Marketing pessoal aplicado a empresas

Por DINO 11 de novembro de 2013
Marketing pessoal aplicado a empresas

Toda empresa possui história, missão, visão e valores que guiam suas diretrizes e política de conduta na corporação. Essas diretrizes muitas vezes se tornam parte da filosofia que gere a rotina da empresa, e está intimamente ligada a cultura que rege e que guia os colaboradores. Essa cultura invariavelmente cria parte da imagem que o público consumidor associa à empresa.  E você, sabe qual imagem sua empresa deixa na lembrança do público alvo consumidor?

O marketing pessoal está ligado à imagem que você deixa na lembrança do público. De forma simples, a identidade da empresa é o que você escolhe transmitir, é a imagem que fica na lembrança do consumidor. A imagem da sua empresa não vai se formar sozinha e o marketing pessoal pode ser aplicado para empresas em busca da construção de uma reputação que leve a um retorno maior em vendas. Algumas dicas podem ajudar a construir uma imagem forte e positiva, além de destacar sua empresa no mercado:

Comunique-se bem. Preze pela clareza das informações e pela transparência na relação que você constrói com o consumidor.

Não engane. Não faça promessas que não pode cumprir e não se proponha a fazer algo que esteja além do posicionamento que você almeja para seu negócio.

Atenção com a sua postura. A empresa deve saber se posicionar diante de críticas assim como de elogios. Esteja aberta a escutar e apto a fazer mudanças quando estas se fizerem necessárias.

Seja relevante. Torne-se referência por excelência na área que atua. Procure conquistar boas avaliações que incentivem a recomendação boca a boca. É o marketing com melhor retorno e menor custo.

Cuide do pós venda. Procure manter um padrão de qualidade no produto que vende ou serviço que presta e busque um feedback com o seu público consumidor.

Saiba escutar o que o seu público tem a lhe dizer e esteja disposto a ser flexível para resolver um problema. O consumidor que compra uma vez e fica insatisfeito dificilmente volta a comprar, lembre-se  também de que é muito mais caro conquistar um consumidor novo do que manter o que você já conquistou. Em muitas empresas, é comum que cerca de 80% do faturamento venha de clientes recorrentes, que já estão acostumados a comprar com elas e apenas 20% venha de clientes novos (“Princípio 80/20” de Pareto). Em resumo, um bom relacionamento deixará você cada vez mais próximo do sucesso.

Você sabe quais são os primeiros passos para sair na mídia? Baixe grátis o ebook “O que o jornalista espera como notícia de sua empresa?”