Mesmo em tempos de crise, o mercado de educação permanece crescente no Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE e divulgada pelo G1, entre 2013 e 2017 houve um aumento de 37,5% no número de empresas com atividades ligadas à educação. Este número pode ser visto como reflexo do interesse pela qualificação profissional em diversas áreas, aprendizado de idiomas (cada vez mais solicitado no mercado de trabalho) e até mesmo na prática de habilidades para fins recreativos, como aulas de música.
Para o futuro, espera-se manter o ritmo crescente, a exemplo da fatia de mercado onde está a modalidade de ensino a distância (EAD). É o que diz a pesquisa realizada pela Sagah e divulgada pela Sambatech afirmando que em 2023 haverá mais alunos matriculados em cursos de EAD do que em cursos presenciais.
Com um mar de oportunidades e alta concorrência, como diferenciar-se neste mercado, construir autoridade e, consequentemente, captar leads para instituições de ensino? É sobre isso que falaremos neste post.
O primeiro passo é entender o que faz um aluno escolher a sua instituição de ensino, e não qualquer outra. Quais são os elementos a trabalhar em uma escola para torná-la desejável?
São itens básicos que precisam ser conquistados e mantidos. Só assim o marketing irá funcionar, ressaltando o que a escola construiu de bom e seus pontos fortes.
Além dos itens básicos, dos indicadores do MEC e de outros órgãos oficiais que avaliam a qualidade de ensino, as plataformas digitais Reclame Aqui e Google Business são amplamente utilizadas pelos clientes de qualquer empresa, inclusive instituições de ensino, para expressar sua opinião, positiva ou não, sobre diversas interações.
Por isso, vale a pena manter a página da escola atualizada nestas plataformas, e acompanhar as novas avaliações, resolvendo os problemas o mais rápido possível.
Aqui ressaltamos as ações que podem comprovar e construir a imagem de que a sua escola é a melhor do ramo. Assim como criar relacionamento com os futuros alunos.
Desenvolver projetos internos, criar um podcast sobre carreira, trabalhar com assessoria de imprensa, promover feiras e eventos são alguns dos exemplos interessantes para o marketing educacional.
Para cursos segmentados e de curta à média duração funciona muito bem a fórmula de lançamento, uma metodologia de marketing que promete trazer 1 ano de vendas em 7 dias.
Para os cursos de longa duração, o aluno muitas vezes sonha em estudar em determinado local devido a todas as interações que teve com a instituição ao longo de sua vida. Nestes casos, a assessoria de imprensa, relações públicas e marketing de conteúdo são muito importantes para alcançar a visibilidade do público-alvo e construir relacionamento.
Como complemento às estratégias citadas no decorrer do texto, o marketing digital – incluso em muitas delas, aparece como poderoso aliado, uma vez que as buscas online já estão enraizadas nas novas gerações.
Portanto, investir em SEO, manter o site atualizado, produzir conteúdos ricos e alimentar o blog com textos relevantes têm extrema importância para conquistar leads e, assim, ver sua base de contatos crescer para usá-la em campanhas de matrículas futuras.
A captação de leads é uma das partes finais no processo comercial das instituições de ensino. Antes disso é preciso construir autoridade para ser vista como uma empresa confiável, estar presente na rotina do público-alvo e relacionar-se com ele. Deste modo, será possível superar a concorrência com o elemento principal da disputa dentro do mercado de educação: número de matrículas.
O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.
Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.
Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]
Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]