Como aumentar vendas com inteligência artificial

Por DINO 24 de junho de 2020
Como aumentar vendas com inteligência artificial

Em meio à era de mudanças, há uma coisa que ainda podemos ter certeza: a tecnologia tem melhorado a qualidade de vida das pessoas, otimizado processos e trazido praticidade no gerenciamento das empresas.

Hoje em dia, uma indústria que produz placa de circuito impresso, por exemplo, é capaz de ofertar grandes quantidades, com o produto final possuindo ainda mais qualidade e a entrega sendo feita em um prazo adequado.

Isso mostra como a tecnologia está sempre evoluindo. E se você pretende aumentar as vendas do seu negócio, utilize-a a seu favor. A tecnologia é uma grande aliada para garantir a atração de novos clientes e otimizar o seu relacionamento.

Para isso, a inteligência artificial é uma tendência muito utilizada como ferramenta de vendas. Grandes empresas como Microsoft, Twilio e até mesmo algumas startups já estão investindo na inteligência artificial como meio para alavancar a sua lucratividade.

Quer saber como utilizá-la para o mesmo propósito? Neste post iremos apresentar alguns pontos para ter sucesso nas vendas.

Automatize tarefas manuais com a inteligência artificial

A inteligência artificial permite o desenvolvimento de mecanismos e dispositivos que realizam uma série de tarefas e atividades, tudo isso sem a necessidade de intervenção humana.

E isso pode ser muito bem encaixado para automatizar as tarefas dos vendedores da sua empresa.

Uma empresa de controle de acesso biométrico, por exemplo, pode automatizar a classificação de leads (potenciais clientes), priorizando os que têm mais interesse ou mais chances de comprar. Afinal, esta é uma tarefa manual e até mesmo repetitiva que custa o tempo dos colaboradores.

Por meio da IA, as informações do lead passam a ser geradas automaticamente, levando sempre em consideração o funil de vendas da empresa. Assim, os vendedores têm mais tempo para se dedicar ao atendimento personalizado, prospecção ativa e outras atividades.

Venda com base em dados

Atualmente, os dados são o “novo petróleo” do mundo. A empresa que souber lidar com grandes informações certamente poderá se desenvolver no mercado com sucesso.

Por isso, a inteligência artificial também concede a geração, armazenamento e gerenciamento de dados diversos.

Com ela, uma empresa pode saber de novas tendências, e até mesmo ficar por dentro sobre o comportamento do seu público, entre outros.

Otimize o preço dos seus produtos

Por fim, a inteligência artificial também pode ser utilizada para classificar o melhor preço e desconto dos seus produtos.

Os algoritmos da inteligência artificial fazem com que você saiba a taxa de desconto ideal para garantir as chances de ganhar o negócio. Isso acontece por base de dados, como região, setor do cliente, receita anual do cliente, nível de concorrentes, etc.

Agora que você já sabe como é possível utilizar a inteligência artificial para aumentar as suas vendas, o que acha de investir nessa ideia inovadora e se destacar? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Empreendedorismo Marketing