É preciso ir além dos releases: escrever notícias — com foco em SEO

Por Renan Costa 2 de dezembro de 2021
É preciso ir além dos releases: escrever notícias — com foco em SEO

Apesar de ser classificado, ora ou outra, como uma ferramenta em desuso, o press release ainda é a principal forma de divulgação junto à imprensa. A questão é que o modelo habitual, no formato de apresentação e sugestão de pauta, de fato, tornou-se arcaico.

O release — que de acordo com a pesquisa do Grupo Comunique-se é a principal ferramenta utilizada por assessores de imprensa, com certa distância para o segundo meio de relacionamento — ganhou novas formas e foi se adaptando com o tempo.

metas de relacionamento comunicação

Agora, cada vez mais, é imprescindível produzir conteúdos em formato de notícia — e no âmbito digital, trabalhar o SEO é item obrigatório para expandir o alcance do conteúdo.

Modelo “antigo” de release

A estrutura “antiga” de um release destinado à imprensa é baseada apenas nas informações básicas sobre aquilo que se deseja divulgar.

Em geral, o material é produzido a fim de apresentar aos jornalistas de redação uma determinada pauta, sem nenhum detalhamento aprofundado. Texto curto e objetivo.

Mas, afinal… por que o formato está em desuso?

Redações mais enxutas

O pilar da mudança na forma de produzir release passa diretamente pelas mudanças na imprensa nos últimos anos. Com as redações cada vez mais enxutas e, ao mesmo tempo, precisando produzir cada vez mais conteúdos (muito por conta da produção online), o modelo de release curto, sem densidade, tornou-se inviável.

De um lado, com objetivo de contribuir com os profissionais de imprensa e, ainda, aumentar a possibilidade de emplacar pautas, assessores passaram a produzir releases mais completos, no formato de uma notícia pronta.

Por outro lado, o formato passou a ser “mais aceito” pelos jornalistas, devido à qualidade do material em si e, obviamente, por questão de tempo para produzir um conteúdo mais denso e relevante com time de redação enxuto.

SEO cada vez mais presente nas assessorias de imprensa

Outro fator que contribuiu imensamente com a mudança no formato do release foi o uso do SEO. Com a necessidade de produzir conteúdos otimizados para os buscadores, não havia como manter o formato mais curto.

Logo, assessores que trabalham na divulgação em veículos de internet, adotaram naturalmente um modelo de release mais completo, seguindo as diretrizes e melhores práticas SEO para performar e potencializar o alcance do material.

Release (notícia) com densidade

De encontro ao que ao assunto, a pesquisa do Grupo Comunique-se mencionada no início deste texto, traz outro dado interessante. Entre as preferências dos jornalistas de redação com relação ao trabalho dos assessores, estão os “releases com densidade”. O item entra no top 5 elementos que agradam os profissionais de imprensa.

Confira, abaixo, o gráfico que elenca todas as preferências dos jornalistas

como aproveitar um release

A questão é que, com este novo modelo de pensar e produzir releases, o papel do assessor de imprensa pode ser visto como o “pauteiro” da redação. E uma das funções é justamente pensar em pautas e temas de acordo com cada veículo, considerando, inclusive, questões editoriais.

Logo, entende-se a necessidade da produção de conteúdo direcionada, personalizada, a fim de atender redações específicas para divulgações extremamente estratégicas e não mais a divulgação em massa, com uma abordagem genérica para atender a maior parte dos veículos.

Visão de uma profissional de relações públicas

Sobre o assunto, Carolina Corrales, Gerente de relações públicas da Samsung no Brasil, enfatiza: ”Meu trabalho é entender de fato o que os jornalistas precisam da Samsung enquanto marca. Não somente agendar entrevistas. Mas, pensar: que tipo de conteúdo vai ser legal para aquele jornalista, aquela redação”, afirma a RP.

Notícias com foco em SEO

Apesar de, atualmente, ser uma prática comum, ainda há algumas dúvidas com relação à aplicar técnicas de SEO na hora de produzir uma notícia. O primeiro passo é usar estratégias na hora de definir a pauta. 

Por isso, é crucial utilizar dados para encontrar o tema ideal. Utilize ferramentas para mapear tendências, localizar assuntos que estão em alta para obter insights, dentro do mercado de atuação da marca que você esteja divulgando.

Sugestão de ferramentas

• SemRush;

• Keywordtool;

• Übersuggest;

• Google Trends;

• Answer the public.

Definindo as palavras-chave de cada notícia

A palavra-chave é elemento fundamental quando o assunto é SEO. É a porta de entrada do seu conteúdo para o seu público-alvo. Na hora de definir e elencar as expressões estratégicas, considere sempre a forma como os usuários podem pesquisar os termos nos buscadores. 

Lembre-se, a palavra-chave de cada notícia deve ser trabalhada ao longo do conteúdo e aparecer, obrigatoriamente, em lugares estratégicos, como por exemplo:

• Título e subtítulo da notícia;

• Primeiro parágrafo; 

• Intertítulos.

Além disso, a palavra-chave precisa ter uma certa densidade dentro da notícia. E para calcular tal densidade e certificar-se que o seu conteúdo está otimizado para a expressão definida, você pode utilizar algumas ferramentas digitais: 

• Yoast; 

• Readability Test Tool;

• Free Readability Formulas;

• Tests Document Readability.

Conclusão

O release ainda é a principal ferramenta para gerar visibilidade na mídia e ampliar o relacionamento com a imprensa. O material informativo está longe de cair em desuso. Pelo contrário, faz parte, cada vez mais, das estratégias de empresas que desejam conquistar mídia espontânea, a fim de fortalecer a imagem e reputação. 

A questão é: o formato de produzir sofreu adaptações e para continuar obtendo resultados com a estratégia é preciso levar em consideração o contexto atual. Por isso, na hora de montar um release, é preciso construir a estrutura do material assim como de uma notícia, apurada e com todas as informações acerca da pauta em questão.

Conteúdo produzido por Alison Moraes

 

Assessoria de Imprensa Jornalismo Marketing SEO
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