As 5 formas mais potentes de divulgar cursos online

Por Renan Costa 19 de agosto de 2021
As 5 formas mais potentes de divulgar cursos online

Um levantamento realizado em 2020 aponta que durante o período de pandemia o mercado de cursos online teve um aumento de 220%. Esse número traz duas conclusões, uma positiva e outra nem tanto. Se por um lado há grande interesse por parte dos consumidores, o que torna um mercado lucrativo, por outro reflete enorme concorrência, exigindo um alto padrão de qualidade e construção de autoridade.

Sabemos que desenvolver um curso não é fácil, por isso trouxemos dicas para ajudar no processo de disponibilização e divulgação, fazendo com que todo o esforço depositado valha a pena.

5 formas mais potentes de divulgar cursos online

Passo 1: como publicar um curso online para venda

A publicação de um curso online pode variar de acordo com os objetivos do criador. Hoje em dia existem diversos LMS (learning management system) – em português, sistema de gerenciamento de aprendizado – que viabilizam de maneira prática a publicação de cursos por parte de qualquer pessoa.

Cada uma delas oferece diferentes possibilidades e a escolha dependerá da necessidade de cada curso. Por isso, é importante ter um método de ensino estabelecido para entender quais serão as demandas exigidas. Dentre os critérios a serem analisados, vale refletir sobre a necessidade de dividir turmas, disponibilizar aulas gravadas ou ao vivo, realizar avaliações, subir arquivos etc. 

Destacamos abaixo algumas opções e suas particularidades para ajudar na tomada de decisão.

Google Classroom

O Google Classroom é indicado para quem não possui verba para investir em um LMS. Pelo fato de ser gratuito, algumas funcionalidades importantes ficam de fora. Por exemplo, não é possível automatizar o processo de venda e disponibilização do acesso. Isso significa que a partir da aquisição do curso, a inserção do aluno na turma deverá ser feita manualmente.

Hotmart

Uma das mais populares no Brasil, a Hotmart disponibiliza todos os recursos necessários para a entrega de um curso de qualidade. A taxa cobrada varia de acordo com a quantidade de vendas realizadas. Com um sistema de afiliados, é possível que usuários trabalhem no processo de divulgação e venda do seu curso, fazendo com que parte do valor arrecadado seja convertido em comissões. Vale destacar que a plataforma inclui integração entre o momento de compra e a disponibilização de acesso para os alunos.

Eduzz

A Eduzz disponibiliza a maioria dos recursos necessários e apresenta taxas mais acessíveis. No entanto, é necessário assinar uma plataforma de streaming à parte – Vimeo – para que seja possível disponibilizar as aulas.

Site próprio

Essa é uma opção recomendada para produtores e empresas que desejam oferecer cursos online sem o auxílio de intermediários. Apesar de dispensar qualquer gasto com taxas de serviço, essa decisão vem acompanhada de desafios como o investimento em tecnologia, tanto para o desenvolvimento inicial, quanto para manutenções necessárias ao longo do tempo.

Passo 2: como lançar um curso online para venda

Ainda na etapa de planejamento, é importante entender qual é o perfil dos alunos que irão se interessar. Somente assim é possível produzir conteúdos assertivos, persuasivos e que conversem com o tema do curso em questão, servindo como forma de agregar valor e gerar interesse para atraí-los. A partir disso, é preciso transformar esse público em leads para o seu evento de lançamento.

Após iniciar um relacionamento com os seus leads e nutri-los, é o momento de criar um evento online para direcioná-los ao produto em questão. Nesse evento, além de falar sobre o curso, é interessante estabelecer uma comunicação de qualidade com o público e responder todas as dúvidas que surgirem. Utilize gatilhos mentais como o da escassez, determinando uma data limite de compra para agilizar a tomada de decisão.

Nessa lógica há um método que ganhou muito prestígio nos últimos tempos, o Fórmula de Lançamento.

Fórmula de Lançamento para vender cursos online

Criada por Jeff Walker e importada por Érico Rocha, ambos especialistas e profissionais de marketing, a Fórmula de Lançamento é uma estratégia utilizada para potencializar significativamente resultados de vendas em um curto período de tempo. Os resultados se baseiam em alguns pilares, como:

• Produção e publicação de conteúdos;

• Construção de relacionamento com o público-alvo;

• Vendas sazonais.

Resumidamente, o método comporta diferentes tipos de lançamentos, mas todos baseados em três fases indispensáveis: relacionamento, lançamento e entrega. Na primeira, o foco é definir uma base interessada no seu produto e construir autoridade – o que pode exigir bastante tempo de trabalho. Na etapa de lançamento, o produto é ofertado de maneira exclusiva e limitada, ativando o gatilho de escassez e acelerando a decisão de compra. Na última fase, a entrega do produto prometido e o acompanhamento dos clientes garantirão o sucesso da estratégia.

Passo 3: pós-lançamento

Após depositar esforços no lançamento, é importante se empenhar para continuar atingindo bons resultados. O investimento em campanhas pagas, tanto em redes sociais quanto no Google, é uma opção válida para isso

Lembre-se de estimular os alunos a avaliarem o curso para que ele consiga ranquear melhor dentro da plataforma em que se encontra hospedado. Continuar fornecendo conteúdos de valor para e-mails capturados é uma maneira de construir uma comunidade sólida, tanto de alunos quanto de interessados no curso.

Passo 4: divulgar seu curso na imprensa

Como dito, a enorme concorrência no mercado exige autoridade por parte do desenvolvedor do curso. Pense bem: um aluno interessado em investir em educação sempre buscará as melhores opções para fazer valer o valor investido. Para que chegue até você, o seu nome deve se destacar dentre tantos outros que competem no mesmo nicho.

Estar presente em grandes veículos é uma das melhores formas de realizar esse feito. Além de alcançar visibilidade dos leitores que os acessam, a autoridade do portal de notícias é atribuída às suas matérias.

A maior agência de notícias corporativas do país, DINO, realiza esse trabalho de atribuir valor, visibilidade e autoridade às marcas e figuras públicas em veículos de alta relevância no país. Com publicação garantida, os benefícios supracitados podem ser observados ao longo do tempo. Veja um exemplo publicado no Estadão:

divulgação dino estadão

dino divulgador de notícias

Passo 5: como utilizar influenciadores para divulgar cursos online

Encontrar um influenciador do nicho referente ao seu curso também é uma ótima estratégia. Isso porque os seguidores os veem como referências e, assim como diz o nome da estratégia, marketing de influência, os seguidores são altamente influenciados pelas opiniões emitidas.

Aqui se faz necessário entender os objetivos aplicados à estratégia e encontrar influenciadores condizentes. Instituições de ensino locais, por exemplo, devem procurar influenciadores de suas regiões. Dessa forma o investimento valerá a pena e trará resultados satisfatórios. Empresas de grande porte e alcance nacional devem procurar influenciadores que sejam equivalentes ao alcance que possuem e a expansão que desejam atingir.

Conclusão

Como visto, entender quais serão as demandas exigidas pelos cursos online é essencial para direcionar bem o seu tempo, dinheiro e otimizar resultados. Apesar de existirem fórmulas desenvolvidas por especialistas no assunto, o caminho é longo e exige uma boa preparação no que diz respeito à construção de autoridade e ganho de confiança do público.

Empreendedorismo Marketing SEO
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]