Notícia como ferramenta de marketing digital

Por DINO 31 de maio de 2022
Notícia como ferramenta de marketing digital

A notícia pode ser uma ferramenta interessante em uma estratégia de marketing. Com a estratégia correta, é possível conseguir potenciais clientes por meio de publicação na imprensa

Quando pensamos no termo notícia que significa difundir informações sobre algum assunto, ou acontecimento de interesse público pelos veículos midiáticos e canais de comunicação, é natural assimilarmos diretamente este instrumento comunicativo à assessoria de imprensa (RP) ou a um jornalista. A presença na mídia está diretamente ligada a estes dois profissionais, mas não de forma exclusiva. Afinal de contas, também é possível conseguir ter visibilidade online por outros meios, como o uso de uma agência de notícias, por exemplo, que pode ser contratada para uma estratégia para utilizar a notícia como instrumento de marketing digital.

Ou seja, o marketing também pode — e deve — utilizar a notícia como um instrumento complementar de suas estratégias de comunicação. O Inbound Marketing, por exemplo, tem como um de seus principais recursos para a atração e conversão de leads a produção de conteúdo relevante. Em outras palavras, o Marketing de Conteúdo. Essa técnica, por sua vez, consiste basicamente em oferecer conteúdo informativo ao público em troca de suas informações, consequentemente fazer com que ele se qualifique e opte por seu produto num processo de compra.

Canais para divulgação da notícia

O blog é um canal fundamental para divulgação dos conteúdos, entretanto, não deve ser o único. Conteúdos destinados para o blog, devem ser apenas uma parcela de todo conteúdo produzido, tangenciando os materiais mais densos, que são a verdadeira fonte de leads e conversões: Ebooks e Infográficos, por exemplo.

Outros meios de propagação destes conteúdos devem ser pensados e incluídos na estratégia, como as mídias sociais e até mesmo os portais de notícias e veículos de mídia online. E é neste momento que a notícia se torna uma poderosa ferramenta para propagação, agregando valor e credibilidade aos materiais, pois como o próprio Rodrigo Azevedo (fundador do Dino) comenta em uma de suas palestras sobre Digital PR: “Tem mais valor aquilo que falam sobre você do que o que você fala sobre si mesmo” – e realmente isso faz sentido, afinal uma “autopromoção” não conduz o cliente a confiar em sua marca ou produto.

Criando autoridade por meio de notícias

Em um breve exemplo disso, você compraria um carro só por que a marca se auto-afirma a melhor do mercado? Provavelmente não. O público tende a pesquisar e buscar informações de outras pessoas e veículos influentes que já tiveram alguma experiência com o produto e têm autoridade para avaliá-lo, e geralmente portais, sites e agências de notícias são ótimas fontes de informação.

E você já considerou que, como profissional de marketing, é muito importante incluir estes canais de mídia em sua estratégia de marketing de conteúdo? Por exemplo, se sua empresa oferece alguma solução digital para PME’s, é muito provável que o público que você procura leia o Valor Econômico, que possui grande notoriedade em relação ao assunto negócios e economia e recebe milhões de visitas mensais de leitores interessados neste assunto. O que isso significa? Que pode ser um local com grande concentração do seu público-alvo, e ideal para você divulgar seus conteúdos e conduzi-los ao seu site, o que já impulsiona seus meios de aquisição de leads.

Resumidamente, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que provém conteúdo relevante para atração do público e portais, sites e agências de notícias são ambientes com grande concentração de conteúdo relevante e público que se interessa por essas informações, ou seja, sabendo disso você não vai ficar esperando as pessoas visitarem seu blog por livre e espontânea vontade, não é mesmo?

Como começar minha estratégia de notícia como ferramenta de marketing

Primeiro você deve planejar uma divulgação dos conteúdos respeitando seu funil (Aprendizado e descoberta>Reconhecimento do problema>Consideração da solução>Decisão de compra) e alinhá-los aos ambientes editoriais que abrangem o assunto do seu conteúdo. E lembre-se que para ser uma notícia, o conteúdo precisa ser de interesse público e sem autopromoção.

Emplacar com agência de notícias

O Dino é uma agência de notícias corporativas, que viabiliza a publicação de notícias na mídia online. A rede de parceiros do Dino é composta por mais de 300 sites, dentre eles portais de relevância e de grande audiência nacional, além de também ter parceiros com forte audiência local, o que pode ser interessante em algumas estratégias de divulgação.

A agência de notícias corporativas Dino ainda possibilita segmentar os conteúdos em até 5 editorias nas mais de 145 disponíveis, como Arte e Entretenimento, Negócios, Indústrias, Veículos, Saúde, Tecnologia, etc. Isso garante que sua notícia só será distribuída para sites que realmente são influentes no assunto de seu texto e com isso, uma potencial conversão por meio da notícia tende a gerar leads qualificados para o seu negócio.

Assessoria de Imprensa Blog Jornalismo Marketing