Os cinco Ps do marketing de mídias sociais

Por DINO 11 de abril de 2019
Os cinco Ps do marketing de mídias sociais

O conceito dos “quatro Ps de marketing” existe há quase seis décadas. Foi introduzido em 1960 pelo professor de publicidade americano Edmund Jerome McCarthy no livro “Basic Marketing: A Managerial Approach”, hoje disponível no Google Books.

Os quatro Ps em questão se referem a preço, praça, produto e promoção.

 
dino divulgador de notícias

Muitas derivações vieram dos quatro Ps originais. Por exemplo, no livro “Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégias”, os autores, Jochen Wirtz e Christopher Lovelock, apresentam os oito Ps do marketing de serviços. Somam-se aos quatro Ps originais: processos, provas físicas, pessoas e produtividade.

Esses oito Ps acabaram sendo adotados por escolas de negócios em MBAs em diversos países — Brasil, inclusive.

Seguindo a tradição de listar elementos essenciais de uma abordagem de marketing, a agência britânica de marketing digital Branex criou os 5 Ps do marketing nas mídias sociais. O conceito peca por falta de originalidade, mas não deixa de trazer uma abordagem interessante.

Listamos a seguir os cinco Ps em questão, com uma tradução livre dos termos originais para o português.

  • Planejamento: tudo começa por uma estratégia bem definida que atribua os objetivos específicos para ações em redes sociais. Isto inclui a mensuração de resultados.
  • Produção de conteúdo que seja relevante para o público a quem se destina.
  • Publicação do conteúdo nas plataformas e canais pertinentes.
  • Promoção paga do conteúdo. Afinal, o alcance orgânico nas plataformas online vem decaindo seguidamente. Redes sociais como o Facebook já devem ser percebidas como opções pagas.
  • Prova de que os resultados foram alcançados. Isto significa que não basta apresentar resultados. É preciso dar contexto a eles.

Eis o infográfico original:

5 P’s of Social Media Marketing Your Business Can Not Afford to Ignore – Infographics
Courtesy of: Branex

Takeaways

Uma agência britânica deu sequência à tradição de listar elementos com a letra P e criou os cinco Ps do marketing em redes sociais. São eles: planejamento, produção, publicação, promoção e prova.

Marketing
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail marketing@dino.com.br.

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail contato@dino.com.br