6 dicas para quem está começando sua estratégia de Marketing de conteúdo

Por Jaqueline Sobreira 28 de julho de 2022
6 dicas para quem está começando sua estratégia de Marketing de conteúdo

A estratégia de marketing de conteúdo consiste na criação de diversos materiais de interesse do público-alvo do negócio para a atração do mesmo. Esses conteúdos podem ser: vídeos, textos, posts em redes sociais, ebooks, gráficos e outros.

Com o crescimento da internet, hoje as pessoas têm acesso fácil a todo tipo de informação. Assim, para uma empresa se destacar no mercado, não basta apenas estar na web. É preciso produzir um conteúdos que a diferencie das outras milhares que também marcam presença na rede.

Esta estratégia, que visa à criação e disseminação de conteúdos de qualidade, se chama marketing de conteúdo e tem como objetivo o engajamento de um público específico que poderá se tornar cliente no futuro. Um marketing de conteúdo bem aplicado traz inúmeros benefícios ao seu negócio, como maior aproximação do público-alvo, maior visibilidade da marca, aumento de sua rede de clientes e potenciais clientes.

Uma vez que você cria conteúdo de fato relevante, as pessoas encontram seu site facilmente quando pesquisam assuntos de seu interesse na web. E, se o usuário verificar que seu blog ou página nas redes sociais só gera conteúdo de valor, ele se tornará engajado e indicará a página para seus contatos, especialmente em redes sociais.

A maior estratégia do marketing de conteúdo: defina seu público-alvo

Muitas vezes chamado de persona, você precisa listar especificamente quem você quer atrair com seu conteúdo, seja determinados profissionais, pessoas de tal faixa etária ou pessoas com determinada necessidade. Quanto mais específico você for, melhor sua estratégia será criada, pois apenas conhecendo em detalhes seu público-alvo, você saberá qual conteúdo produzir, qual linguagem utilizar e onde fazer divulgação para atraí-lo.

Estratégia de marketing de conteúdo 2: Tenha objetivos claros

Ainda que haja diversas vantagens, pergunte-se qual é afinal seu objetivo com o marketing de conteúdo. Priorize em sua estratégia que os clientes sejam educados em determinada prática, pode querer mostrar ao público-alvo que sua empresa entende as necessidades dele e tem a melhor solução.

Ou, por exemplo, criar interação com clientes para conhecê-los melhor, ou ainda, pode ainda visar à obtenção de mais leads, aumentando sua lista de clientes em potencial. Definir um ou alguns objetivos no início de sua estratégia é fundamental para você direcionar seu conteúdo para esse fim e ter retorno mais rapidamente.

Produza conteúdo relevante para o público-alvo

O conteúdo precisa ser interessante para aqueles que você quer atrair e engajar. O que seu cliente busca de informação na internet? O que chama sua atenção?

Levando isso em conta, já fica evidente que conteúdo de valor não é aquele que só fala de sua empresa e de seus produtos. Deixe que o cliente chegue ao seu negócio de maneira indireta e forneça o tipo de informação que seja útil para o dia a dia dele.

Conteúdo educativo é de extrema importância nesse aspecto, pois você oferece dicas e soluções para dúvidas comuns no seu setor, tornando-se referência no mercado e ganhando credibilidade por parte do público. Além disso, pesquise na internet para abordar questões relacionadas ao seu negócio que outros sites e blogs ainda não responderam. Desse modo, você cria conteúdo realmente diferenciado e atrai mais público.

Estratégia de marketing de conteúdo crucial: Siga um cronograma

Analise o comportamento do seu cliente em cada época do ano, conforme eventos e datas comemorativas. Sabendo quais dias e momentos seu público está mais disponível na web para interação, bem como saber o que ele procura mais a cada fase, é essencial para você criar um cronograma de publicações, que oferecerá conteúdo certo na hora certa, atraindo e engajando mais pessoas. Um calendário editorial também lhe auxiliará a manter sua estratégia organizada.

Tenha consistência e periodicidade

Se você definiu determinado foco para sua página, conforme o público-alvo e seus objetivos seja fiel a ele. O seu leitor só será engajado se você for consistente e oferecer sempre informações úteis a ele. Do mesmo modo, você não pode começar um blog ou página em rede social e demorar meses para disponibilizar conteúdo. É necessário definir uma periodicidade para as publicações e, assim, seu público terá maior envolvimento e confiança, pois sabe o que e quando irá encontrar em sua página.

Mensure resultados

Para saber se sua estratégia está no caminho certo, é importante que você mensure os resultados com frequência. As redes sociais costumam oferecer ferramentas bem completas para monitoramento de resultados.

Outra dica é otimizar os relatórios e dados com a plataforma Dashgoo. Essa análise permite que sejam obtidos bons insights por meio de dados estratégicos. Inclusive, é possível começar a conhecer os hábitos dos usuários no seu perfil. Assim, fica mais fácil entender qual tipo de conteúdo é mais relevante.

Conclusão

Para uma estratégia de marketing de conteúdo, é preciso persistência e boas análises. Não existem fórmulas prontas, mas sim testes que podem tornar a estratégia de comunicação cada vez mais eficaz.

*Esse texto foi publicado em 15 de agosto de 2014 e vem sendo atualizado desde então.

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