5 dicas para conseguir mais clientes

Por DINO 1 de dezembro de 2014
5 dicas para conseguir mais clientes

Sua empresa está apenas começando e, como qualquer outra, é preciso atrair clientes para gerar faturamento. Esta tarefa não é fácil e é um dos problemas que mais assola os empreendedores. Quem atua no varejo ou com serviços tem ouvido ultimamente que a melhor maneira de fazer um cliente voltar à sua loja – ou site – é oferecer a ele uma excelente experiência de consumo.

Conquistar a confiança e preferência de um cliente não é tarefa simples. Um cliente satisfeito não é necessariamente sinônimo de cliente fiel. Pesquisas revelam que 80% dos clientes que abandonam uma marca se declaram satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços prestados. Mesmo assim, não voltam a comprar dela.A satisfação é apenas o primeiro passo de uma longa jornada de relacionamento. Não basta cumprir prazos de entrega e ter bons preços. O esforço vai mais além. É preciso dedicação.

Separamos então algumas técnicas para ajudar na fidelização de seus clientes:

1- Conheça seu “freguês”

O primeiro passo é conhecer o cliente. Isto é o básico para poder se relacionar melhor com ele. Conheça quem é são seus consumidores, classe social, faixa etária, estilo de vida, ocasião da compra.

2- Programas de fidelidade

Crie um sistema em que, a cada compra, o cliente acumula pontos que podem ser trocados por brindes, produtos ou, melhor ainda, por cupons de desconto.

Além de fazer com que o cliente volte à sua loja para trocar os pontos acumulados, ele pode acabar gastando mais que o valor do voucher para comprar exatamente aquilo que quer.

3- Troque de lado

Antes de criar uma política de serviço ao cliente e treinar os funcionários, é preciso definir como você gostaria de ser tratado se estivesse no lugar desse consumidor. Se coloque no lugar do cliente e imagine como você gostaria de ser tratado, o que faria você voltar ao local. Se você fizer o consumidor dizer ‘uau’ a cada ponto de interação com a empresa, certamente o transformará em uma pessoa que ama sua marca.

4 – Entre em contato no dia seguinte

O simples fato de telefonar ou escrever a alguém para saber se gostou do atendimento e dos serviços faz o cliente se sentir especial, mostra que a opinião dele é importante para a empresa.

5- E-mail marketing

Para não cair no esquecimento, é preciso dar as caras de vez em quando. Uma das ferramentas mais eficazes para lembrar o cliente de que você existe é o e-mail marketing . Mande novidades da loja com certa frequência, mas sem exagerar na dose. Boas ofertas e promoções são o motivo perfeito para entrar em contato.

Você tem uma estratégia de comunicação consolidada? Esta é uma das principais vias para conseguir clientes, e se você não tem, não perca mais tempo: Baixe grátis o ebook “Estratégia de Comunicação” e elabore uma para sua empresa agora mesmo!

Empreendedorismo Marketing