Fale conosco 11 3897-0855
  • Login
  • Trabalhe conosco
Dino
  • Somos
    • Sobre
    • O que é newswire?
    • Como Funciona
    • Carreiras
  • Soluções
    • Rede de Distribuição
    • Veículos Parceiros
    • Produção de Conteúdo
    • Programa de Parcerias
  • Circuitos
  • Notícias
  • Blog
  • Receba notícias
Fale com um especialista

Blog

Jornalista Empreendedor: um novo perfil; uma nova chance

Por DINO 17 de maio de 2016
Jornalista Empreendedor: um novo perfil; uma nova chance

Incertezas e transformações. Estas têm sido as duas frases que certamente os jornalistas enfrentam nos dias de hoje. De um lado as incertezas sobre os rumos da profissão diante de crise econômica e mercado, cortes e redações cada vez mais enxutas, desvalorização da mídia e tantos outros fatores; do outro lado as transformações: adaptação da imprensa à tecnologia – internet, mudança do comportamento do consumidor de notícia, entre outros.

Diante deste cenário vem a questão: qual é então o caminho a seguir para os novos profissionais de jornalismo, uma vez que o espaço nas redações estão cada vez mais reduzidos e o futuro da profissão é incerto? É hora de empreender.

Utilizar todo o seu conhecimento teórico adquirido na universidade, a experiência das empresas que atuou e toda a bagagem construída ao longo do tempo para identificar outras oportunidades que atendam necessidades de clientes e driblam qualquer crise.

O empreendedorismo deu uma nova chance aos jornalistas. Os profissionais estão fazendo a coisa certa ao enveredar por um caminho que parece o mais certo para quem, no início da faculdade, sonhou em trabalhar em um prestigiado jornal imprenso ou em uma grande emissora de TV, até o momento em que a crise bateu, o mercado balançou e o “romantismo do jornalismo” já não existe mais, pois ou você está à procura  de um emprego, ou está empregado e com medo do que virá pela frente.

 

Atire a primeira pauta quem, ainda nos bancos das universidades, negou e criticou trabalhar em assessoria de imprensa. São muitos! Pois é! A bola da vez agora é do assessor de imprensa, que mesmo com o cenário de crise, soube erguer um negócio e levar adiante um modelo de comunicação que só cresce no mercado.

É difícil pensar que, mesmo em momentos de instabilidade econômica, uma empresa que forneça serviços de comunicação estratégica e imprensa, terá perda de clientes e queda em rendimentos. Pelo contrário, a comunicação é necessária para qualquer instituição que preze pela imagem e relação com consumidor. Sendo assim, o jornalista que optou atuar com AI (Assessoria de Imprensa), que empreendeu e formou uma equipe para assessorar outras empresas (em crise ou não), de fato não deixou a amarga situação econômica e de mercado intimidar.

Mas também não é só de AI que vive o jornalismo. Há outros bons exemplos para citar de jornalistas que decidiram trocar a rotina corrida das grandes redações para investir em seu próprio negócio. É o caso da jornalista Rosana Jatobá, que trabalhou na TV Bandeirantes e TV Globo e depois investiu em um portal intitulado Universo Jatobá, que aborda temas como bem-estar, sustentabilidade e maternidade.

Mas calma? Não vai jogar tudo para o alto e sair por aí investindo de uma hora pra outra. Faça um bom planejamento que consista, antes de tudo, identificar uma oportunidade para depois fazer uma pesquisa mercadológica e encontrar um público-alvo. Faça cursos relacionados ao seu segmento como, por exemplo, o curso do Senac de “Jornalismo Empreendedor”, curso de administração e marketing, etc. Não basta apenas querer criar um empresa de comunicação; é preciso também saber como administrá-la e como captar o público com estratégias de marketing.

Identifique a oportunidade: se mesmo com estes exemplos de colegas de profissão você se sente inseguro para empreender, prepare-se antes. 

Empreendedorismo Jornalismo

Últimas do blog

  • O que é e como usar link building em 2022
  • Como gerar conteúdo de qualidade?
  • Case de sucesso – Dino e Grupo Tiradentes
  • Agência de Notícias: o que é, história e como funciona
  • O que evitar ao escrever release?

Seja um parceiro

Confira nossos circuitos

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]

    Dino

    Somos

    • O que é newswire?
    • Como funciona
    • História
    • Carreiras
    • Trabalhe conosco

    Soluções

    • Produção de conteúdo
    • Rede de distribuição
    • Seja um parceiro

    Conteúdos

    • Blog
    • Notícias
    • Cadastre-se para receber notícias

    Recursos

    • Circuitos
    • Login
    • Contato
    • Central de ajuda
    Copyright ©2021 – DINO. Todos os direitos reservados. CNPJ: 04.558.476/0001-01 Fale Conosco
    • Somos
      • Sobre
      • O que é newswire?
      • Como Funciona
      • Carreiras
    • Soluções
      • Rede de Distribuição
      • Veículos Parceiros
      • Produção de Conteúdo
      • Programa de Parcerias
    • Circuitos
    • Notícias
    • Blog
    • Receba notícias
    Saiba mais sobre a forma como usamos os seus dados visitando a nossa Política de Privacidade e também sobre os Termos e Condições do Serviço .Ok