Como manter a fidelidade de seus clientes

Por DINO 9 de dezembro de 2014
Como manter a fidelidade de seus clientes

Muitas empresas tem buscado desenvolver uma relação de fidelidade cada vez maior com os seus clientes, tendo em vista que uma empresa gasta, em média, cinco vezes mais para atrair novos clientes do que para manter os antigos. Assim, a fidelidade do cliente vale, na maioria dos casos, dez vezes o preço de uma venda isolada.

No passado não existia tanta preocupação em satisfazer plenamente o cliente, mas a situação mudou. Num mercado altamente competitivo é preciso dar atenção e ultrapassar a expectativa dos clientes, desenvolvendo um marketing de relacionamento.

“ O segredo é entender os problemas do cliente e apresentar soluções para ajudá-lo a ter lucro e sentir-se satisfeito com a transação”. (Francis Rodgers)

Que empreendedor não sonha em gastar o mínimo possível com esforços de marketing e vendas e, mesmo assim, ver sua carteira de clientes crescer mês a mês? Separamos então 5 dicas para manter seus clientes fiéis:

1-  Clientes fiéis são propagandas ambulantes

Se um cliente volta, provavelmente é porque gostou do que viu. E, assim, há grandes chances de ele espalhar a notícia e o público virá de graça até você. Estimativas recentes dizem que se uma pessoa gosta de um produto ou serviço, ela conta para até 5 pessoas, porém se tem algo para reclamar, influencia de 50 a 300 outras pessoas.

2 -Conquiste clientes que sirvam de cartão de visitas

Especialmente para quem está começando um empreendimento, é essencial conseguir dois ou três clientes que sejam referências no mercado. Entre em contato com algum formador de opinião, que tenha relação com a sua marca, e tente fechar uma parceria.

3- Contrate as pessoas certas

Como os funcionários são a cara da empresa, o comportamento deles e o relacionamento com os clientes podem cativar os clientes e fazer com que eles voltem, ou fazer com que eles nem entrem em sua loja.

4-  Conheça o seu cliente

Um cliente fiel é aquele que você conhece. Cultive esse relacionamento da maneira mais pessoal possível para conhecer detalhes de cada cliente, seu gosto, opinião, ocasião da compra. Saiba o nome dos clientes, todo mundo gosta de ser tratado como especial nos lugares. Tratar os clientes de maneira pessoal é a melhor vantagem sobre a concorrência.

5- Mantenha contato

Mantenha contato com os seus clientes para incentivá-los a voltar. Use um blog na internet, um informativo, redes sociais, email ou outro veículo para nunca interromper a comunicação.

Porém, estas práticas devem ser alinhadas com a estratégia de comunicação das empresas. Se você ainda não tem um plano de comunicação consolidado, este é o primeiro passo. Baixe o ebook “Estratégia de Comunicação” e trace uma o quanto antes!