5 dicas para obter fontes de informações confiáveis

Por DINO 30 de setembro de 2014
5 dicas para obter fontes de informações confiáveis

Um dos maiores perigos para os jornalistas são as fontes novas ou não confiáveis, que acham que todo dia é 1º de abril. Isso faz com que a busca por fontes relevantes e confiáveis seja algo que os jornalistas têm que enfrentar todos os dias.

Por isso selecionamos 5 dicas para ajudar a encontrar a melhor fonte possível. Confira abaixo:

1 – Não se contente com uma única fonte

Busque duas, três, quatro, quantas fontes forem possíveis para ter a certeza de que não há nenhuma aresta sobrando. O trabalho do jornalista também é fazer pesquisa. Portanto, quando mais sólidas forem suas fontes, melhor será o resultado do seu trabalho.

dino divulgador de notícias

2 – Evite os “famosos” de plantão

Há pessoas que só querem ver seu nome estampado em uma reportagem e contam as histórias mais incríveis para que isso aconteça. Evite estas pessoas. Prefira quem se mostra realmente interessado pelo assunto e que, efetivamente, tenha algum envolvimento com o tema.

3 – Seja um bom observador

Nem sempre o que a pessoa tem a falar é dito com palavras. Fique atento às expressões e reações que as pessoas têm, pois isso pode ajudar muito tanto para encontrar pessoas envolvidas com o tema, quanto os mentirosos.

4 – Não tenha medo

O medo é um dos maiores vilões para os jornalistas. Deixe-o de lado. Vá atrás, cave fundo e mergulhe de cabeça no buraco. Situações extremamente difíceis irão aparecer, mas geralmente são delas que surgem as melhores provas.

5 – Todo dia é dia da mentira

Não há dia, hora ou lugar para uma mentira surgir, por isso desconfie de todos – isso inclui você mesmo. Como diz o ditado: o pior cego é aquele que não quer ver. Não seja um destes: veja, ouça e escreva tudo com um pé atrás, um simples detalhe pode acabar com um grande trabalho.

Essas foram apenas algumas dicas do DINO, deixe sua opinião nos comentários e continue acompanhando nosso blog!

Jornalismo
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]