A importância da autoridade no processo de vendas

Por DINO 6 de julho de 2022
A importância da autoridade no processo de vendas

Entenda como a reputação e o posicionamento das empresas podem impactar diretamente no processo de vendas.

Atualmente, mais importante do que um processo bem estruturado de marketing e vendas, é o posicionamento de marca das empresas. A imagem e a confiança que uma marca passa, principalmente no mundo digital, estão sendo cada vez mais levadas em consideração, vide as consultas constantes dos consumidores no Reclame Aqui, SAC e nos comentários em posts de redes sociais.

Com a alta da tecnologia e dos recursos de marketing, temos cada vez mais possibilidades de conversão em anúncios e levantadas de mão. Contudo, o que vai demandar se um potencial cliente realmente vai considerar a compra de um produto ou serviço vai além dessa etapa.

De acordo com o CEO Brasil do Reclame AQUI, Edu Neves, “aproximadamente 70% dos consumidores que visitam o site estão em momento de pré-compra, cerca de 25% precisam de suporte e menos de 5% querem postar uma reclamação. Pessoas não acreditam em propaganda, pessoas acreditam em pessoas”.

Segundo a edição 2020 do World PR Report, que ouviu mais de 3.000 executivos de agências de comunicação em todo o mundo, a maior preocupação dos CEOs, hoje em dia, é com a autoridade e a reputação que a sua empresa tem no mercado. Indo de encontro a este fato, a pesquisa também mostrou que a reputação corporativa foi a área de maior crescimento dos negócios nos últimos anos.

Levando em consideração os fatos citados, fica evidente a importância atual de uma empresa se destacar como autoridade de um determinado segmento. É uma questão de entrega de conteúdo de valor e de posicionamento sobre acontecimentos e atualidades do mercado, não é mais sobre apenas vender. A autoridade passa uma imagem positiva da empresa e, também, previne crises, fake news e outros fatores que possam atrapalhá-la.

Os consumidores, principalmente após a pandemia, já estão acostumados – e cansados – de cair em anúncios e até de converter apenas por curiosidade, mas a pergunta é: será que eles realmente veem a marca como autoridade no assunto a ponto de contratarem um produto ou serviço oferecido? É interessante refletir sobre o que a marca tem a oferecer de conteúdo informativo, didático e noticioso, que vai muito além de publicidade e propaganda.

Um exemplo de divulgação de conteúdo de valor que tem se tornado comum, entre empresas de pequeno a grande porte, é a publicação de notícias corporativas. Por meio das notícias, é possível falar sobre tendências do segmento, dados de mercado, informação de serviços para determinada área, novidades do setor, conteúdo educativo e muito mais. A divulgação de notícias ainda pode proporcionar melhoras na estratégia de SEO e linkbuilding.

Dois exemplos de empresas que já utilizam essa estratégia são:

Ifood

Link da notícia completa: https://www.terra.com.br/noticias/liminar-garante-autonomia-do-trabalhador-na-alimentacao,39831782aa502a6d5e6c027f58b65130ju6s04ng.html

O Ifood é uma grande empresa de tecnologia voltada para delivery e que já tem o seu nome consolidado no mercado. Ou seja, quando pensamos em entrega de comida, automaticamente o Ifood é um dos primeiros nomes que vem à nossa mente. Além disso, a empresa é citada na mídia todos os dias de forma espontânea e orgânica, tendo um posicionamento natural.

Contudo, mesmo com essa facilidade de estar presente nos principais portais e redes sociais, o Ifood se preocupa em trabalhar sua autoridade constantemente por meio da divulgação de notícias. Neste caso do exemplo 1, o conteúdo é sobre um blog que a empresa lançou para publicar informações para seus trabalhadores e consumidores.

Delivery Direto

Link da notícia completa: https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/02/2022/margem-de-lucro-preocupa-restaurantes-em-2022

Já no exemplo 2 podemos observar uma empresa de delivery que não é tão grande e consolidada como o Ifood, mas que também se preocupa com sua imagem e autoridade na mídia, divulgando notícias e conteúdos informativos sobre o setor. Ademais, com esse estilo de divulgação, a empresa passa mais confiança e credibilidade ao público-alvo, além de ter linkbuilding e trabalhar a estratégia de SEO.

Com base nas informações levantadas, podemos concluir que a autoridade é parte fundamental no processo de vendas e no posicionamento de marca das empresas, e isso é válido tanto para empresas de grande como de pequeno porte.

Com o fácil acesso à informação e com tantas opções ao seu dispor, o consumidor atual precisa de um estímulo a mais para definir uma compra, que vai muito além dos anúncios e das publicidades. Sendo assim, é importante que as empresas busquem demonstrar confiança, credibilidade e que estão atualizados sobre as novidades da área de atuação.