A importância da autoridade no processo de vendas

Por DINO 6 de julho de 2022
A importância da autoridade no processo de vendas

Entenda como a reputação e o posicionamento das empresas podem impactar diretamente no processo de vendas.

Atualmente, mais importante do que um processo bem estruturado de marketing e vendas, é o posicionamento de marca das empresas. A imagem e a confiança que uma marca passa, principalmente no mundo digital, estão sendo cada vez mais levadas em consideração, vide as consultas constantes dos consumidores no Reclame Aqui, SAC e nos comentários em posts de redes sociais.

Com a alta da tecnologia e dos recursos de marketing, temos cada vez mais possibilidades de conversão em anúncios e levantadas de mão. Contudo, o que vai demandar se um potencial cliente realmente vai considerar a compra de um produto ou serviço vai além dessa etapa. 

De acordo com o CEO Brasil do Reclame AQUI, Edu Neves, “aproximadamente 70% dos consumidores que visitam o site estão em momento de pré-compra, cerca de 25% precisam de suporte e menos de 5% querem postar uma reclamação. Pessoas não acreditam em propaganda, pessoas acreditam em pessoas”.

Segundo a edição 2020 do World PR Report, que ouviu mais de 3.000 executivos de agências de comunicação em todo o mundo, a maior preocupação dos CEOs, hoje em dia, é com a autoridade e a reputação que a sua empresa tem no mercado. Indo de encontro a este fato, a pesquisa também mostrou que a reputação corporativa foi a área de maior crescimento dos negócios nos últimos anos.

Levando em consideração os fatos citados, fica evidente a importância atual de uma empresa se destacar como autoridade de um determinado segmento. É uma questão de entrega de conteúdo de valor e de posicionamento sobre acontecimentos e atualidades do mercado, não é mais sobre apenas vender. A autoridade passa uma imagem positiva da empresa e, também, previne crises, fake news e outros fatores que possam atrapalhá-la.

Os consumidores, principalmente após a pandemia, já estão acostumados – e cansados – de cair em anúncios e até de converter apenas por curiosidade, mas a pergunta é: será que eles realmente veem a marca como autoridade no assunto a ponto de contratarem um produto ou serviço oferecido? É interessante refletir sobre o que a marca tem a oferecer de conteúdo informativo, didático e noticioso, que vai muito além de publicidade e propaganda.

Um exemplo de divulgação de conteúdo de valor que tem se tornado comum, entre empresas de pequeno a grande porte, é a publicação de notícias corporativas. Por meio das notícias, é possível falar sobre tendências do segmento, dados de mercado, informação de serviços para determinada área, novidades do setor, conteúdo educativo e muito mais. A divulgação de notícias ainda pode proporcionar melhoras na estratégia de SEO e linkbuilding.

Dois exemplos de empresas que já utilizam essa estratégia são: 

Ifood

Link da notícia completa: https://www.terra.com.br/noticias/liminar-garante-autonomia-do-trabalhador-na-alimentacao,39831782aa502a6d5e6c027f58b65130ju6s04ng.html

O Ifood é uma grande empresa de tecnologia voltada para delivery e que já tem o seu nome consolidado no mercado. Ou seja, quando pensamos em entrega de comida, automaticamente o Ifood é um dos primeiros nomes que vem à nossa mente. Além disso, a empresa é citada na mídia todos os dias de forma espontânea e orgânica, tendo um posicionamento natural. 

Contudo, mesmo com essa facilidade de estar presente nos principais portais e redes sociais, o Ifood se preocupa em trabalhar sua autoridade constantemente por meio da divulgação de notícias. Neste caso do exemplo 1, o conteúdo é sobre um blog que a empresa lançou para publicar informações para seus trabalhadores e consumidores.

Delivery Direto

Link da notícia completa: https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/02/2022/margem-de-lucro-preocupa-restaurantes-em-2022

Já no exemplo 2 podemos observar uma empresa de delivery que não é tão grande e consolidada como o Ifood, mas que também se preocupa com sua imagem e autoridade na mídia, divulgando notícias e conteúdos informativos sobre o setor. Ademais, com esse estilo de divulgação, a empresa passa mais confiança e credibilidade ao público-alvo, além de ter linkbuilding e trabalhar a estratégia de SEO.

Com base nas informações levantadas, podemos concluir que a autoridade é parte fundamental no processo de vendas e no posicionamento de marca das empresas, e isso é válido tanto para empresas de grande como de pequeno porte. 

Com o fácil acesso à informação e com tantas opções ao seu dispor, o consumidor atual precisa de um estímulo a mais para definir uma compra, que vai muito além dos anúncios e das publicidades. Sendo assim, é importante que as empresas busquem demonstrar confiança, credibilidade e que estão atualizados sobre as novidades da área de atuação.

Blog
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]