Construção do branding através da divulgação de notícias

Por DINO 21 de abril de 2017
Construção do branding através da divulgação de notícias

“Amo muito tudo isso” – eu nem precisei falar o nome da empresa, e muito provavelmente de modo automático você já associou essa frase ao “Mc Donalds”.

Branding, termo muito conhecido entre profissionais de marketing e relações públicas, que corresponde à práticas e atividades de gestão de uma marca. Não estamos falando mais da dos produtos ou serviços que uma empresa entrega, mas sim seu posicionamento no mercado, como as pessoas enxergam e lembram de sua empresa.

Mas antes de falar de Branding, precisamos primeiro , entender uma coisa: o que é “Marca”, exatamente?

A marca, não é nada menos que todas as características que compõem a identidade de uma empresa. É tudo aquilo que remete a sua empresa, como: logotipo, nome, cores, músicas, grafismos, slogan, ideias, missão, objetivos, conceitos e até mesmo a tipologia.

Agora que você já sabe o conceito de “marca”, podemos falar mais especificamente das práticas e atividades de gestão de uma marca.

Agregar valor à marca é dos principais fins do Branding. Toda ação institucional, não voltada para os produtos e serviços que uma marca oferece, pode ser considerada uma ação de branding.

Um exemplo muito atual de uma ótima campanha de branding e reposicionamento de marca é o da Skol, que você pode conferir no vídeo abaixo:

Apesar do produto estar inserido e sendo modificado na campanha, o foco de fato não é a cerveja. A antiga Skol, que se apropriava de campanhas que objetificavam as mulheres foi inteligente o suficiente para perceber que isso não “colava” mais, e mudou bruscamente seu posicionamento, que por mais que seja comercial, traz a representatividade e as discussões sociais mais contemporâneas para suas campanhas.

Estar presente na mídia, sem dúvidas, é fundamental e indispensável para uma boa manutenção e promoção das ações de Branding.

Como o próprio ditado diz: “Quem não é visto, não é lembrado”;

A “notícia” é um dos instrumentos midiáticos que agregam credibilidade e valor aos conteúdos disseminados, ou seja, é um dos caminhos complementares e essenciais para as empresas divulgarem suas ações de branding, como no próprio exemplo citado acima, aqui está uma notícia publicada na Exame.com sobre a campanha: http://exame.abril.com.br/marketing/skol-troca-cores-de-latas-para-simular-diversos-tons-de-pele/

Você já sabe o que é branding e sua importância, sabe que a mídia é um canal essencial para divulgar sua marca e sabe também que a notícia é um dos principais caminhos para conquistar notoriedade e credibilidade em suas ações de branding.

Neste momento você deve estar se perguntando: “Eu já sei tudo isso, mas como eu divulgo minha empresa na Exame, como no exemplo?”

Simples, o DINO é uma ferramenta que viabiliza isso. Com mais de 120 parceiros em nossa rede de distribuição, segmentados em mais de 145 editorias, nós divulgamos conteúdos para portais de notícias, blogs e sites, inclusive alguns de “peso” como a própria Exame.com, Infomoney, Terra, Agência O Globo, Agência Estado e Estado de Minas, tendo um alcance tanto regional quanto nacional.

Pronto para divulgar suas ações de branding na mídia online? Acesse o site do DINO e peça uma demonstração agora mesmo!

Assessoria de Imprensa Marketing