer persona do seu negócio e o sucesso de sua estratégia de comunicação depende muito desta etapa.

Pronto para alinhar sua persona com sua estratégia de marketing de conteúdo? Baixe grátis o ebook “Marketing de Conteúdo: O que é e como funciona” e saiba mais!

Marketing
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]