Para uma marca obter sucesso ela precisa, além de prestar um serviço e atender as necessidades de seus clientes, expandir o seu alcance e ser reconhecida. Portanto, uma identidade visual corporativa é de grande importância para uma empresa. Pois através dela será possível estabelecer uma conexão com o público-alvo.
Em parceria com o Anatolii Riabyi, especialista de marketing da Logaster – serviço online para criação de marcas, vamos falar sobre o design corporativo, seus elementos e os métodos de criação.
Identidade visual corporativa se trata do visual da marca, criado para atrair a atenção, aumentar o reconhecimento e identificar a empresa no contexto do mercado altamente competitivo.
Para que serve o design corporativo? A seguir, listamos suas principais funções:
Os elementos da identidade visual corporativa incluem uma grande lista de atributos. Listaremos aqui somente os principais, que nenhuma empresa pode se dar ao luxo de negar.
Este é um elemento de texto da identidade corporativa. O nome, juntamente com o slogan, é um reflexo conciso dos objetivos da sua empresa. O nome da marca deve ser único, fácil de lembrar, de ler e pronunciar. Se você planeja promover o um negócio no mercado internacional, verifique se o nome soa correto e sem ambiguidade nos principais idiomas.
Se o nome for o principal elemento de texto da identidade corporativa, o logotipo será o principal elemento gráfico. Ele cria uma imagem visual da marca para atrair uma audiência. O logo é usado em todos os componentes do design corporativo: do papel timbrado ao site da empresa.
Experimentos científicos comprovaram que as cores afetam a percepção. Uma das tarefas da marca ao desenvolver uma identidade corporativa, consiste em escolher uma combinação harmoniosa de tons que traduza a principal mensagem da empresa.
Vamos conferir um bom exemplo da criação de elementos visuais corporativos de sucesso, realizada pela marca Kallo, uma pequena empresa britânica fabricante de produtos naturais. Saudável e saboroso – a marca enfatiza estas principais qualidades do produto. O pássaro no logo enfatiza a conexão com a natureza. O estilo especial dos desenhos na embalagem simboliza que uma dieta saudável não é chata. Você pode cuidar de sua dieta enquanto desfruta de um alimento delicioso. Há um duplo significado por trás dos desenhos temáticos: eles denotam o principal ingrediente do produto.
Se você encontrar um excelente especialista (ou empresa), o resultado será uma identidade visual corporativa única e perfeitamente pensada. Contudo, esta é a maneira mais cara. Nem todas as empresas podem se dar ao luxo de pagar por isto no começo.
Isso é bastante viável se o proprietário da empresa (ou algum colaborador) entender a essência do produto, ter uma proposta única de venda clara e conhecer bem o seu público-alvo. Uma opção é criar várias versões do símbolo e testá-lo com os consumidores. Como resultado, terá as cores, o logo e outros elementos que causaram uma reação positiva. As desvantagens deste método são o recurso do tempo e o resultado não garantido.
Estes serviços são o “meio-termo”. Oferecem um resultado de qualidade com um bom custo-benefício e sem envolver especialistas terceiros. Por exemplo, um logo de qualidade pode ser gerado usando o serviço do Logaster com apenas alguns cliques. Também é possível desenhar o layout do logo na tela do serviço Logoshi e o programa o processará.
A identidade visual corporativa é a base para identificar uma empresa moderna, não importa qual seja o seu ramo de atuação. Usando elementos visuais de fácil identificação, você chegará a um alto nível de reconhecimento e associatividade. Isso simplificará bastante a forma de promover uma marca no mercado e criará a base para o seu crescimento comercial.
O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.
Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.
Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]
Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]