Lições de marketing do BBB 21

Por DINO 12 de fevereiro de 2021
Lições de marketing do BBB 21

Lançada em 2002, Big Brother Brasil é uma marca presente no imaginário popular e causa comoção todos os anos. O programa, que estava sofrendo queda de audiência, ao chegar na 20ª edição em 2020, reinventou-se e passou a recrutar figuras públicas no elenco para contracenarem com a outra metade da casa – povoada com pessoas “anônimas”. A reformulação fez tanto sucesso que, em 2021, o programa repetiu a fórmula e segue batendo recordes de audiência.

Há quem goste e há quem vire os olhos para o formato do programa, mas fato é que podemos aprender valiosas lições de marketing com essa marca que faz tanto sucesso.

Confira os insights que separamos para aplicar na sua empresa!

Insights do BBB 21 para o marketing

Não é raro lermos críticas e notas de repúdio ao BBB, especialmente na internet. Mas apesar de algum feedback negativo, por que o programa polêmico continua batendo recordes de audiência, ocupando a lista de assuntos mais falados nas redes sociais e colocando anunciantes milionários na lista de espera? Porque ele soube se adaptar às demandas da sociedade. E como isso aconteceu?

Adaptação ao público-alvo

Com a queda de audiência, o programa se viu obrigado a buscar novas formas de atrair o público. Em paralelo, o marketing de influência teve um crescimento exponencial no Brasil. Para ter uma ideia, em pesquisa realizada em 2018, 91% dos millennials afirmaram confiar nas avaliações online tanto quanto nos amigos e na família.

A adição de celebridades atraiu então o público jovem, que nem era nascido na primeira edição, e reativou o interesse de quem não assistia mais TV, expandindo a audiência do programa. Vale apontar também a nova linguagem visual que utiliza de memes e signos familiares ao público digital.

dino divulgador de notícias

Storytelling

Mesmo sendo um reality show sem roteiro, há um direcionamento das narrativas a partir da escolha dos personagens/elenco. Uma vez que o show são eles. Assim, o fato de o programa ter selecionado pessoas ligadas às pautas atuais da sociedade, como militância, cancelamento e diversidade, inicia conversas relevantes dentro e fora do programa. Ou seja, reflete a nossa sociedade e o público se identifica com a história.

Engajamento

Com uma boa história e elenco envolvente, é difícil se manter imparcial. E no caso do BBB, o espectador é parte crucial na tomada de decisões. O programa sempre foi transmídia, contando com a votação do público e, mais recentemente, atendendo a pedidos pelas redes sociais.

Antes mesmo da edição atual ir ao ar, Boninho (diretor) avisou em suas redes sociais que iria repetir o formato do ano anterior com famosos, e abriu um diálogo com o público para adivinharem quem seriam os participantes. Trabalhar a expectativa do público foi suficiente para gerar buzz até o início do programa.

Outra forma de engajamento é o CAT BBB – quadro humorístico apresentado por Rafael Portugal que responde perguntas dos espectadores. Nele são exibidas mensagens de anônimos e também prova social de celebridades que assistem ao reality, contribuindo para a força da marca.

Conclusão

Com fila de patrocinadores, recordes de audiência e milhões de brasileiros engajados, a marca Big Brother Brasil se renova e mantém-se forte, pois soube se adaptar ao público, produzir narrativas envolventes e engajar. Assim, mesmo aqueles que evitam falar do assunto, são impactados com tanta frequência que acabam se rendendo ao programa por curiosidade.

DINO é a Agência de Notícias Corporativas que ajuda marcas a alcançarem seus objetivos de marketing e comunicação. Clique e saiba como podemos te ajudar.

Marketing
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]