Desconhecimento é a principal razão pela pouca adesão ao marketing de conteúdo

Por DINO 13 de janeiro de 2017
Desconhecimento é a principal razão pela pouca adesão ao marketing de conteúdo

Estratégia na produção de conteúdo relevante estabelece comunicação com público-alvo e gera posicionamento na web

Pesquisa realizada pela Rock Content e divulgada no material Content Trends – Tendências do Marketing de Conteúdo 2016, entre os dias 11 e 26 de abril de 2016, apontou que 54,3% das empresas não adotam o Marketing de Conteúdo porque desconhecem a estratégia. E 3% não adotam por falta de tempo, equipe e investimento.

Se você, por acaso, está entre os empreendedores que também não conhecem a estratégia, não se preocupe. A gente explica o que é e quais as vantagens do marketing de conteúdo.

A internet passou a ser um espaço de grande importância para qualquer tipo de divulgação. O que antes o marketing tradicional ou clássico dava conta, às vezes com muito esforço e investimento, hoje o marketing digital faz com agilidade, eficácia e baixo custo de investimento – isso quando não faz gratuitamente.

Segundo pesquisa da TIC Domicílios 2015 em sua 11ª edição, 58% da população brasileira utilizam internet, o que representa pouco mais de 100 milhões de pessoas conectadas. Esses dados revelam que metade da população pode decidir por aquisições pela internet ou pelo menos decidir em ambiente digital e efetivar compra na loja física.

Quer ver outro dado que chama muito a atenção? As redes sociais vão além de simples plataformas de relacionamento. Hoje, elas também influenciam consumidores nas buscas por diversos produtos e serviços. Pesquisa da consultoria PricewaterhouseCoopers revelou que para 77% dos brasileiros, o relacionamento direto com o varejo por meio das redes sociais influenciou na decisão da compra.

Blogs, Facebook, Instagram, Linkedin e YouTube são apenas alguns exemplos de plataformas que trabalham de modo gratuito (com uma perfeita ação se tem um bom retorno) e também pago, quando você patrocina anúncios para obter maior alcance de pessoas e seus interesses.

São nestas mesmas plataformas que citamos acima, principalmente blogs e sites, que o marketing de conteúdo é utilizado. De que forma?  Por meio de textos bem redigidos, objetivos e com aplicação de recursos de SEO, que levam este mesmo conteúdo às primeiras páginas dos principais buscadores da internet, como o Google, por exemplo. Consequência? A atração de novos leads.

Numa definição rápida e bem objetiva sobre marketing de conteúdo, é certo afirmar que se trata da estratégia de produção de conteúdo relevante para seu público-alvo, com objetivo de auxiliá-lo no processo de compra e na solução de dúvidas com retorno de resposta rápido. Se possível, imediato. Até porque consumidor não gosta de ficar esperando. Neste segundo caso, entram muitos consumidores indecisos e à procura de um produto ou serviço. E, bem definida a estratégia, pode converter este consumidor em cliente.

Ah! Então quer dizer que, se eu produzir um bom texto e publicar no blog da minha empresa, eu vou ‘ativar’ o ‘poder de compra’ do meu público-alvo e, além de tudo isso, conquistar novos clientes? Não. Neste caso, não. Pois há uma série de etapas e muito trabalho sobre esta estratégia que vão além de um texto bem redigido.

Apesar do número alto de empresas que não aplicam marketing de conteúdo em suas estratégias de divulgação online, porque simplesmente desconhecem da metodologia e prática, é comum ver cada vez mais, até mesmo fazendo pesquisas genéricas sobre marketing, algum assunto relacionado entre artigos e empresas discutindo a estratégia.

Pensando nisso e em você, empresário, que também não conhece ou conhece pouco sobre marketing de conteúdo, separamos aqui alguns materiais desenvolvidos por nós do DINO para direcioná-lo ao assunto:

Introdução ao Marketing de Conteúdo

Um ebook com uma introdução sobre o marketing de conteúdo. Acesse este link e faça o download gratuito do material.

DINO & SEO: a importância das palavras-chave para a divulgação online

Neste ebook selecionamos algumas dicas de SEO para você aplicar em seu texto e otimizar o marketing de conteúdo nas suas publicações com o DINO. Faça o download dele agora mesmo neste link.

Mas se você ainda não possui e/ou conhece o serviços de Digital PR do DINO – Divulgador de Notícias Online, acesse este link e saiba mais!

Estratégia de Comunicação

Este Guia tem por objetivo auxiliar empresas que buscam melhorar sua estratégia de comunicação, criando ações efetivas que permitam a melhor transmissão da mensagem do seu serviço a seu público-alvo. Acesse este link e faça o download gratuito do material.