Os melhores canais de growth hacking marketing para atração

Por DINO 19 de fevereiro de 2021
Os melhores canais de growth hacking marketing para atração

Growth hacking marketing é um termo que vem ganhando espaço na mídia nos últimos anos, e embora não tenha uma tradução oficial na língua portuguesa, pode ser entendido como “alavanca de crescimento no marketing”.

Growth hacking, de forma abrangente, é um processo de experimentação em todo o funil para identificar as formas mais eficientes de desenvolver um negócio. Passando por todos os processos e fluxos de marketing, atendimento, vendas, e pós-vendas. Dentro do aspecto de marketing, funciona da mesma maneira, com priorização de ações de baixo custo/esforço que trazem grandes resultados.

O “pensamento growth” se desenvolve como diferencial estratégico no qual o mercado é cada vez mais competitivo. Assim, quem descobre novos canais de atração e técnicas pouco convencionais consegue “hackear o mercado” e sair na frente da concorrência.

19 Canais de growth hacking marketing para atração

1. Blogs de nicho

Com foco no topo do funil, consiste em escrever conteúdo voltado para o seu nicho de mercado, mas sem o objetivo de conversão. São materiais voltados a informação, entretenimento e lazer.

2. Marketing de Conteúdo

Voltado para todas as etapas do funil, consiste na criação de conteúdos educativos que visam avançar o lead na jornada de compra, com o objetivo de conversão.

dino divulgador de notícias

3. Assessoria de imprensa

Contribuindo também para a construção de autoridade no mercado de atuação, aparecer na imprensa por meio de veículos relevantes e com uma pauta bem elaborada faz com que a marca tenha aumento expressivo nas buscas orgânicas. Isso eleva a audiência do site, favorece o SEO e permite o novo contato com os visitantes pelo remarketing.

4. Relações públicas não convencionais

É uma estratégia indicada para resolver o SAL baixo (taxa de leads gerados pelo marketing, que são aceitos pelo time comercial), por meio de inúmeras possibilidades. Você pode se relacionar com o seu lead da maneira que quiser. Aqui a dica é concentrar esforços para aumentar o ticket médio dos melhores perfis de clientes (account-based marketing), trabalhando com o funil invertido.

A lógica é focar esforços e mais orçamento em menos leads, extremamente qualificados, para vender mais e aumentar o faturamento. Entra nessa conta a comunicação individual com os leads, envio de mimos e atendimento consultivo.

5. Marketing de mecanismo de busca

Algumas dicas para potencializar o SEO:

  • Descobrir termos relacionados às buscas por sua marca e criar anúncios de pesquisa e blogposts com eles;
  • Produzir conteúdos com as palavras-chave que têm alta demanda no Google ads para conquistar posicionamento orgânico;
  • Construir backlinks e criar uma rede de parceiros de conteúdo;
  • Implementar a estratégia skyscraper para duplicar o tráfego orgânico;
  • Pesquisar no LinkedIn os cargos de uma empresa concorrente/de sucesso/de referência. Analisar quais cargos existem na equipe de Marketing. Assim saberá em quais mídias e estratégias eles investem.

6. Anúncios em Display e Ads

Vale a pena testar:

  • Campanha de display voltada ao topo do funil para apresentar a marca a um público potencial;
  • Reimpactar e converter o público com anúncio na rede de pesquisa;
  • Campanha de display voltada ao fundo do funil para visitantes de páginas quentes do site;
  • Campanha de display com banners na caixa de entrada de e-mail para público lookalike.

7. E-mail Marketing

Conhecendo os fluxos de leads e clientes, e mapeando todos os pontos de quebra (espaço entre uma etapa e a próxima), o e-mail é uma ferramenta poderosa para automatizar a comunicação e reduzir perdas. Assim, dedique tempo na estruturação de excelentes réguas de relacionamento para resolver cada quebra do funil.

8. Programa de Afiliados

Movimentando R$ 4 bilhões em 2018, os programas de afiliados têm sido uma importante fonte de receita e canal de aquisição das empresas. O afiliado atua divulgando ofertas, cupons ou link dos e-commerces, e recebe uma comissão pelas vendas geradas.

Existem os programas próprios, a exemplo da Amazon e Magazine Luiza. E as plataformas que intermediam a negociação, como Hotmart, Afilio e Lomadee.

9. Plataformas Existentes

São canais de terceiros onde a audiência não é da marca, mas da plataforma. Como as redes sociais e podcast. São boas para trabalhar na atração e retenção.

10. Marketing Viral

É um meio barato para atingir o público de massa, mas requer criatividade e exposição da marca para surpreender. Nas estratégias B2C pode fazer sentido. Inclusive, existem agências especializadas na produção de conteúdos virais.

11. Mídia Offline

Além do uso conhecido para apresentar a marca no estágio inicial da jornada do consumidor, as mídias offline também funcionam para o fundo do funil, quando utilizadas de forma sagaz, como é o caso nos pontos de venda presenciais.

12. Engenharia como Marketing

Consiste em fornecer valor para o lead e, em troca, ele fornece ainda mais para a empresa. Faça o lead falar sobre os problemas, a empresa, a relação dele com o que a sua empresa vende, pergunte questões que qualificam ele como um ICP.

Esta tática é comum em ferramentas de diagnóstico, calculadoras de qualquer coisa, quiz, testes, entre outros. Um bom exemplo é esta Auditoria de Google Analytics.

13. Desenvolvimento de Negócios

É uma parceria entre marcas de qualquer segmento para criar um novo produto/serviço e ambas lucram com isso. Um bom exemplo é a união da barbearia Corleone com a New Balance para criação de um produto exclusivo.

14. Comercial

SDR ou pré-vendedor é um profissional responsável pela prospecção ativa de novos leads. Sua função consiste em encontrar os potenciais clientes mais interessantes e repassar para o atendimento dos vendedores.

15. Mostras e Feiras

Consiste em comprar espaços que promovam a melhor exposição da marca, interação e geração de leads segmentados de acordo com os objetivos de negócio da empresa.

16. Eventos Offline

Aproveitar a sede da empresa para realizar minieventos e meetups abertos ao mercado. Atrair leads com interesse, captar contatos, promover networking e posicionar-se como referência em determinados temas.

17. Palestras

Eleger um representante da marca para que apresente palestras em locais de interesse, como empresas, eventos e instituições de ensino. Isso fortalece o posicionamento como referência em determinado assunto, e também facilita a geração de contatos.

18. Comunidades

Gerir e alimentar um grupo com pessoas interessadas nos temas relevantes da empresa, assim como participar ativamente de comunidades em destaque no mercado, é uma forma de estar por dentro das discussões em alta e concentrar audiência qualificada.

19. Marketplace

É um canal importante para a expansão comercial de produtos (obviamente), e também de serviços, a exemplo do MercadoLivre e GetNinjas.

Conclusão

O growth hacking marketing surgiu como forma de evolução natural para expandir resultados utilizando-se de meios ainda pouco habitados. No texto, elencamos 19 canais de atração que, trabalhados corretamente, e em conjunto, têm grandes chances de alavancar todas as empresas.

DINO é a Agência de Notícias Corporativas que ajuda marcas a alcançarem seus objetivos de marketing e comunicação. Clique e saiba como podemos te ajudar.

Marketing
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]