Insurtechs brasileiras e a revolução no setor de seguros

Por DINO 21 de janeiro de 2021
Insurtechs brasileiras e a revolução no setor de seguros

Um termo que é cada vez mais falado no ecossistema das startups é o insurtech. A palavra, derivada das palavras insurance e technology, seguro e tecnologia, respectivamente, em inglês, traz uma revolução no mercado de seguros.

As insurtechs são empresas startups que têm como objetivo criar soluções digitais que facilitem o processo de contratação de seguro, incluindo todas as burocracias que isto envolve. O crescimento das insurtechs está resultando em planos de seguros mais acessíveis, personalizados para a necessidade do cliente, com contratação e acionamento facilitados, tudo de forma digital.

Transformando um setor estagnado há anos, as insurtechs trouxeram novas marcas e obrigaram as empresas tradicionais a se reinventar, ou até se aliar a elas para oferecer cada vez mais qualidade e praticidade aos clientes. Para se ter uma ideia da dimensão, hoje o Brasil já concentra 37% de todo o mercado latino de insurtechs.

Combinando uma série de tecnologias, novos produtos, e administração dos negócios, as insurtechs estão alcançando o sucesso e fomentando a renovação do comércio de seguros.

Insurtechs brasileiras que deram certo

Youse

A Youse foi uma das pioneiras a oferecer todo o processo do serviço de seguros de forma 100% digital. É uma marca da Caixa Seguradora, então chegou ao mercado com a tradição e o renome que a Caixa possui.

É possível fazer desde a cotação, contratação e acionamento do seguro de forma on-line, com produtos e planos diversos que podem ser personalizados para a necessidade de cada cliente, que faz tudo no próprio site da Youse. Conta também com atendimento especializado caso o cliente não saiba escolher o melhor plano para seu perfil.

Smartia Seguros

A plataforma reúne os principais produtos do ramo de seguros, além de informações para esclarecer dúvidas dos consumidores sobre diversos assuntos pertinentes.

A cotação do seguro é on-line, preenchendo um formulário, comparando com as melhores seguradoras para os produtos de seguro auto, seguro de vida, viagem, assistência odontológica, entre outros. A plataforma atua como ponte, unindo clientes e corretores.

SeguroAuto.Org

O SeguroAuto tem como objetivo ajudar os motoristas a encontrarem um seguro barato, que atenda suas necessidades e de confiança para seus usuários. Mediante preenchimento de formulário com o perfil do contratante e o carro a ser segurado, um corretor parceiro faz a cotação com as melhores seguradoras do país, tudo on-line.

A cotação permite comparar o que cada seguradora oferece, as diferenças entre planos, e comparação de preços para escolher o plano que mais lhe atende, com o melhor custo-benefício. Entre os seguros, oferece cotação para seguro de carro, motos e caminhão.

No site também é possível visualizar depoimentos de clientes das diferentes seguradoras, bem como conferir rankings e informações para verificar se a empresa cumpre realmente com o que promete.

Além disso, o blog da empresa é repleto de artigos que esclarecem dúvidas sobre o seguro auto e outros assuntos que os motoristas procuram saber. Informações como Tabela FIPE, o custo médio de seguros de carro por estado, curiosidades sobre o mundo dos automóveis, e novidades do ramo de seguros, como os planos de seguro para veículos elétricos, patinetes e bicicletas.

Ciclic

Uma plataforma da BB Seguros, que carrega consigo a tradição e qualidade do Banco do Brasil, com a tecnologia e inovação que uma insurtech costuma apresentar. Permite todo o processo da contratação de seguros de forma digital, desde a pesquisa, cotação, contratação e acionamento do sinistro.

Envolve produtos como seguro auto, seguro residencial, viagem, seguro de vida e previdência privada, tendo o público jovem como seu principal alvo, garantindo planos acessíveis e de fácil contratação.

Como as principais insurtechs alcançaram o sucesso

Para alcançar o destaque no mundo digital, as insurtechs colocam o cliente no centro do seu negócio, agindo primordialmente como facilitadoras na cotação de seguros. Assim, conquistam cada vez mais usuários.

Além disso, as insutechs de sucesso oferecem flexibilidade e praticidade para os usuários que buscam qualquer tipo de proteção. E, ao invés de pesquisar e realizar a cotação em cada uma das seguradoras, eles podem encontrar tudo o que precisam em uma página, comparar planos disponíveis, e realizar a contratação.

Conclusão

As insurtechs estão revolucionando o setor de seguros, assim como inúmeras startups têm feito em outros setores. Todo o mercado ganha com isso, e os clientes têm acesso facilitado a produtos personalizáveis, preços mais acessíveis e sem burocracias.

Este artigo foi escrito em parceria com Andreia Silveira, Analista de SEO na Smartia Seguros.

DINO é a Agência de Notícias Corporativas que fortalece marcas por meio da publicação de conteúdo noticioso nos maiores portais do Brasil. Clique e saiba como podemos te ajudar.

Empreendedorismo