Comunicação, vendas e atendimento: a internet a serviço dos empreendedores

Por DINO 11 de agosto de 2016
Comunicação, vendas e atendimento: a internet a serviço dos empreendedores

É cada vez mais comum encontrar pessoas que utilizam o celular conectado à internet para atender algumas de suas principais necessidades do dia a dia. Consultar exames médicos, pedir comida, solicitar um táxi, acessar o saldo da conta bancária, enviar mensagens, redes sociais, entre muitas outras coisas são alguns dos serviços que um smartphone conectado à internet pode oferecer.

Para se ter uma ideia da importância que o celular passou a ter em nossas vidas, seu acesso à internet já superou o do computador. É o que diz uma pesquisa do suplemento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Em 2014, por exemplo, 6,3 milhões dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet. Dez anos depois, o número saltou para 28,2 milhões. Aumento expressivo para conexões realizadas em computadores.

No ano de 2013, a pesquisa passou a considerar acessos também por tablets, smartphones, entre outros dispositivos, e identificou que o acesso à internet era maior, sendo 80,4% contra 76,6% de conexões em computadores.

Esta realidade na vida das pessoas estimulou a necessidade dos empreendedores a investirem cada vez mais em comunicação digital, e não apenas para colocar serviços à venda, mas para lapidar a própria imagem da empresa e colocá-la lado a lado das concorrentes, ganhando representatividade em seu mercado de origem.

Outro ponto importante que deve ser observado e, consequentemente valorizado pelas empresas é o da comunicação com foco em atendimento ao cliente. Se a internet proporciona um poderoso espaço para vendas e ofertas, por outro, e por meio dos próprios consumidores, ela passou a ser também um canal de relacionamento entre empresa e cliente. Isso mesmo! Quer saber como? As redes sociais são um ótimo exemplo.

Empresas foram obrigadas a criar alternativas de atendimento ao cliente pela internet. Certamente ficou para trás quem não se investiu em perfis nas principais redes sociais como, Facebook, Twitter, Instagram, YouTube; blogs e sites. Mas, ao contrário do que pode parecer um caminho de uma única via, ou seja, que levaria o empreendedor a explorar com êxito os diferentes perfis de consumidores e clientes, a busca por atendimento pela internet pode representar um perigo se a empresa cometer algum deslize, seja na comunicação ou na venda.

Uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review apontou que 48% dos consumidores com experiências ruins em atendimento, contaram a outras pessoas; já os que tiveram um atendimento positivo e espalharam a notícia foram 23%. Agora, pense no impacto que estes 48% de insatisfeitos geram ao transmitir sua experiência negativa pelas redes sociais. Dados de outra pesquisa feita pela empresa eCRM123 mostra que o Facebook é a principal rede social para reclamações. Então, não há espaço errar em comunicação digital.

Serviços como o do DINO – Divulgador de Notícias Online são meios eficientes de produção e envio de conteúdo à imprensa e, a partir dos resultados, experimentar a pós-publicação do material pelas redes sociais, gerando assim cada vez mais interação com o conteúdo e melhores posições nos principais buscadores da internet.

E o empreendedor que deseja alcançar os melhores resultados sabe que precisa investir o quanto antes em comunicação digital (produção de conteúdo) direcionado à imprensa e, claro, em vendas e atendimento. A internet está aberta com uma infinidade de produtos, plataformas, cases entre outros recursos que sua empresa pode explorar e, na maioria das vezes, sem pagar nada. Então, comece já a buscar informações de como promover sua empresa com a melhor estratégia de comunicação.

Empreendedorismo Marketing