Entenda o que é o TikTok e como usá-lo na sua empresa

Por DINO 12 de dezembro de 2019
Entenda o que é o TikTok e como usá-lo na sua empresa

Com a média de 150 minutos gastos em redes sociais, por dia, o Brasil figura no segundo lugar do ranking de países que mais consomem esse tipo de produto. Não à toa, as empresas estão mais e mais inseridas nesse tipo de tática para atrair, reter e se relacionar com o seu público-alvo.

E, no dinamismo da era digital, é fundamental ter um olhar atento às grandes tendências do setor. Como é o caso do fenômeno chamado TikTok, uma rede social que se tornou febre no mundo inteiro, e com potencial para se tornar uma ferramenta de inovação nas campanhas de marketing.

O que é o TikTok?

O TikTok cresceu significativamente após a fusão com o antigo Musical.ly, em agosto de 2018. Seu aplicativo já é mais baixado do que o Facebook e o Instagram e o Facebook, nos Estados Unidos. No mundo, mais de 1,5 bilhão de usuários interagem na rede social.

A febre é tanta que muitos pontos turísticos e religiosos — como algumas mesquitas, na Índia — proibiram as pessoas de fazerem uso do TikTok no local. Tudo porque a ideia do aplicativo consiste na criação de vídeos curtos (entre 15 e 60 segundos de duração) que as pessoas usam para diferentes conteúdos, como:

• dublagens de músicas;
  • coreografias;
  • esquetes;
  • recursos de filtros e efeitos especiais.

No geral, o tom de humor se espalha pelos usuários mais seguidos e nas postagens mais populares. E, assim como qualquer outra rede social, os usuários podem interagir e compartilhar as publicações.

Como acessá-lo?

Disponível para Android e iOS, o acesso ao TikTok é feito a partir de um cadastro. O usuário pode optar por fazê-lo com seu e-mail ou por meio do perfil no Google ou em outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter.

Por que usar o TikTok nas ações de marketing?

Só pelo número atual de usuários, o TikTok já desperta o interesse de qualquer empresa. Afinal, pode ser a oportunidade de impactar a sua audiência em uma rede social ainda pouco explorada no país.

Diferentemente de outras regiões do mundo, onde o TikTok marca presença massiva no dia a dia das pessoas. Na China, por exemplo, um terço da população faz uso do aplicativo — que, por lá, é conhecido como Duyin.

Além disso, os recentes resultados da rede social tem inspirado as organizações a investirem em novas estratégias por meio do TikTok. Por exemplo:

• 500 milhões de usuários ativos no mundo;
  • terceiro aplicativo mais baixado do mundo em 2019 (e o mais baixado da Apple Store);
  • 41% dos usuários têm faixa etária entre 16 e 24 anos;
  • proporção de 56% de usuários homens e 44% de mulheres;
  • as pessoas passam, em média, 52 minutos por dia navegando pelo TikTok;
  • mais de um bilhão de vídeos são vistos todos os dias.

Usar essa “fábrica de memes”, portanto, pode ser uma maneira diferenciada de aproximar-se do seu consumidor em potencial e impulsionar a sua marca em uma rede social de potencial elevado.

Como usar o TikTok nas empresas?

Embora a rede social não faça uso das tradicionais ferramentas de impulsionamento de propaganda e, tampouco, de anúncios gráficos, é possível beneficiar-se da popularidade do TikTok.

Afinal, criando um canal de marketing para a sua empresa, o conteúdo relevante e alinhado ao perfil do seu público ajuda a propagar o alcance de sua marca.

Atualmente, grandes empresas estão investindo nas campanhas via TikTok de maneiras distintas. Uma delas é a realização de desafios e concursos nos quais os usuários compartilham os seus vídeos, seguindo as regras delimitadas, e contribuindo para a geração de conteúdo que podem viralizar.

Além disso, o uso de hashtags também é permitido, no TikTok, o que garante um direcionamento específico para a audiência que a sua empresa pretende impactar.

Um exemplo recente disso foi mostrado pela marca Guess. Com a hashtag de sua campanha #InMyDenim, os usuários participaram de um desafio em que deveriam usar o jeans da empresa em seus vídeos.

No Brasil, a cantora Anitta já usou a rede social para a divulgação do seu mais recente álbum, “Kisses”.

O uso de influenciadores digitais também tem crescido bastante. Aqui, o TikTok já se assemelha bastante às táticas de redes sociais usadas tradicionalmente para a divulgação de produtos ou serviços com base na influência dessas personalidades.

O que esperar para o futuro?

Todo futuro é incerto no que diz respeito às tendências tecnológicas. Basta lembrar-se do Snapchat ou do Vine, que surgiram como grandes concorrentes do Instagram e YouTube, respectivamente, mas perderam relevância com o tempo.

No entanto, o boom inicial causado pelo TikTok já permite que as empresas — independentemente do seu porte ou ramo de atuação — peguem carona nessa tendência para divulgar a sua marca de maneira criativa, bem-humorada e alinhada ao perfil de sua audiência.

Ao aplicativo, em si, a consolidação como uma rede social duradoura convém a busca contínua por inovação. O que também envolve um planejamento efetivo para tornar a plataforma favorável ao marketing.

Se o presente revela uma coisa, entretanto, é que as empresas poderiam investir, já, em novas ideias para fazer barulho ao estardalhaço que o tikTok tem causado entre as redes sociais.

Takeaways

O TikTok é uma rede social de rápido crescimento no mundo todo, com já com 1,5 bilhão de usuários. Permite fazer vídeos de 15 e 60 segundos — e pode representar uma grande oportunidade para as marcas.