Filmes e séries para quem quer empreender

Por Renan Costa 6 de julho de 2021
Filmes e séries para quem quer empreender

O Brasil apresenta um considerável crescimento em relação ao número de empreendedores nos últimos anos. Muitos brasileiros enxergam na gestão de seus próprios negócios uma possibilidade de ascensão econômica e também uma maneira mais autônoma de obter seu sustento. Segundo reportagem da revista Veja, publicada em dezembro de 2020, devido ao escasso número de vagas formais, muitos trabalhadores adotaram o sistema de Microeempreendedor Individual (MEI) para produzir renda. Aproximadamente 11 milhões de CNPJs estavam registrados como MEI até dezembro do ano passado.

Tal cenário mostra como o mundo se ressignificou economicamente, de maneira que as aspirações profissionais não se pautassem mais em modelos empregatícios tradicionais como a carteira de trabalho do Conselho de Leis do Trabalho (CLT) ou por outros vínculos institucionais como, por exemplo, o funcionário público. Essa outra perspectiva de trabalho proporcionou uma série de narrativas que contribuem para que o repertório coletivo acerca dessa guinada do empreendedorismo ganhasse veiculação.

Levando em consideração esse cenário, produzimos uma lista com seis filmes e séries que mostram diferentes pontos de vista sobre o tema.

As melhores séries e filmes sobre empreendedorismo

Girlboss

A série bem humorada retrata a vida de Britt Robertson, uma jovem rebelde que encontra na venda de peças de roupas vintage uma possibilidade de mudar de vida, ganhando dinheiro e se tornando reconhecida. Mas nem tudo é tão fácil quanto parece e Britt precisa manter o jogo de cintura para provar que pode ser chefe de sua própria vida.

O Estagiário

O filme narra a vida de duas pessoas, Ben Whittaker, um homem na faixa dos 70 anos que busca se reinserir no mercado de trabalho e, para isso, precisará conquistar a confiança de Jules Ostin, uma jovem empreendedora, CEO de uma grande e renomada startup de moda. Ambos precisam se reinventar para que as vidas pessoais e profissionais encontrem um caminho saudável e produtivo.

cta dino

Fome de Poder

Muitos de nós já comemos ou conhecemos a famosa rede de restaurantes fastfood McDonald ‘s, mas pouco sabemos da história por trás desse império. Fome de Poder revela a trajetória de Ray Kroc e mostra como um vendedor de máquinas de milk-shake se tornou um megaempresário do ramo alimentício, padronizando produtos, estabelecimentos e cardápios, se tornando referência para toda uma geração.

Steve Jobs

O grande inventor por trás da marca Apple teve uma trajetória bastante conturbada, cheia de altos e baixos, mas isso não fez com que um dos maiores nomes da tecnologia contemporânea desistisse de correr atrás de seus objetivos. O filme narra parte dessa história, e ganhou o Globo de Ouro com o melhor roteiro.

O Lobo de Wall Street

Ser um empreendedor da bolsa de valores pode ser algo muito desafiador, principalmente quando se é jovem, no entanto, há a possibilidade de conseguir bastante dinheiro nesse mercado. O filme narra a vida de Jordan Belfort, um jovem investidor que se perde no mundo dos excessos com drogas e poder. Achar uma saída desse ciclo pode ser mais desafiador do que se tornar milionário.

Coco Antes de Chanel

Audrey Tautou interpreta Coco Chanel, uma jovem humilde que obtinha seu sustento através da costura. A vida dela muda quando ela se envolve com um homem rico e começa a explorar o mercado da moda, inovando o mundo das roupas femininas, com sofisticação e luxo. O filme revela os desafios e vitórias de uma mulher determinada e inteligente.

Conclusão

Cada obra mostra de maneira única as particularidades e universos dos diferentes empreendedorismos, mesmo com contextos e personagens fictícios. Seja investindo na bolsa de valores, no ramo da alimentação, na moda, na indústria tecnológica ou até na possibilidade de se inovar e procurar oportunidades de emprego na melhor idade, as temáticas destes filmes podem ser muito inspiradoras para quem deseja ter o próprio negócio e ser bem-sucedido.

Os títulos podem ser encontrados em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime e Youtube.

Conteúdo Empreendedorismo Marketing
NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre comunicação e negócios

O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o DINO Divulgador de Notícias. Estes dados serão utilizados para lhe enviar informativos sobre os nossos serviços, além de utilizarmos para efeitos estatísticos. Para mais informações sobre como utilizaremos os dados, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Ao utilizar este formulário você concorda com a nossa Política. O DINO Divulgador de Notícias pode compartilhar estes dados com outras marcas do Grupo Comunique-se para a mesma finalidade.

Caso deseje se desinscrever, você pode fazê-lo a partir de algum e-mail já recebido (através da função descadastrar) ou nos contatando a partir do e-mail [email protected]

Para exercer os seus direitos de usuário para retificação ou remoção dos dados sensíveis, contate-nos através do e-mail [email protected]