O conceito dos “quatro Ps de marketing” existe há quase seis décadas. Foi introduzido em 1960 pelo professor de publicidade americano Edmund Jerome McCarthy no livro “Basic Marketing: A Managerial Approach”, hoje disponível no Google Books.
Os quatro Ps em questão se referem a preço, praça, produto e promoção.
Muitas derivações vieram dos quatro Ps originais. Por exemplo, no livro “Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégias”, os autores, Jochen Wirtz e Christopher Lovelock, apresentam os oito Ps do marketing de serviços. Somam-se aos quatro Ps originais: processos, provas físicas, pessoas e produtividade.
Esses oito Ps acabaram sendo adotados por escolas de negócios em MBAs em diversos países — Brasil, inclusive.
Seguindo a tradição de listar elementos essenciais de uma abordagem de marketing, a agência britânica de marketing digital Branex criou os 5 Ps do marketing nas mídias sociais. O conceito peca por falta de originalidade, mas não deixa de trazer uma abordagem interessante.
Listamos a seguir os cinco Ps em questão, com uma tradução livre dos termos originais para o português.
Eis o infográfico original:
Courtesy of: Branex
Uma agência britânica deu sequência à tradição de listar elementos com a letra P e criou os cinco Ps do marketing em redes sociais. São eles: planejamento, produção, publicação, promoção e prova.
O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.
Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.
Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]
Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]