Checklist: o que o vendedor precisa fazer antes de falar com um cliente?

Por DINO 5 de maio de 2017
Checklist: o que o vendedor precisa fazer antes de falar com um cliente?

Sabemos que você acompanha o conteúdo aqui no Blog do Dino, e que já viu, no último post, como o lead deve chegar no setor de vendas. Dando continuidade: como já sabemos, esta é a hora em que o time de marketing passa a bola para o time de vendas fazer o gol. É a hora do time de vendas mostrar a que veio, e honrar o bom trabalho desempenhado até então pelo time de marketing, que percorreu todo um caminho até conseguir encaminhar os dados do Lead até você, vendedor. Não é hora de vacilar, mas de fazer bonito.

Muita calma nessa hora. Nós, do DINO, sabemos que nesse momento a responsabilidade do time de vendas é grande, e é por isso que preparamos este checklist pra preparar você para falar com o cliente. Confira:

1 – Estude o Lead:

A essa altura, o time de marketing já deve lhe ter passado o Lead com informações que o ajudem a entender as características do seu cliente em potencial. Caso contrário, cobre. Para o sucesso da empresa, é mais do que necessário que todos trabalhem juntos, em sistema de cooperação.

Peça ao time de marketing o maior número de informações possível. E então estude. Procure entender o lead com o qual você em breve irá conversar, para saber  o caminho que a sua abordagem deverá seguir.

2 – Estude o que o seu Lead quer

Por exemplo: digamos que em seu estudo, você percebeu que o seu Lead, seguindo o funil de vendas do time do marketing, baixou um Ebook sobre determinado tema. Que Ebook é este? Qual é a necessidade que o Lead estava procurando suprir com o download deste material? Pois saiba que é por aí que você poderá começar a abordagem.

Sendo assim, é interessante que você conheça o conteúdo que o seu Lead baixou. E você se pergunta: “mas é mesmo preciso”? Sim, e pra que você entenda a razão, basta uma explicação muito simples:

Você certamente já percebeu como é legal conversar com alguém que já leu as mesmas coisas, ou ouviu as mesmas músicas, ou assistiu as mesmas séries e filmes, ou curtiu os mesmos programas que você. É simplesmente extraordinário! Quando isso ocorre, a empatia acontece naturalmente. E a conversa flui.

3 – Estude de que forma o seu produto satisfaz o que o seu Lead quer

Se você conhece bem o seu produto, esse será o momento de uma simples reflexão. Uma vez que você já estudou o seu Lead e o que ele deseja, e que de certa forma conhece os objetos de interesse do seu cliente em potencial, a forma como o seu produto irá satisfazer esta demanda irá surgir automaticamente. Por outro lado, se você ainda não conhece bem o seu produto e para que ele serve, então por favor vá imediatamente estudar o seu produto.

É inadmissível que um vendedor não conheça 100% o seu produto. Estude, se empenhe. Seja esforçado. Se for necessário, busque ajuda junto à sua liderança e exija subsídios extras, como treinamentos ou materiais adicionais. E uma vez com o conhecimento do seu produto, a forma como ele irá satisfazer o seu cliente fluirá naturalmente.

Pronto! Agora você está pronto para falar com o seu Lead!

Lembrando sempre que nesta hora, você não deverá ficar tagarelando, mas que a sua tarefa será principalmente a de saber ouvir, sondar e entender. Fique tranquilo. Respire fundo e lembre-se de que você já estudou e que por isso tem todo o potencial para fazer uma grande venda.

E conte com o Dino: confira sempre o nosso conteúdo. Boa sorte!

Empreendedorismo