Endomarketing: quais as vantagens dessa estratégia

Por DINO 18 de junho de 2020
Endomarketing: quais as vantagens dessa estratégia

Hoje em dia, o comprometimento e motivação dos colaboradores de uma empresa são essenciais. Não se pode subestimar a satisfação dos funcionários, afinal, isso é o que irá influenciar diretamente nos resultados dos processos internos e até mesmo no alcance e fidelização de novos clientes.

Por isso, o endomarketing surgiu como meio para que as empresas criassem estratégias para satisfazer as necessidades dos profissionais, além de construir uma imagem fortalecida e ganhar vantagens competitivas frente à concorrência.

Há uma gama de estratégias feitas para o público interno, como a remodelagem das divisórias para escritório, buscando mais conforto para os funcionários, ou a implementação de benefícios, aumento de salário, organização de campanhas, entre outros.

Pensando nisso, neste post nós iremos explicar sobre todos os benefícios e vantagens do endomarketing. Quer saber mais sobre tudo isso? Então continue nos acompanhando. Vamos lá?

Motivação

O endomarketing influencia essencialmente na motivação dos funcionários. Pois o colaborador sente mais liberdade para a tomada de decisões, além da abertura para ideias e melhorias que eles possam oferecer.

Satisfaz os funcionários

Com campanhas bem elaboradas, os funcionários irão se sentir totalmente satisfeitos e vestir fielmente a camiseta da empresa, tornando o trabalho em equipe mais harmonioso.

dino divulgador de notícias

O endomarketing tem como principal função solucionar as necessidades dos funcionários. Se eles sentem carência na segurança dentro da empresa, por exemplo, a partir do descobrimento dessa necessidade, a mesma pode incluir novas formas de segurança, como alarmes, controle de acesso biométrico, câmeras de segurança, etc.

Tudo que busca a maior satisfação dos colaboradores e o aumento da motivação é uma ação de endomarketing.

Produtividade

A motivação está diretamente alinhada com a produtividade. Quando os funcionários se sentem mais motivados, automaticamente a produtividade e o desempenho aumentam, garantindo melhores resultados para o seu negócio.

Um estudo realizado pelo especialista Andrew Oswald, da universidade de Warwick, afirmou que empregados felizes são 12% mais produtivos.

Imagine que o analista responsável pela otimização de campanhas patrocinadas não esteja produzindo tão bem como antes. Isso impactará em gastos desnecessários para a empresa.

Baixo índice de turnover

Quando o colaborador fica satisfeito com o seu trabalho, certamente ele não vai sair da empresa. Ao perceber que estão inseridos em um ambiente que reconhece seu trabalho e que alguém preza pelo seu bem-estar, poucos mostram vontade de deixar a empresa.

Assim, a rotatividade de funcionários diminui, resultando em colaboradores mais experientes e engajados com o negócio.

Ambiente mais saudável e agradável

Por fim, mais uma das vantagens do endomarketing é que, quando a organização se preocupa com a qualidade de trabalho e o bem-estar de seus funcionários, o nível de atividades se ajusta e os processos passam a ser efetuados com mais eficácia.

Além disso, o endomarketing também promove o trabalho em equipe entre os funcionários e gera um clima organizacional muito mais positivo.

Agora que você já entendeu quais são as principais vantagens e benefícios do endomarketing, o que está esperando para aplicar essa estratégia em seu negócio e obter sucesso?

Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente! Nós queremos saber a sua opinião.

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Marketing
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]