Os 6 maiores erros de marketing digital que uma empresa pode cometer

Por DINO 26 de agosto de 2020
Os 6 maiores erros de marketing digital que uma empresa pode cometer

Estar presente na internet exige planejamento para que a empresa possa se posicionar adequadamente e tenha retorno com as estratégias adotadas. O problema é que nem sempre isso acontece e vemos os mesmos erros se repetirem no marketing digital.

No passado, o raciocínio de ‘tentativa e erro’ era justificável, pois se tratava de uma realidade nova. Porém, hoje em dia não é mais necessário que uma organização tenha que errar para aprender. É possível utilizar os estudos e cases do mercado para entender o que outras marcas já fizeram e, assim, reduzir as chances de falha.

Em parceria com Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org, falaremos sobre os principais erros no marketing digital e como evitá-los

1. Esquecer de mensurar o tráfego orgânico

Depois de fazer as estratégias é preciso saber quais delas geram resultados. Se a ideia é vender bolsas esportivas e, para isso, apostou em um post no Facebook divulgando o produto e em um artigo no blog com o CTA direcionando para a página, precisa saber se as ações foram efetivas.

dino divulgador de notícias

Se não medir qual está gerando mais conversões e se realmente está chegando ao patamar esperado, a possibilidade de, no futuro, reproduzir uma estratégia que não dá bons resultados é grande.

2. Deixar o site da empresa de lado

Um dos erros de marketing digital mais comum é investir em canais terceiros para divulgar a empresa e esquecer do seu próprio.

O site precisa ser completo, bem estruturado e permitir que a pessoa conheça a empresa com as informações nele presentes. Vamos supor que tenha uma consultoria, mas na página da empresa não fique claro que tipo de serviços oferece. Se o cliente estiver buscando por uma consultoria financeira e não souber se encontrou uma empresa que presta esse serviço, irá buscar a concorrência.

3. Não definir as personas

A melhor maneira de falar com o seu público no meio virtual é com um conteúdo direcionado, e para isso é preciso saber quem ele é.

Um dos erros é deixar de pesquisar quem são os clientes, entender as suas necessidades e principais dores. Sem essas informações, dificilmente conseguirá chegar a eles, já que não haverá uma identificação com o conteúdo produzido e, como consequência, perde-se leads e vendas.

4. Desconhecer a jornada do cliente

É necessário saber quais são os passos que o cliente segue para que seja estabelecida a jornada de compra. Ela pode ser dividida em três etapas:

Descoberta do problema > Reconhecimento do problema > Decisão de compra

Para que entenda melhor, vamos falar sobre seguro auto. O cliente compra um carro e sempre ouve falar que o seguro auto é necessário. Ele ainda está descobrindo o problema, pois não possui essa proteção. Na sequência, ele começa a pesquisar e descobre os benefícios de ter o seguro auto e como isso pode ajudar.

Na última etapa já está pronto para fazer a compra, entendeu como funciona, começa a buscar pelas seguradoras de carro mais confiáveis e pesquisar os melhores preços.

Se uma oferta de aquisição for feita na primeira etapa, a chance de ser recusada é grande. Já se ocorrer no momento certo, a venda é quase garantida.

5. Não produzir conteúdo

Para que a estratégia de Inbound Marketing possa ocorrer é preciso que a empresa produza o seu próprio conteúdo, pois dessa maneira terá mais um atrativo aos clientes além de manter o relacionamento com eles.

Se não quer cometer erros de marketing digital, invista em um conteúdo direcionado para a sua persona, que converse com ela e seja periódico. Essa é uma das melhores maneiras de garantir visitas orgânicas e ficar bem posicionado nos mecanismos de buscas.

6. Trabalhar os leads de forma errada

Comprar leads é um dos maiores erros que se pode cometer, afinal, raramente as listas vendidas correspondem ao público que se pretende atingir. Além disso, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) esta prática passa a ser ilegal.

Se fizer isso, por exemplo, apostando na venda de pneus para carros usando o e-mail marketing pode ter um resultado muito ruim. A comunicação pode chegar para quem não possui carro e seria dinheiro jogado fora.

Conclusão

O marketing digital possibilita uma infinidade de estratégias para sua empresa e tantas outras. Por isso, busque casos de sucesso e inspire-se nas campanhas bem-sucedidas no mercado. Desenvolver métodos para a análise das próprias ações tem extrema importância neste caso. Dessa forma, saberá quais campanhas tiveram mais resultados e assim poderá replicar as melhores práticas visando ações mais efetivas.

DINO é uma Agência de Notícias Corporativas com publicação em grandes portais como Terra, IG, Metrópoles e Mundo do Marketing. Clique e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Marketing
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]