Marketing educacional para construir autoridade e atrair leads

Por DINO 27 de julho de 2020
Marketing educacional para construir autoridade e atrair leads

Mesmo em tempos de crise, o mercado de educação permanece crescente no Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE e divulgada pelo G1, entre 2013 e 2017 houve um aumento de 37,5% no número de empresas com atividades ligadas à educação. Este número pode ser visto como reflexo do interesse pela qualificação profissional em diversas áreas, aprendizado de idiomas (cada vez mais solicitado no mercado de trabalho) e até mesmo na prática de habilidades para fins recreativos, como aulas de música.

Para o futuro, espera-se manter o ritmo crescente, a exemplo da fatia de mercado onde está a modalidade de ensino a distância (EAD). É o que diz a pesquisa realizada pela Sagah e divulgada pela Sambatech afirmando que em 2023 haverá mais alunos matriculados em cursos de EAD do que em cursos presenciais.

Com um mar de oportunidades e alta concorrência, como diferenciar-se neste mercado, construir autoridade e, consequentemente, captar leads para instituições de ensino? É sobre isso que falaremos neste post.

Como superar a concorrência no mercado de educação

O primeiro passo é entender o que faz um aluno escolher a sua instituição de ensino, e não qualquer outra. Quais são os elementos a trabalhar em uma escola para torná-la desejável?

Certificações em dia e qualidade do ensino comprovada

São itens básicos que precisam ser conquistados e mantidos. Só assim o marketing irá funcionar, ressaltando o que a escola construiu de bom e seus pontos fortes.

Reputação no marketing educacional

Além dos itens básicos, dos indicadores do MEC e de outros órgãos oficiais que avaliam a qualidade de ensino, as plataformas digitais Reclame Aqui e Google Business são amplamente utilizadas pelos clientes de qualquer empresa, inclusive instituições de ensino, para expressar sua opinião, positiva ou não, sobre diversas interações.

Por isso, vale a pena manter a página da escola atualizada nestas plataformas, e acompanhar as novas avaliações, resolvendo os problemas o mais rápido possível.

Autoridade, visibilidade e relacionamento

Aqui ressaltamos as ações que podem comprovar e construir a imagem de que a sua escola é a melhor do ramo. Assim como criar relacionamento com os futuros alunos.

Desenvolver projetos internos, criar um podcast sobre carreira, trabalhar com assessoria de imprensa, promover feiras e eventos são alguns dos exemplos interessantes para o marketing educacional.

Para cursos segmentados e de curta à média duração funciona muito bem a fórmula de lançamento, uma metodologia de marketing que promete trazer 1 ano de vendas em 7 dias.

Para os cursos de longa duração, o aluno muitas vezes sonha em estudar em determinado local devido a todas as interações que teve com a instituição ao longo de sua vida. Nestes casos, a assessoria de imprensa, relações públicas e marketing de conteúdo são muito importantes para alcançar a visibilidade do público-alvo e construir relacionamento.

Marketing digital para instituições de ensino: indispensável

Como complemento às estratégias citadas no decorrer do texto, o marketing digital – incluso em muitas delas, aparece como poderoso aliado, uma vez que as buscas online já estão enraizadas nas novas gerações.

Portanto, investir em SEO, manter o site atualizado, produzir conteúdos ricos e alimentar o blog com textos relevantes têm extrema importância para conquistar leads e, assim, ver sua base de contatos crescer para usá-la em campanhas de matrículas futuras.

Conclusão

A captação de leads é uma das partes finais no processo comercial das instituições de ensino. Antes disso é preciso construir autoridade para ser vista como uma empresa confiável, estar presente na rotina do público-alvo e relacionar-se com ele. Deste modo, será possível superar a concorrência com o elemento principal da disputa dentro do mercado de educação: número de matrículas.

DINO é uma Agência de Notícias Corporativas com publicação em grandes portais como Terra, IG, Metrópoles e Mundo do Marketing. Clique e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Assessoria de Imprensa Marketing