Geração de leads em franquias: como aumentar a conversão

Por DINO 5 de novembro de 2020
Geração de leads em franquias: como aumentar a conversão

Gerar oportunidades é o que todo negócio busca. Atrair clientes, fechar novas parcerias e expandir suas operações é o que todo empreendedor de sucesso deseja.

No mercado de franquias não é diferente. O franchising é caracterizado pela concessão do direito de uso da marca de uma franqueadora para investidores que irão gerir uma franquia da rede em outro local. Com isso, a expansão por meio da atração de investidores é um dos principais objetivos deste modelo de negócio.

É neste contexto que podemos analisar como a geração de leads é importante para marcas que desejam aumentar sua conversão e suas vendas. Por isso, se você busca saber como pode aumentar a geração de leads em sua franquia, confira este conteúdo e conheça algumas dicas efetivas para melhorar sua taxa de conversão.

Como gerar leads para franquia

1 – Defina o seu público

Para que as estratégias de geração de leads sejam assertivas, é preciso conhecer o público que você deseja atingir. Se não houver um perfil de pessoas que você busca atrair, suas estratégias ficam generalizadas e pouco efetivas.

Uma forma de especificar o público-alvo é por meio da criação de personas para sua rede. Uma persona é a especificação do cliente ou franqueado ideal que você busca. Essa definição é feita com base nas características que você procura para investidores da rede.

 
dino divulgador de notícias

Sendo assim, é preciso detalhar características financeiras, demográficas, até gostos pessoais etc., de forma que, quanto mais informações, mais certeira será a estratégia para gerar leads.

2 – Gere valor ao seu público

A estratégia de geração de leads para sua franquia não pode estar apenas limitada a um formulário no site. A probabilidade de o público chegar até sua marca sem que você tenha construído uma imagem no mercado é muito pequena.

Por isso, construir autoridade no mercado é importante. Isso pode ser feito através da geração de valor por meio de conteúdos que sua marca produz. Esses conteúdos podem ser educativos, informativos e até otimizados para gerar leads.

O marketing digital tem se destacado como principal ferramenta para geração de valor através de conteúdo e captação de leads. No marketing digital estão inclusas as redes sociais, o marketing de conteúdo com blogs, e-books e materiais ricos, e-mail marketing, distribuição de notícias, entre outros.

Ao gerar valor por meio destas ferramentas de Inbound Marketing, você deve otimizar os espaços de geração de leads. Ao atrair o público, o próximo passo é convertê-lo em um lead e para isso podem ser utilizados formulários, pop-ups, entre outros recursos.

3 – Invista nos canais certos

Quando falamos de franquias, devemos analisar o tipo de público que consome conteúdos sobre o assunto e em quais canais buscam oportunidades de negócio. Assim, com sua persona e o canal definidos, é possível aplicar a estratégia de atração de investidores.

Apesar do marketing digital ter dado destaque às redes sociais, blog e plataformas de streaming, os meios de comunicação tradicionais ainda possuem relevância, inclusive os online. Sendo assim, investir em assessoria de imprensa ainda é uma ótima forma de ganhar visibilidade e atrair público empreendedor.

Um portal de franquias está entre os principais exemplos de canais qualificados para geração de leads para franqueadoras. Esses portais exibem informações de investimento e institucionais das marcas, imagens e formulários para captação dos leads. Isso os torna canais otimizados, além de alcançarem um público qualificado que busca por oportunidades de negócio.

4 – Aumente o alcance dos seus canais

É preciso otimizar o alcance para que seu conteúdo atinja o público e, por meio de outras estratégias, converta esses visitantes em leads. Dentre as principais formas de otimizar o alcance dos canais e, consequentemente, da marca, está o trabalho de SEO. Search Engine Optimization é uma estratégia utilizada para entender o funcionamento dos mecanismos de pesquisa, como Google, Bing, Yahoo! etc.

O SEO contempla diversas técnicas que fazem com que as páginas obtenham uma boa posição no ranking de pesquisa para determinadas palavras-chave. Sendo assim, para alcançar esses bons posicionamentos, é preciso implementar uma estrutura dentro dos seus canais online e aplicar boas práticas.

Com essa estratégia, você consegue aumentar o seu alcance por meio de tráfego orgânico, ou seja, sem precisar pagar por alcance. Assim, o seu público consulta pelas palavras-chave que são valiosas para o seu negócio e chega até seus canais.

A partir desse tráfego nos seus canais, você consegue otimizar outras estratégias que visem converter leads e fidelizar o público. Portanto, ao aumentar a visibilidade da marca otimizando seu alcance, a probabilidade de expandir a geração de leads em sua rede é maior.

5 – Crie espaços otimizados para conversão

A partir do momento que sua rede definiu o público, criou estratégias para gerar valor, instituiu seus canais e investiu para aumentar o alcance, agora é preciso otimizar sua captação. Para isso, é necessário ter espaços específicos para geração de leads.

As Landing Pages, inclusive, têm papel fundamental. Essas páginas são espaços com uma comunicação persuasiva e focada em converter o visitante.

Por meio de algumas técnicas como storytelling e a escrita persuasiva, é possível expor o que sua marca tem a oferecer, seus diferenciais, vantagens e etc. Assim, aliado a boas Call to Actions (CTAs) sua rede consegue transformar os visitantes em leads.

Busque investir nesse tipo de estratégia. Crie esses espaços e os promova por meio dos seus conteúdos, redes sociais, site e etc. Sua comunicação precisa impactar a persona para que ela se sinta impulsionada a se tornar um lead e disponibilizar suas informações.

Conclusão

Aliando essas estratégias citadas com bons profissionais de marketing e vendas em sua rede, promover a geração de leads de maneira simplificada se torna possível e traz melhores resultados. O retorno da aplicação dessas estratégias poderá ser visto por maiores oportunidades de negócio para sua franquia e um aumento nas suas vendas.

Esse artigo foi escrito por Filipe Pacheco, SEO Copywriter na Central do Franqueado.

DINO é uma Agência de Notícias Corporativas com publicação de conteúdo em grandes portais como Terra, IG, Metrópoles e Mundo do Marketing. Clique e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Empreendedorismo Marketing
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]