5 passos para as mídias sociais se tornarem impactantes para a empresa

Por DINO 3 de julho de 2014
5 passos para as mídias sociais se tornarem impactantes para a empresa

Pesquisas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam redes sociais e os brasileiros são um dos que mais acessam. Segundo o IBGE, 87% dos internautas brasileiros acessam redes sociais e este número tende a crescer ainda mais, já que 20% da população entrevistada disseram que pretendiam entrar nesses sites num futuro próximo. Os números colocam o Brasil na décima posição entre os países que mais acessam sites como Facebook, YouTube, MSN, Twitter e LinkedIn.

Apesar da popularidade das mídias sociais para o atendimento ao cliente, compromisso e branding, muitas marcas ainda lutam para identificar e conseguir mostrar realmente o seu valor. Neste contexto, muitos gestores querem saber como utilizar melhor as redes sociais, como a sua empresa pode se posicionar, ou o que devem ou não fazer. Um bom ponto de partida é entender seus 5 propósitos principais:

1. Funcionar como um termômetro de como o público em geral enxerga a sua marca e produtos.

Isso ajuda a marca a se posicionar e caminhar com um pouco mais de luz. Diferente de uma pesquisa formal, na qual os entrevistados são questionados intencionalmente e com um objetivo final, nas redes sociais os clientes espontaneamente e sem a necessidade de qualquer estímulo direcionado lhe darão opiniões valiosas sobre o que pensam dos seus produtos, serviços e principalmente a melhor e pior forma de utilização dos mesmos.

2. Veja conversas como leads

Há ferramentas que ajudam as empresas a identificarem tendências do mercado a partir de conversas em mídias sociais. Em vez de esperar cegamente se enquadrar em uma dessas tendências por acaso , elas ajudam a encontrar as pessoas que estão buscando, mesmo se eles não conhecerem a sua marca.

“Se alguém está fazendo uma pergunta sobre Telluride, eu quero ser o primeiro a responder a isso”, diz Hart Roberts, Gerente de Marketing da Telluride.com

“Hopping nessas conversas é a principal razão de eu amar sinais de compra. Ele me alerta para as pessoas que estão conversando sobre o setor e na região, e você pode levá-los ao longo do processo de compra. Essa é a geração de leads real para mim. “

A mídia social é um ambiente propício para conversas. Ouvir e aprender a aproveitá-los para aumentar não só o envolvimento, mas para gerar melhores leads.

3. Atuar como uma “Central de Atendimento ao Cliente”.

Por meio das redes sociais, a empresa saberá antes de qualquer outro meio as maiores verdades e as coisas urgentes e importantes que deve saber. Seja porque um funcionário no ponto de venda não tratou bem algum cliente, porque a mercadoria estava em falta ou até mesmo porque a empresa não se preparou para um bom serviço.

Um pequeno deslize replicado para um número grande de clientes atuais e potenciais fez com que muitos executivos enxergassem o social business como uma ferramenta estratégica. Hoje são contratados profissionais de comunicação e marketing para desempenharem tal função, que necessariamente deve estar vinculada aos objetivos desses departamentos.

4. Mantenha a sua comercialização em fresco

Hoje é muito comum recebermos, de diversas marcas, muitos e-mails indesejados. Isso além de estressar, diminui as chances do cliente aceitar comprar o produto ou serviço.

É importante manter as suas listas de e-mail fresco e conhecer os clientes para saber o que eles querem ler. Você deve estar constantemente aprimorando sua estratégia e ferramentas de mídias sociais podem ajudá-lo a conhece-los melhor e então ajustar as suas mensagens.

Como qualquer tática, ter um objetivo e estratégia clara ajudará a determinar como usar a mídia social para o seu negócio.

5. Construir uma boa reputação para a sua marca.

Esse item está atrelado aos outros quatro, mas assim como toda ação de comunicação e marketing, as redes sociais precisam atender aos objetivos da empresa, ou seja, ao posicionamento e a imagem que se deseja atingir, caso contrário nada disso faria sentido.

Hoje, temos várias formas interessantes de fazer publicidade nas redes sociais, a mais comum é a compra de mídia diretamente, onde a empresa coloca um banner, um link ou tweet patrocinado. Tem diversas vantagens: a primeira e mais importante é calcular o custo em uma quantia que caiba no tamanho do seu bolso, a segunda grande vantagem é que podemos medir facilmente e saber se está tendo ou não retorno sobre o investimento. Portanto, invista nas redes sociais!

O mundo da internet e, principalmente, das redes sociais está mudando muito rápido e é importante que sua empresa saiba como seguir as tendências. Nas redes sociais, as pessoas não querem ver publicidade como “Compre”, “Não perca”, ou “O patrão ficou maluco”, querem anuncios criativos e interativos e a internet é um meio que lhe permite fazer  isso muito bem.

Quer saber mais sobre como trabalhar efetivamente sua marca em redes sociais? Baixe gratuitamente o ebook Redes Sociais para Assessores de Imprensa.